Avaliação da cadeia produtiva do turismo no estado de Mato Grosso do Sul: região dos lagos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Cynthia Cândida
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Mariani, Milton Augusto Pasquotto, Veloso, Aline de Freitas, Satolani, Mônica Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/884
Resumo: O turismo é um dos maiores segmentos da economia mundial, com considerável potencial de geração de emprego e renda. O Brasil é repleto de atrativos turísticos e potencialidades, prontos para serem explorados de modo racional. Uma dessas potencialidades é o Estado de Mato Grosso do Sul, que vem se destacando por seu significativo potencial turístico, sobretudo no segmento do ecoturismo, dada à exuberância de suas riquezas naturais. Esse estudo teve como objetivo descrever o potencial turístico da Região dos Lagos do Estado do Mato Grosso do Sul, priorizando as cidades de Aparecida do Taboado, Três Lagoas e Bataguassu, municípios com potencialidades turísticas dessa região. Pretende-se, assim, contribuir para o aumento da competitividade e sustentabilidade do destino turístico de Mato Grosso do Sul, perante os outros destinos brasileiros, por meio da identificação dos fatores estratégicos do setor, possibilitando a formulação de ações público-privadas voltadas para consolidar o turismo, como uma das principais atividades econômicas do Estado. O estudo baseou-se em um diagnóstico dos possíveis atrativos turísticos, assim como a infra-estrutura básica para o desenvolvimento dessa atividade na Região. Como resultados, verificou-se que os investimentos realizados na expansão do setor, estão diretamente relacionados com a expansão das demais atividades econômicas locais. Além disso, o implemento e desenvolvimento da atividade turística pode trazer benefícios ambientais, viabilizando a preservação e recuperação de áreas de grande beleza natural e medidas de contenção da poluição. Por isso, a necessidade de um envolvimento sistêmico entre os setores relacionados com a atividade: atrativos turísticos, empresários e poder público. Palavras-chave: turismo no espaço rural; ecoturismo; forma sistêmica.
id UNESP-2_bf2e0c6bb39b0ebc6971670c1bc341d6
oai_identifier_str oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/884
network_acronym_str UNESP-2
network_name_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository_id_str
spelling Avaliação da cadeia produtiva do turismo no estado de Mato Grosso do Sul: região dos lagosO turismo é um dos maiores segmentos da economia mundial, com considerável potencial de geração de emprego e renda. O Brasil é repleto de atrativos turísticos e potencialidades, prontos para serem explorados de modo racional. Uma dessas potencialidades é o Estado de Mato Grosso do Sul, que vem se destacando por seu significativo potencial turístico, sobretudo no segmento do ecoturismo, dada à exuberância de suas riquezas naturais. Esse estudo teve como objetivo descrever o potencial turístico da Região dos Lagos do Estado do Mato Grosso do Sul, priorizando as cidades de Aparecida do Taboado, Três Lagoas e Bataguassu, municípios com potencialidades turísticas dessa região. Pretende-se, assim, contribuir para o aumento da competitividade e sustentabilidade do destino turístico de Mato Grosso do Sul, perante os outros destinos brasileiros, por meio da identificação dos fatores estratégicos do setor, possibilitando a formulação de ações público-privadas voltadas para consolidar o turismo, como uma das principais atividades econômicas do Estado. O estudo baseou-se em um diagnóstico dos possíveis atrativos turísticos, assim como a infra-estrutura básica para o desenvolvimento dessa atividade na Região. Como resultados, verificou-se que os investimentos realizados na expansão do setor, estão diretamente relacionados com a expansão das demais atividades econômicas locais. Além disso, o implemento e desenvolvimento da atividade turística pode trazer benefícios ambientais, viabilizando a preservação e recuperação de áreas de grande beleza natural e medidas de contenção da poluição. Por isso, a necessidade de um envolvimento sistêmico entre os setores relacionados com a atividade: atrativos turísticos, empresários e poder público. Palavras-chave: turismo no espaço rural; ecoturismo; forma sistêmica.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2012-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/88410.15675/gepros.v0i2.884Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 2 (2011); 331984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/884/376Corrêa, Cynthia CândidaMariani, Milton Augusto PasquottoVeloso, Aline de FreitasSatolani, Mônica Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-12T00:24:48Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/884Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2012-03-12T00:24:48GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da cadeia produtiva do turismo no estado de Mato Grosso do Sul: região dos lagos
title Avaliação da cadeia produtiva do turismo no estado de Mato Grosso do Sul: região dos lagos
spellingShingle Avaliação da cadeia produtiva do turismo no estado de Mato Grosso do Sul: região dos lagos
Corrêa, Cynthia Cândida
title_short Avaliação da cadeia produtiva do turismo no estado de Mato Grosso do Sul: região dos lagos
title_full Avaliação da cadeia produtiva do turismo no estado de Mato Grosso do Sul: região dos lagos
title_fullStr Avaliação da cadeia produtiva do turismo no estado de Mato Grosso do Sul: região dos lagos
title_full_unstemmed Avaliação da cadeia produtiva do turismo no estado de Mato Grosso do Sul: região dos lagos
title_sort Avaliação da cadeia produtiva do turismo no estado de Mato Grosso do Sul: região dos lagos
author Corrêa, Cynthia Cândida
author_facet Corrêa, Cynthia Cândida
Mariani, Milton Augusto Pasquotto
Veloso, Aline de Freitas
Satolani, Mônica Ferreira
author_role author
author2 Mariani, Milton Augusto Pasquotto
Veloso, Aline de Freitas
Satolani, Mônica Ferreira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Cynthia Cândida
Mariani, Milton Augusto Pasquotto
Veloso, Aline de Freitas
Satolani, Mônica Ferreira
description O turismo é um dos maiores segmentos da economia mundial, com considerável potencial de geração de emprego e renda. O Brasil é repleto de atrativos turísticos e potencialidades, prontos para serem explorados de modo racional. Uma dessas potencialidades é o Estado de Mato Grosso do Sul, que vem se destacando por seu significativo potencial turístico, sobretudo no segmento do ecoturismo, dada à exuberância de suas riquezas naturais. Esse estudo teve como objetivo descrever o potencial turístico da Região dos Lagos do Estado do Mato Grosso do Sul, priorizando as cidades de Aparecida do Taboado, Três Lagoas e Bataguassu, municípios com potencialidades turísticas dessa região. Pretende-se, assim, contribuir para o aumento da competitividade e sustentabilidade do destino turístico de Mato Grosso do Sul, perante os outros destinos brasileiros, por meio da identificação dos fatores estratégicos do setor, possibilitando a formulação de ações público-privadas voltadas para consolidar o turismo, como uma das principais atividades econômicas do Estado. O estudo baseou-se em um diagnóstico dos possíveis atrativos turísticos, assim como a infra-estrutura básica para o desenvolvimento dessa atividade na Região. Como resultados, verificou-se que os investimentos realizados na expansão do setor, estão diretamente relacionados com a expansão das demais atividades econômicas locais. Além disso, o implemento e desenvolvimento da atividade turística pode trazer benefícios ambientais, viabilizando a preservação e recuperação de áreas de grande beleza natural e medidas de contenção da poluição. Por isso, a necessidade de um envolvimento sistêmico entre os setores relacionados com a atividade: atrativos turísticos, empresários e poder público. Palavras-chave: turismo no espaço rural; ecoturismo; forma sistêmica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/884
10.15675/gepros.v0i2.884
url https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/884
identifier_str_mv 10.15675/gepros.v0i2.884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/884/376
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 2 (2011); 33
1984-2430
reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
collection GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository.name.fl_str_mv GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br
_version_ 1800215696278290432