Adaptação e aplicação da escala SERVQUAL na educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Otávio J.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Ferreira, Euriane Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/473
Resumo: O ensino superior nos países em desenvolvimento tem graves problemas de qualidade. Para alterar este cenário é necessário investir em sistemas e ferramentas da qualidade para a sua melhoria. A escala SERVQUAL é uma dessas alternativas. Ela é utilizada para medir o gap entre as expectativas e a percepção da qualidade de serviços, possibilitando o estabelecimento de planos de ação. O objetivo deste trabalho é propor uma adaptação da escala SERVQUAL genérica para o setor de serviços de ensino superior e apresentar os principais resultados de sua aplicação em estudantes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Trinta e oito questionários foram aplicados para medir a percepção em alunos entrantes e vinte e oito para medir as expectativas nos alunos concluintes. Palavras-chave: SERVQUAL, Gestão da Qualidade, Gestão de Serviços, Ensino Superior.
id UNESP-2_e6f8750b037b5b7c5790d4ee2d609e13
oai_identifier_str oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/473
network_acronym_str UNESP-2
network_name_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository_id_str
spelling Adaptação e aplicação da escala SERVQUAL na educação superiorAdaptation and application of the SERVQUAL scale in higher education O ensino superior nos países em desenvolvimento tem graves problemas de qualidade. Para alterar este cenário é necessário investir em sistemas e ferramentas da qualidade para a sua melhoria. A escala SERVQUAL é uma dessas alternativas. Ela é utilizada para medir o gap entre as expectativas e a percepção da qualidade de serviços, possibilitando o estabelecimento de planos de ação. O objetivo deste trabalho é propor uma adaptação da escala SERVQUAL genérica para o setor de serviços de ensino superior e apresentar os principais resultados de sua aplicação em estudantes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Trinta e oito questionários foram aplicados para medir a percepção em alunos entrantes e vinte e oito para medir as expectativas nos alunos concluintes. Palavras-chave: SERVQUAL, Gestão da Qualidade, Gestão de Serviços, Ensino Superior. Higher education in developing countries has serious quality problems. In order to change this scenario, it is necessary to invest in quality systems and tools for improvement. The SERVQUAL scale is one of these alternatives. It is used to measure the gap between quality expectations and perceptions in services making it possible to establish action plans. The objective of this paper is to propose an adaptation of the SERVQUAL scale’s generic questionnaire for the higher education service sector and present the main results of its application in students of the production engineering program at São Paulo State University (UNESP) in Brazil. Thirty-eight questionnaires were applied to measure perception in entering students and twenty-eight to measure expectations in graduating students. Key words: SERVQUAL, quality management, service management, higher education. A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2008-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/47310.15675/gepros.v3i3.473Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 3 (2008); 1331984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/473/193Oliveira, Otávio J.Ferreira, Euriane Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-11-19T17:43:50Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/473Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2009-11-19T17:43:50GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação e aplicação da escala SERVQUAL na educação superior
Adaptation and application of the SERVQUAL scale in higher education
title Adaptação e aplicação da escala SERVQUAL na educação superior
spellingShingle Adaptação e aplicação da escala SERVQUAL na educação superior
Oliveira, Otávio J.
title_short Adaptação e aplicação da escala SERVQUAL na educação superior
title_full Adaptação e aplicação da escala SERVQUAL na educação superior
title_fullStr Adaptação e aplicação da escala SERVQUAL na educação superior
title_full_unstemmed Adaptação e aplicação da escala SERVQUAL na educação superior
title_sort Adaptação e aplicação da escala SERVQUAL na educação superior
author Oliveira, Otávio J.
author_facet Oliveira, Otávio J.
Ferreira, Euriane Cristina
author_role author
author2 Ferreira, Euriane Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Otávio J.
Ferreira, Euriane Cristina
description O ensino superior nos países em desenvolvimento tem graves problemas de qualidade. Para alterar este cenário é necessário investir em sistemas e ferramentas da qualidade para a sua melhoria. A escala SERVQUAL é uma dessas alternativas. Ela é utilizada para medir o gap entre as expectativas e a percepção da qualidade de serviços, possibilitando o estabelecimento de planos de ação. O objetivo deste trabalho é propor uma adaptação da escala SERVQUAL genérica para o setor de serviços de ensino superior e apresentar os principais resultados de sua aplicação em estudantes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Trinta e oito questionários foram aplicados para medir a percepção em alunos entrantes e vinte e oito para medir as expectativas nos alunos concluintes. Palavras-chave: SERVQUAL, Gestão da Qualidade, Gestão de Serviços, Ensino Superior.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/473
10.15675/gepros.v3i3.473
url https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/473
identifier_str_mv 10.15675/gepros.v3i3.473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/473/193
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 3 (2008); 133
1984-2430
reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
collection GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository.name.fl_str_mv GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br
_version_ 1800215695479275520