MERCADO VIRTUAL - JOGO DE EMPRESA VOLTADO AO ENSINO EM ENGENHARIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, José de Souza
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Crepaldi, Fernando Antonio, Ferreira, Dorival, Manfrinato, Jair Wagner de Souza, Zambon, Kátia Lívia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/23
Resumo: Os jogos de empresas exigem visão integrada e multidisciplinar de seus usuários. Isto os torna importantes para o processo ensino aprendizagem, bem como para atividades como treinamento empresarial. Aqui são apresentadas as diretrizes gerais utilizadas para a elaboração de um modelo, abordando conhecimentos agregados, os quais podem ser amplamente explorados por professores ou instrutores como estratégia tanto de aquisição como de consolidação de técnicas e conhecimento. Entre estes conhecimentos pode-se destacar economia (estudos exploratórios sobre teoria de mercado, teoria da firma, oferta e demanda, curva de possibilidade de produção, característica de mercado...), contabilidade (princípios básicos de contabilidade, balanço e demonstração de resultados, avaliação de empresas), análise de investimento (dimensionamento da planta, estudo de viabilidade econômica, pay back), gestão da produção (dimensionamento e uso da capacidade instalada), custos (diretos e indiretos, variável e fixo, ponto de equilíbrio). Palavras-Chave: jogo de empresa; mercado; empreendedorismo; gestão organizacional.
id UNESP-2_c39a6683d5d094063bfb9c640b8a6c23
oai_identifier_str oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/23
network_acronym_str UNESP-2
network_name_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository_id_str
spelling MERCADO VIRTUAL - JOGO DE EMPRESA VOLTADO AO ENSINO EM ENGENHARIAOs jogos de empresas exigem visão integrada e multidisciplinar de seus usuários. Isto os torna importantes para o processo ensino aprendizagem, bem como para atividades como treinamento empresarial. Aqui são apresentadas as diretrizes gerais utilizadas para a elaboração de um modelo, abordando conhecimentos agregados, os quais podem ser amplamente explorados por professores ou instrutores como estratégia tanto de aquisição como de consolidação de técnicas e conhecimento. Entre estes conhecimentos pode-se destacar economia (estudos exploratórios sobre teoria de mercado, teoria da firma, oferta e demanda, curva de possibilidade de produção, característica de mercado...), contabilidade (princípios básicos de contabilidade, balanço e demonstração de resultados, avaliação de empresas), análise de investimento (dimensionamento da planta, estudo de viabilidade econômica, pay back), gestão da produção (dimensionamento e uso da capacidade instalada), custos (diretos e indiretos, variável e fixo, ponto de equilíbrio). Palavras-Chave: jogo de empresa; mercado; empreendedorismo; gestão organizacional.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2005-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2310.15675/gepros.v0i1.23Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 1 (2005); Pag. 1101984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/23/21Rodrigues, José de SouzaCrepaldi, Fernando AntonioFerreira, DorivalManfrinato, Jair Wagner de SouzaZambon, Kátia Líviainfo:eu-repo/semantics/openAccess2008-10-15T20:13:53Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/23Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2008-10-15T20:13:53GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv MERCADO VIRTUAL - JOGO DE EMPRESA VOLTADO AO ENSINO EM ENGENHARIA
title MERCADO VIRTUAL - JOGO DE EMPRESA VOLTADO AO ENSINO EM ENGENHARIA
spellingShingle MERCADO VIRTUAL - JOGO DE EMPRESA VOLTADO AO ENSINO EM ENGENHARIA
Rodrigues, José de Souza
title_short MERCADO VIRTUAL - JOGO DE EMPRESA VOLTADO AO ENSINO EM ENGENHARIA
title_full MERCADO VIRTUAL - JOGO DE EMPRESA VOLTADO AO ENSINO EM ENGENHARIA
title_fullStr MERCADO VIRTUAL - JOGO DE EMPRESA VOLTADO AO ENSINO EM ENGENHARIA
title_full_unstemmed MERCADO VIRTUAL - JOGO DE EMPRESA VOLTADO AO ENSINO EM ENGENHARIA
title_sort MERCADO VIRTUAL - JOGO DE EMPRESA VOLTADO AO ENSINO EM ENGENHARIA
author Rodrigues, José de Souza
author_facet Rodrigues, José de Souza
Crepaldi, Fernando Antonio
Ferreira, Dorival
Manfrinato, Jair Wagner de Souza
Zambon, Kátia Lívia
author_role author
author2 Crepaldi, Fernando Antonio
Ferreira, Dorival
Manfrinato, Jair Wagner de Souza
Zambon, Kátia Lívia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, José de Souza
Crepaldi, Fernando Antonio
Ferreira, Dorival
Manfrinato, Jair Wagner de Souza
Zambon, Kátia Lívia
description Os jogos de empresas exigem visão integrada e multidisciplinar de seus usuários. Isto os torna importantes para o processo ensino aprendizagem, bem como para atividades como treinamento empresarial. Aqui são apresentadas as diretrizes gerais utilizadas para a elaboração de um modelo, abordando conhecimentos agregados, os quais podem ser amplamente explorados por professores ou instrutores como estratégia tanto de aquisição como de consolidação de técnicas e conhecimento. Entre estes conhecimentos pode-se destacar economia (estudos exploratórios sobre teoria de mercado, teoria da firma, oferta e demanda, curva de possibilidade de produção, característica de mercado...), contabilidade (princípios básicos de contabilidade, balanço e demonstração de resultados, avaliação de empresas), análise de investimento (dimensionamento da planta, estudo de viabilidade econômica, pay back), gestão da produção (dimensionamento e uso da capacidade instalada), custos (diretos e indiretos, variável e fixo, ponto de equilíbrio). Palavras-Chave: jogo de empresa; mercado; empreendedorismo; gestão organizacional.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/23
10.15675/gepros.v0i1.23
url https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/23
identifier_str_mv 10.15675/gepros.v0i1.23
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/23/21
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 1 (2005); Pag. 110
1984-2430
reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
collection GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository.name.fl_str_mv GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br
_version_ 1800215694893121536