Training and teaching in the military police: political conceptions and subordinations; affiliations and pedagogical memberships

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brunetta, Antonio Alberto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Aurora (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/4712
Resumo: Para abordar a temática da formação e do ensino da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o artigo problematiza as principais referências legais que fundamentam as reformas das escolas de polícia e busca demonstrar que nas reformas do ensino policial são reproduzidas as tendências políticas e pedagógicas promovidas nas décadas de 1990 e 2000 na educaçãoregular - em qualquer um de seus níveis e modalidades – sendo, portanto, indiferente às críticas que desde a década de 1990 demonstram as inadequações e enviesamentos das concepções norteadoras quanto às dimensões formativas, sejam elas de abrangência teórica ou técnica. Num primeiro momento, são analisados os documentos intitulados “Bases curriculares para a formação de profissionais da área de segurança do cidadão”, editado no ano 2000 e a “Matriz Curricular Nacional para a Formação em Segurança Pública”, editado em 2009. Em seguida, analisa-se a “Diretriz Geral de Ensino”, documento central da reforma da Polícia Militar do Estado de São Paulo, editado em 2010. A interpretação de tais documentos está sustentada pelo eixo das teorias críticas da educação, mais especificamente pelos trabalhos contemporaneamente produzidos que se dedicaram ao estudo crítico das reformas educacionais, os mesmo que foram ignorados pelas reformas no ensino policial. As análises sobre as reformas permitem constatar que a tentativa de renovação do ensino policial,cujo objetivo anunciado indica a necessidade de formar policiais mais ajustados à ordem política democrática, apenas reafirma - pelo viés liberal - as concepções que fazem reincidir a tradição e a disciplina do militarismo convencional.
id UNESP-32_9481c9eae67372fadf01ffe004dfdcdd
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/4712
network_acronym_str UNESP-32
network_name_str Revista Aurora (Online)
repository_id_str
spelling Training and teaching in the military police: political conceptions and subordinations; affiliations and pedagogical membershipsFormação e ensino na polícia militar: concepções e subordinações políticas; filiações e adesões pedagógicasTeaching ReformsMilitary PolicePolice TrainingReformas de EnsinoPolícia MilitarFormação PolicialPara abordar a temática da formação e do ensino da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o artigo problematiza as principais referências legais que fundamentam as reformas das escolas de polícia e busca demonstrar que nas reformas do ensino policial são reproduzidas as tendências políticas e pedagógicas promovidas nas décadas de 1990 e 2000 na educaçãoregular - em qualquer um de seus níveis e modalidades – sendo, portanto, indiferente às críticas que desde a década de 1990 demonstram as inadequações e enviesamentos das concepções norteadoras quanto às dimensões formativas, sejam elas de abrangência teórica ou técnica. Num primeiro momento, são analisados os documentos intitulados “Bases curriculares para a formação de profissionais da área de segurança do cidadão”, editado no ano 2000 e a “Matriz Curricular Nacional para a Formação em Segurança Pública”, editado em 2009. Em seguida, analisa-se a “Diretriz Geral de Ensino”, documento central da reforma da Polícia Militar do Estado de São Paulo, editado em 2010. A interpretação de tais documentos está sustentada pelo eixo das teorias críticas da educação, mais especificamente pelos trabalhos contemporaneamente produzidos que se dedicaram ao estudo crítico das reformas educacionais, os mesmo que foram ignorados pelas reformas no ensino policial. As análises sobre as reformas permitem constatar que a tentativa de renovação do ensino policial,cujo objetivo anunciado indica a necessidade de formar policiais mais ajustados à ordem política democrática, apenas reafirma - pelo viés liberal - as concepções que fazem reincidir a tradição e a disciplina do militarismo convencional.Faculdade de Filosofia e Ciências2015-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/471210.36311/1982-8004.2014.v8n01.4712Revista Aurora; v. 8 n. 01 (2014); 145-169Revista Aurora; Vol. 8 No. 01 (2014); 145-169Revista Aurora; Vol. 8 Núm. 01 (2014); 145-1691982-80042177-0484reponame:Revista Aurora (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/4712/3443Copyright (c) 2015 Revista Aurorahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBrunetta, Antonio Alberto2024-04-03T19:38:51Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/4712Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/indexPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/oaiaurora.revista@gmail.com||1982-80041982-8004opendoar:2024-04-03T19:38:51Revista Aurora (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Training and teaching in the military police: political conceptions and subordinations; affiliations and pedagogical memberships
Formação e ensino na polícia militar: concepções e subordinações políticas; filiações e adesões pedagógicas
title Training and teaching in the military police: political conceptions and subordinations; affiliations and pedagogical memberships
spellingShingle Training and teaching in the military police: political conceptions and subordinations; affiliations and pedagogical memberships
Brunetta, Antonio Alberto
Teaching Reforms
Military Police
Police Training
Reformas de Ensino
Polícia Militar
Formação Policial
title_short Training and teaching in the military police: political conceptions and subordinations; affiliations and pedagogical memberships
title_full Training and teaching in the military police: political conceptions and subordinations; affiliations and pedagogical memberships
title_fullStr Training and teaching in the military police: political conceptions and subordinations; affiliations and pedagogical memberships
title_full_unstemmed Training and teaching in the military police: political conceptions and subordinations; affiliations and pedagogical memberships
title_sort Training and teaching in the military police: political conceptions and subordinations; affiliations and pedagogical memberships
author Brunetta, Antonio Alberto
author_facet Brunetta, Antonio Alberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brunetta, Antonio Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Teaching Reforms
Military Police
Police Training
Reformas de Ensino
Polícia Militar
Formação Policial
topic Teaching Reforms
Military Police
Police Training
Reformas de Ensino
Polícia Militar
Formação Policial
description Para abordar a temática da formação e do ensino da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o artigo problematiza as principais referências legais que fundamentam as reformas das escolas de polícia e busca demonstrar que nas reformas do ensino policial são reproduzidas as tendências políticas e pedagógicas promovidas nas décadas de 1990 e 2000 na educaçãoregular - em qualquer um de seus níveis e modalidades – sendo, portanto, indiferente às críticas que desde a década de 1990 demonstram as inadequações e enviesamentos das concepções norteadoras quanto às dimensões formativas, sejam elas de abrangência teórica ou técnica. Num primeiro momento, são analisados os documentos intitulados “Bases curriculares para a formação de profissionais da área de segurança do cidadão”, editado no ano 2000 e a “Matriz Curricular Nacional para a Formação em Segurança Pública”, editado em 2009. Em seguida, analisa-se a “Diretriz Geral de Ensino”, documento central da reforma da Polícia Militar do Estado de São Paulo, editado em 2010. A interpretação de tais documentos está sustentada pelo eixo das teorias críticas da educação, mais especificamente pelos trabalhos contemporaneamente produzidos que se dedicaram ao estudo crítico das reformas educacionais, os mesmo que foram ignorados pelas reformas no ensino policial. As análises sobre as reformas permitem constatar que a tentativa de renovação do ensino policial,cujo objetivo anunciado indica a necessidade de formar policiais mais ajustados à ordem política democrática, apenas reafirma - pelo viés liberal - as concepções que fazem reincidir a tradição e a disciplina do militarismo convencional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/4712
10.36311/1982-8004.2014.v8n01.4712
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/4712
identifier_str_mv 10.36311/1982-8004.2014.v8n01.4712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/4712/3443
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Aurora
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Aurora
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Revista Aurora; v. 8 n. 01 (2014); 145-169
Revista Aurora; Vol. 8 No. 01 (2014); 145-169
Revista Aurora; Vol. 8 Núm. 01 (2014); 145-169
1982-8004
2177-0484
reponame:Revista Aurora (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Aurora (Online)
collection Revista Aurora (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Aurora (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv aurora.revista@gmail.com||
_version_ 1797053557876195328