MERCADO VIRTUAL - JOGO DE EMPRESA VOLTADO AO ENSINO EM ENGENHARIA
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/23 |
Resumo: | Os jogos de empresas exigem visão integrada e multidisciplinar de seus usuários. Isto os torna importantes para o processo ensino aprendizagem, bem como para atividades como treinamento empresarial. Aqui são apresentadas as diretrizes gerais utilizadas para a elaboração de um modelo, abordando conhecimentos agregados, os quais podem ser amplamente explorados por professores ou instrutores como estratégia tanto de aquisição como de consolidação de técnicas e conhecimento. Entre estes conhecimentos pode-se destacar economia (estudos exploratórios sobre teoria de mercado, teoria da firma, oferta e demanda, curva de possibilidade de produção, característica de mercado...), contabilidade (princípios básicos de contabilidade, balanço e demonstração de resultados, avaliação de empresas), análise de investimento (dimensionamento da planta, estudo de viabilidade econômica, pay back), gestão da produção (dimensionamento e uso da capacidade instalada), custos (diretos e indiretos, variável e fixo, ponto de equilíbrio). Palavras-Chave: jogo de empresa; mercado; empreendedorismo; gestão organizacional. |
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MERCADO VIRTUAL - JOGO DE EMPRESA VOLTADO AO ENSINO EM ENGENHARIAOs jogos de empresas exigem visão integrada e multidisciplinar de seus usuários. Isto os torna importantes para o processo ensino aprendizagem, bem como para atividades como treinamento empresarial. Aqui são apresentadas as diretrizes gerais utilizadas para a elaboração de um modelo, abordando conhecimentos agregados, os quais podem ser amplamente explorados por professores ou instrutores como estratégia tanto de aquisição como de consolidação de técnicas e conhecimento. Entre estes conhecimentos pode-se destacar economia (estudos exploratórios sobre teoria de mercado, teoria da firma, oferta e demanda, curva de possibilidade de produção, característica de mercado...), contabilidade (princípios básicos de contabilidade, balanço e demonstração de resultados, avaliação de empresas), análise de investimento (dimensionamento da planta, estudo de viabilidade econômica, pay back), gestão da produção (dimensionamento e uso da capacidade instalada), custos (diretos e indiretos, variável e fixo, ponto de equilíbrio). Palavras-Chave: jogo de empresa; mercado; empreendedorismo; gestão organizacional.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2005-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2310.15675/gepros.v0i1.23Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 1 (2005); Pag. 1101984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/23/21Rodrigues, José de SouzaCrepaldi, Fernando AntonioFerreira, DorivalManfrinato, Jair Wagner de SouzaZambon, Kátia Líviainfo:eu-repo/semantics/openAccess2008-10-15T20:13:53Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/23Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2008-10-15T20:13:53GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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