O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA O SURDO COMO L2
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Falange Miúda |
Texto Completo: | http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/63 |
Resumo: | Há anos que a educação no Brasil vem buscando igualdade de direitos nas escolas, sobretudo por meio da inclusão, desde o Decreto no 7.611/11, a LDBN (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional), os PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), a declaração de Salamanca, a Lei n° 10.436 e o Decreto no 5.626 que trazem a luta pelo direito à diferença, pela valorização da diversidade, fazendo avançar na sociedade, a luta política pelo reconhecimento contra a discriminação e pela convivência diária de alunos surdos com os outros alunos. Diante disso, é garantido em lei o atendimento ao aluno surdo, objetivando a oferta de ensino a todos e respeitando as diferenças e complexidades do uso da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), permitindo ao surdo aprender, superar desafios e ultrapassar barreiras, além de incluí-lo, atendendo as exigências do modelo de acessibilidade, proporcionando a ele um crescimento humano e social de maneira positiva e que resulte na igualdade. Deste modo, a proposta de nosso trabalho tem como metodologia a pesquisa bibliográfica em alguns estudos e pesquisas já realizadas por pesquisadores da área, tais como: Ferreira-Brito (1995), Skliar (1997), Ronice Quadros e Lodenir Karnopp (2004), Strobel (2006) e Audrei Gesser (2009), considerando o ensino de Língua Portuguesa para o surdo, sendo a LIBRAS a L1 e o Português a L2, considerando a rede regular de ensino básico no nosso país. Podemos observar nas bibliografias estudadas que é importante que o aluno surdo aprenda a Língua Portuguesa por meio da LIBRAS, pois é a sua primeira língua, e que o Português, na modalidade escrita, seja a segunda língua, mas infelizmente nem sempre as escolas possuem profissionais qualificados para esta tarefa. Diante disso, este trabalho busca contribuir para a reflexão acerca de práticas inclusivas do aluno surdo e seu desenvolvimento cognitivo, em consonância com o ensino da Língua Portuguesa, procurando compreender seus efeitos, limites e possibilidades, buscando uma atitude educacional responsável diante deste grupo de alunos, que precisam de apoio e carinho para que o surdo se sinta, de fato, inserido no âmbito escolar. |
id |
UNESP-33_a44feb65e7589377871f055c45f24108 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.br536.teste.website:article/63 |
network_acronym_str |
UNESP-33 |
network_name_str |
Revista Falange Miúda |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA O SURDO COMO L2 Há anos que a educação no Brasil vem buscando igualdade de direitos nas escolas, sobretudo por meio da inclusão, desde o Decreto no 7.611/11, a LDBN (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional), os PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), a declaração de Salamanca, a Lei n° 10.436 e o Decreto no 5.626 que trazem a luta pelo direito à diferença, pela valorização da diversidade, fazendo avançar na sociedade, a luta política pelo reconhecimento contra a discriminação e pela convivência diária de alunos surdos com os outros alunos. Diante disso, é garantido em lei o atendimento ao aluno surdo, objetivando a oferta de ensino a todos e respeitando as diferenças e complexidades do uso da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), permitindo ao surdo aprender, superar desafios e ultrapassar barreiras, além de incluí-lo, atendendo as exigências do modelo de acessibilidade, proporcionando a ele um crescimento humano e social de maneira positiva e que resulte na igualdade. Deste modo, a proposta de nosso trabalho tem como metodologia a pesquisa bibliográfica em alguns estudos e pesquisas já realizadas por pesquisadores da área, tais como: Ferreira-Brito (1995), Skliar (1997), Ronice Quadros e Lodenir Karnopp (2004), Strobel (2006) e Audrei Gesser (2009), considerando o ensino de Língua Portuguesa para o surdo, sendo a LIBRAS a L1 e o Português a L2, considerando a rede regular de ensino básico no nosso país. Podemos observar nas bibliografias estudadas que é importante que o aluno surdo aprenda a Língua Portuguesa por meio da LIBRAS, pois é a sua primeira língua, e que o Português, na modalidade escrita, seja a segunda língua, mas infelizmente nem sempre as escolas possuem profissionais qualificados para esta tarefa. Diante disso, este trabalho busca contribuir para a reflexão acerca de práticas inclusivas do aluno surdo e seu desenvolvimento cognitivo, em consonância com o ensino da Língua Portuguesa, procurando compreender seus efeitos, limites e possibilidades, buscando uma atitude educacional responsável diante deste grupo de alunos, que precisam de apoio e carinho para que o surdo se sinta, de fato, inserido no âmbito escolar. Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem2018-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/63Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem; n. 1 (2017): Anais do I Encontro de Formação de Tradutores-Intérpretes de Libras (ENFOTILS)2525-5169reponame:Revista Falange Miúdainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/63/62Copyright (c) 2018 Falange Miúdahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Mileide Terres de2019-08-08T23:24:14Zoai:ojs2.br536.teste.website:article/63Revistahttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refamiPUBhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/oaicaobenassi@hotmail.com contato@falangemiuda.com.br2525-51692525-5169opendoar:2019-08-08T23:24:14Revista Falange Miúda - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA O SURDO COMO L2 |
title |
O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA O SURDO COMO L2 |
spellingShingle |
O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA O SURDO COMO L2 Oliveira, Mileide Terres de |
title_short |
O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA O SURDO COMO L2 |
title_full |
O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA O SURDO COMO L2 |
title_fullStr |
O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA O SURDO COMO L2 |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA O SURDO COMO L2 |
title_sort |
O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA O SURDO COMO L2 |
author |
Oliveira, Mileide Terres de |
author_facet |
Oliveira, Mileide Terres de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Mileide Terres de |
description |
Há anos que a educação no Brasil vem buscando igualdade de direitos nas escolas, sobretudo por meio da inclusão, desde o Decreto no 7.611/11, a LDBN (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional), os PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), a declaração de Salamanca, a Lei n° 10.436 e o Decreto no 5.626 que trazem a luta pelo direito à diferença, pela valorização da diversidade, fazendo avançar na sociedade, a luta política pelo reconhecimento contra a discriminação e pela convivência diária de alunos surdos com os outros alunos. Diante disso, é garantido em lei o atendimento ao aluno surdo, objetivando a oferta de ensino a todos e respeitando as diferenças e complexidades do uso da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), permitindo ao surdo aprender, superar desafios e ultrapassar barreiras, além de incluí-lo, atendendo as exigências do modelo de acessibilidade, proporcionando a ele um crescimento humano e social de maneira positiva e que resulte na igualdade. Deste modo, a proposta de nosso trabalho tem como metodologia a pesquisa bibliográfica em alguns estudos e pesquisas já realizadas por pesquisadores da área, tais como: Ferreira-Brito (1995), Skliar (1997), Ronice Quadros e Lodenir Karnopp (2004), Strobel (2006) e Audrei Gesser (2009), considerando o ensino de Língua Portuguesa para o surdo, sendo a LIBRAS a L1 e o Português a L2, considerando a rede regular de ensino básico no nosso país. Podemos observar nas bibliografias estudadas que é importante que o aluno surdo aprenda a Língua Portuguesa por meio da LIBRAS, pois é a sua primeira língua, e que o Português, na modalidade escrita, seja a segunda língua, mas infelizmente nem sempre as escolas possuem profissionais qualificados para esta tarefa. Diante disso, este trabalho busca contribuir para a reflexão acerca de práticas inclusivas do aluno surdo e seu desenvolvimento cognitivo, em consonância com o ensino da Língua Portuguesa, procurando compreender seus efeitos, limites e possibilidades, buscando uma atitude educacional responsável diante deste grupo de alunos, que precisam de apoio e carinho para que o surdo se sinta, de fato, inserido no âmbito escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/63 |
url |
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/63 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/63/62 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Falange Miúda http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Falange Miúda http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem; n. 1 (2017): Anais do I Encontro de Formação de Tradutores-Intérpretes de Libras (ENFOTILS) 2525-5169 reponame:Revista Falange Miúda instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Falange Miúda |
collection |
Revista Falange Miúda |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Falange Miúda - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
caobenassi@hotmail.com contato@falangemiuda.com.br |
_version_ |
1782102750985715712 |