Desafios da Atuação do Bibliotecário na Biblioteca Prisional Brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins de Sousa, Francisca Liliana
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Guedes Farias, Maria Giovanna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Information Science
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/12832
Resumo: Trata-se de resultado de pesquisa de dissertação desenvolvida com o objetivo de analisar a prática bibliotecária no ambiente prisional, considerando os desafios e possibilidades de melhoria para atuação nesse local. O percurso metodológico adotado resulta em um estudo guiado pela abordagem qualitativa, de natureza exploratória e com objetivo descritivo. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se o questionário e para analisar os dados pautou-se na análise de conteúdo com o estabelecimento de categorias. Os resultados evidenciaram que a inexistência do cargo de bibliotecário prisional é percebida como um dos maiores obstáculos para a prática bibliotecária na prisão. Além disso, os sujeitos participantes da pesquisa destacaram dificuldades quanto ao aspecto financeiro e falta de discussão no âmbito da formação. Conforme demonstram os resultados desta investigação, o primeiro aspecto que poderia favorecer a atuação do bibliotecário no sistema prisional seria a legitimação da profissão, com a inclusão do cargo no quadro funcional do Departamento Penitenciário. Conclui-se que, mesmo diante das dificuldades alguns bibliotecários aceitam o desafio de assegurar as pessoas em privação de liberdade o direito ao livro e à leitura, assumindo um papel que deveria ser do poder público. Ademais, entende-se que é necessária uma junção de forças que englobe desde o poder público, as instituições de classe, as escolas de formação e a sociedade civil para que a atuação do bibliotecário possa ser realizada de forma efetiva nas bibliotecas prisionais, contribuindo para promover a apropriação da informação e da leitura, o desenvolvimento do pensamento crítico e a autonomia da pessoa privada de liberdade.
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