Quality, museological organization and university extension: evaluation pluralized by servqual theorical methodological instrument Servqual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Marcelo Calderari
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silveira, Rogério Zanon da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Information Science
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/7980
Resumo: O presente trabalho investiga as percepções e expectativas dos visitantes sobre os serviços ofertados no Museu de Ciências da Vida (MCV) da Universidade Federal do Espírito Santo. Apresenta um estudo exploratório, descritivo, de abordagem quantitativa, visando diagnosticar as dimensões da qualidade: Confiabilidade, Empatia, Garantia, Receptividade e Tangibi-lidade. A metodologia emprega uma pesquisa de caráter descritivo de natureza quantitativa, caracterizando-se como um levantamento do tipo survey. Os resultados indicam a validade e consistência da abordagem, evidência que os entrevistados salientam positivamente a dimensão tangibilidade e há um grau relativamente pequeno de insatisfação em relação às outras quatro dimensões. Conclui-se que a métrica Servqual é adequada apurar a qualidade em espaços de educação não formal e, especificamente no plano museológico pauta possí-veis melhorias no processo de desenvolvimento de serviços.
id UNESP-31_26ecddee986fed200b07e56582480f3b
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/7980
network_acronym_str UNESP-31
network_name_str Brazilian Journal of Information Science
repository_id_str
spelling Quality, museological organization and university extension: evaluation pluralized by servqual theorical methodological instrument ServqualQualidade, organização museológica e extensão universitária: avaliação pluralizada pelo o aporte teórico-metodológico Servqualuser studiesinformation serviceServqualqualityMuseumevaluationEstudo de usuárioServiço comunitário de informaçãoServqualDimensões da qualidadeUsuários de museusAvaliaçãoO presente trabalho investiga as percepções e expectativas dos visitantes sobre os serviços ofertados no Museu de Ciências da Vida (MCV) da Universidade Federal do Espírito Santo. Apresenta um estudo exploratório, descritivo, de abordagem quantitativa, visando diagnosticar as dimensões da qualidade: Confiabilidade, Empatia, Garantia, Receptividade e Tangibi-lidade. A metodologia emprega uma pesquisa de caráter descritivo de natureza quantitativa, caracterizando-se como um levantamento do tipo survey. Os resultados indicam a validade e consistência da abordagem, evidência que os entrevistados salientam positivamente a dimensão tangibilidade e há um grau relativamente pequeno de insatisfação em relação às outras quatro dimensões. Conclui-se que a métrica Servqual é adequada apurar a qualidade em espaços de educação não formal e, especificamente no plano museológico pauta possí-veis melhorias no processo de desenvolvimento de serviços.Faculdade de Filosofia e Ciências2018-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/798010.36311/1981-1640.2018.v12n4.03.p11Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 12 No. 4 (2018); 11-21Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 12 Núm. 4 (2018); 11-21Brazilian Journal of Information Science: research trends; v. 12 n. 4 (2018); 11-211981-1640reponame:Brazilian Journal of Information Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/7980/5416Miguel, Marcelo CalderariSilveira, Rogério Zanon dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:05:39Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/7980Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/indexPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/oaibrajis.marilia@unesp.br||1981-16401981-1640opendoar:2020-09-25T17:05:39Brazilian Journal of Information Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Quality, museological organization and university extension: evaluation pluralized by servqual theorical methodological instrument Servqual
Qualidade, organização museológica e extensão universitária: avaliação pluralizada pelo o aporte teórico-metodológico Servqual
title Quality, museological organization and university extension: evaluation pluralized by servqual theorical methodological instrument Servqual
spellingShingle Quality, museological organization and university extension: evaluation pluralized by servqual theorical methodological instrument Servqual
Miguel, Marcelo Calderari
user studies
information service
Servqual
quality
Museum
evaluation
Estudo de usuário
Serviço comunitário de informação
Servqual
Dimensões da qualidade
Usuários de museus
Avaliação
title_short Quality, museological organization and university extension: evaluation pluralized by servqual theorical methodological instrument Servqual
title_full Quality, museological organization and university extension: evaluation pluralized by servqual theorical methodological instrument Servqual
title_fullStr Quality, museological organization and university extension: evaluation pluralized by servqual theorical methodological instrument Servqual
title_full_unstemmed Quality, museological organization and university extension: evaluation pluralized by servqual theorical methodological instrument Servqual
title_sort Quality, museological organization and university extension: evaluation pluralized by servqual theorical methodological instrument Servqual
author Miguel, Marcelo Calderari
author_facet Miguel, Marcelo Calderari
Silveira, Rogério Zanon da
author_role author
author2 Silveira, Rogério Zanon da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguel, Marcelo Calderari
Silveira, Rogério Zanon da
dc.subject.por.fl_str_mv user studies
information service
Servqual
quality
Museum
evaluation
Estudo de usuário
Serviço comunitário de informação
Servqual
Dimensões da qualidade
Usuários de museus
Avaliação
topic user studies
information service
Servqual
quality
Museum
evaluation
Estudo de usuário
Serviço comunitário de informação
Servqual
Dimensões da qualidade
Usuários de museus
Avaliação
description O presente trabalho investiga as percepções e expectativas dos visitantes sobre os serviços ofertados no Museu de Ciências da Vida (MCV) da Universidade Federal do Espírito Santo. Apresenta um estudo exploratório, descritivo, de abordagem quantitativa, visando diagnosticar as dimensões da qualidade: Confiabilidade, Empatia, Garantia, Receptividade e Tangibi-lidade. A metodologia emprega uma pesquisa de caráter descritivo de natureza quantitativa, caracterizando-se como um levantamento do tipo survey. Os resultados indicam a validade e consistência da abordagem, evidência que os entrevistados salientam positivamente a dimensão tangibilidade e há um grau relativamente pequeno de insatisfação em relação às outras quatro dimensões. Conclui-se que a métrica Servqual é adequada apurar a qualidade em espaços de educação não formal e, especificamente no plano museológico pauta possí-veis melhorias no processo de desenvolvimento de serviços.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/7980
10.36311/1981-1640.2018.v12n4.03.p11
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/7980
identifier_str_mv 10.36311/1981-1640.2018.v12n4.03.p11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/7980/5416
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 12 No. 4 (2018); 11-21
Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 12 Núm. 4 (2018); 11-21
Brazilian Journal of Information Science: research trends; v. 12 n. 4 (2018); 11-21
1981-1640
reponame:Brazilian Journal of Information Science
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Brazilian Journal of Information Science
collection Brazilian Journal of Information Science
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Information Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv brajis.marilia@unesp.br||
_version_ 1754840471661707264