BPMN e ferramentas da qualidade para melhoria de processos: um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2308 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo consiste na identificação de oportunidades de melhoria em processos de produção de uma serralheria. Como método, serão utilizadas técnicas da gestão da qualidade em conjunto com a modelagem de processos, através da notação BPMN. Inicialmente, foi aplicado o diagrama de Ishikawa para identificação das possíveis causas e correlações para os gargalos encontrados. Posteriormente, foi utilizado o método dos “5 por quês” para identificar as causas raízes do problema em questão. O atraso na entrega de projetos foi identificado como principal oportunidade de melhoria para a empresa, sendo apontando como ação de melhoria o investimento em treinamento de seus funcionários, assim como a descrição de procedimentos, para evitar erros durante as operações. A mudança no fluxo operacional também foi sugerida, através do diagrama “TO BE” que contém as melhorias no processo com base no problema e nas causas identificadas.Palavras-chave: BPMN. Gestão de processos. Redesenho de Processos. |
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BPMN e ferramentas da qualidade para melhoria de processos: um estudo de casoO objetivo do presente estudo consiste na identificação de oportunidades de melhoria em processos de produção de uma serralheria. Como método, serão utilizadas técnicas da gestão da qualidade em conjunto com a modelagem de processos, através da notação BPMN. Inicialmente, foi aplicado o diagrama de Ishikawa para identificação das possíveis causas e correlações para os gargalos encontrados. Posteriormente, foi utilizado o método dos “5 por quês” para identificar as causas raízes do problema em questão. O atraso na entrega de projetos foi identificado como principal oportunidade de melhoria para a empresa, sendo apontando como ação de melhoria o investimento em treinamento de seus funcionários, assim como a descrição de procedimentos, para evitar erros durante as operações. A mudança no fluxo operacional também foi sugerida, através do diagrama “TO BE” que contém as melhorias no processo com base no problema e nas causas identificadas.Palavras-chave: BPMN. Gestão de processos. Redesenho de Processos.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2019-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpeghttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/230810.15675/gepros.v14i4.2308Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 14 n. 4 (2019); 1561984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2308/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2308/1821Copyright (c) 2019 Revista GEPROSinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Lucas da CostaSalles, Sérgio Augusto FariaCarvalho, Rafael LadeiraMorais, Alline Sardinha CordeiroSilva, Simone Vasconcelos2019-09-01T12:42:03Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/2308Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2019-09-01T12:42:03GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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