BPMN e ferramentas da qualidade para melhoria de processos: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Lucas da Costa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Salles, Sérgio Augusto Faria, Carvalho, Rafael Ladeira, Morais, Alline Sardinha Cordeiro, Silva, Simone Vasconcelos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2308
Resumo: O objetivo do presente estudo consiste na identificação de oportunidades de melhoria em processos de produção de uma serralheria. Como método, serão utilizadas técnicas da gestão da qualidade em conjunto com a modelagem de processos, através da notação BPMN. Inicialmente, foi aplicado o diagrama de Ishikawa para identificação das possíveis causas e correlações para os gargalos encontrados. Posteriormente, foi utilizado o método dos “5 por quês” para identificar as causas raízes do problema em questão. O atraso na entrega de projetos foi identificado como principal oportunidade de melhoria para a empresa, sendo apontando como ação de melhoria o investimento em treinamento de seus funcionários, assim como a descrição de procedimentos, para evitar erros durante as operações. A mudança no fluxo operacional também foi sugerida, através do diagrama “TO BE” que contém as melhorias no processo com base no problema e nas causas identificadas.Palavras-chave: BPMN. Gestão de processos. Redesenho de Processos.
id UNESP-2_c51fdee5717f7c47c4beedf1393f5373
oai_identifier_str oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/2308
network_acronym_str UNESP-2
network_name_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository_id_str
spelling BPMN e ferramentas da qualidade para melhoria de processos: um estudo de casoO objetivo do presente estudo consiste na identificação de oportunidades de melhoria em processos de produção de uma serralheria. Como método, serão utilizadas técnicas da gestão da qualidade em conjunto com a modelagem de processos, através da notação BPMN. Inicialmente, foi aplicado o diagrama de Ishikawa para identificação das possíveis causas e correlações para os gargalos encontrados. Posteriormente, foi utilizado o método dos “5 por quês” para identificar as causas raízes do problema em questão. O atraso na entrega de projetos foi identificado como principal oportunidade de melhoria para a empresa, sendo apontando como ação de melhoria o investimento em treinamento de seus funcionários, assim como a descrição de procedimentos, para evitar erros durante as operações. A mudança no fluxo operacional também foi sugerida, através do diagrama “TO BE” que contém as melhorias no processo com base no problema e nas causas identificadas.Palavras-chave: BPMN. Gestão de processos. Redesenho de Processos.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2019-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpeghttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/230810.15675/gepros.v14i4.2308Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 14 n. 4 (2019); 1561984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2308/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2308/1821Copyright (c) 2019 Revista GEPROSinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Lucas da CostaSalles, Sérgio Augusto FariaCarvalho, Rafael LadeiraMorais, Alline Sardinha CordeiroSilva, Simone Vasconcelos2019-09-01T12:42:03Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/2308Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2019-09-01T12:42:03GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv BPMN e ferramentas da qualidade para melhoria de processos: um estudo de caso
title BPMN e ferramentas da qualidade para melhoria de processos: um estudo de caso
spellingShingle BPMN e ferramentas da qualidade para melhoria de processos: um estudo de caso
Almeida, Lucas da Costa
title_short BPMN e ferramentas da qualidade para melhoria de processos: um estudo de caso
title_full BPMN e ferramentas da qualidade para melhoria de processos: um estudo de caso
title_fullStr BPMN e ferramentas da qualidade para melhoria de processos: um estudo de caso
title_full_unstemmed BPMN e ferramentas da qualidade para melhoria de processos: um estudo de caso
title_sort BPMN e ferramentas da qualidade para melhoria de processos: um estudo de caso
author Almeida, Lucas da Costa
author_facet Almeida, Lucas da Costa
Salles, Sérgio Augusto Faria
Carvalho, Rafael Ladeira
Morais, Alline Sardinha Cordeiro
Silva, Simone Vasconcelos
author_role author
author2 Salles, Sérgio Augusto Faria
Carvalho, Rafael Ladeira
Morais, Alline Sardinha Cordeiro
Silva, Simone Vasconcelos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Lucas da Costa
Salles, Sérgio Augusto Faria
Carvalho, Rafael Ladeira
Morais, Alline Sardinha Cordeiro
Silva, Simone Vasconcelos
description O objetivo do presente estudo consiste na identificação de oportunidades de melhoria em processos de produção de uma serralheria. Como método, serão utilizadas técnicas da gestão da qualidade em conjunto com a modelagem de processos, através da notação BPMN. Inicialmente, foi aplicado o diagrama de Ishikawa para identificação das possíveis causas e correlações para os gargalos encontrados. Posteriormente, foi utilizado o método dos “5 por quês” para identificar as causas raízes do problema em questão. O atraso na entrega de projetos foi identificado como principal oportunidade de melhoria para a empresa, sendo apontando como ação de melhoria o investimento em treinamento de seus funcionários, assim como a descrição de procedimentos, para evitar erros durante as operações. A mudança no fluxo operacional também foi sugerida, através do diagrama “TO BE” que contém as melhorias no processo com base no problema e nas causas identificadas.Palavras-chave: BPMN. Gestão de processos. Redesenho de Processos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2308
10.15675/gepros.v14i4.2308
url https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2308
identifier_str_mv 10.15675/gepros.v14i4.2308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2308/pdf
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2308/1821
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista GEPROS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista GEPROS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 14 n. 4 (2019); 156
1984-2430
reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
collection GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository.name.fl_str_mv GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br
_version_ 1800215697628856320