O ensino da língua portuguesa para surdos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6124 |
Resumo: | A discussão sobre o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua, para surdos, é recente, portanto, o presente trabalho busca, através de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, trazer uma abordagem histórica sobre a educação do surdo. Em um segundo momento apresentaremos como ocorre o processo de compreensão da aprendizagem da língua portuguesa na modalidade pelo sujeito surdo, em três trabalhos que são referência na área. Por esta razão, a pesquisa se propõe a investigar como acontece ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos e quais são as melhores estratégias apresentadas na literatura, que podem ser utilizadas pelo professor de Português para que o surdo seja um sujeito bilíngue e, consequentemente, a sua importância para o desenvolvimento desses sujeitos na sociedade. Diante disso, o trabalho tem como objetivo geral identificar, na literatura, as estratégias e as atividades que favorecem o aprendizado da Língua Portuguesa pelo aluno surdo. Para tanto, traçamos como objetivos específicos: discutir as abordagens de ensino da língua portuguesa para surdos; apresentar a legislação que trata do ensino desta língua, na modalidade escrita, para estes alunos e classificar as atividades apresentadas por Salles et. al (2004), Quadros e Schmiedt (2006) e Damázio (2007) no que se refere à ampliação do léxico, interpretação e compreensão do texto e da produção da escrita. Para isso, utilizamos livros, artigos, entre outros meios, impressos ou digitais, para coleta dos dados apresentados e analisados no decorrer da pesquisa. Assim, reconhecemos que a metodologia utilizada no processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos necessita de conhecimentos e ações específicas que requerem do docente a adoção de novas técnicas para possibilitar a esse aluno o uso de uma segunda língua. Deste modo, ainda que as dificuldades apresentadas no processo de aquisição da Língua Portuguesa pelos surdos sejam, muitas vezes, desconcertantes, perceber o quanto é possível obter êxito nesse processo é uma experiência satisfatória e enriquecedora. |
id |
UFCG_096f3df73d7ad4b5f6e0031c26778c99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6124 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O ensino da língua portuguesa para surdos.The teaching of the Portuguese language to the deaf.Educação de surdosEnsino de Língua Portuguesa para surdosEducação inclusivaSurdos - segunda línguaDeaf EducationPortuguese Language Teaching for the DeafInclusive EducationDeaf - Second LanguageLetras - Língua Portuguesa.A discussão sobre o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua, para surdos, é recente, portanto, o presente trabalho busca, através de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, trazer uma abordagem histórica sobre a educação do surdo. Em um segundo momento apresentaremos como ocorre o processo de compreensão da aprendizagem da língua portuguesa na modalidade pelo sujeito surdo, em três trabalhos que são referência na área. Por esta razão, a pesquisa se propõe a investigar como acontece ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos e quais são as melhores estratégias apresentadas na literatura, que podem ser utilizadas pelo professor de Português para que o surdo seja um sujeito bilíngue e, consequentemente, a sua importância para o desenvolvimento desses sujeitos na sociedade. Diante disso, o trabalho tem como objetivo geral identificar, na literatura, as estratégias e as atividades que favorecem o aprendizado da Língua Portuguesa pelo aluno surdo. Para tanto, traçamos como objetivos específicos: discutir as abordagens de ensino da língua portuguesa para surdos; apresentar a legislação que trata do ensino desta língua, na modalidade escrita, para estes alunos e classificar as atividades apresentadas por Salles et. al (2004), Quadros e Schmiedt (2006) e Damázio (2007) no que se refere à ampliação do léxico, interpretação e compreensão do texto e da produção da escrita. Para isso, utilizamos livros, artigos, entre outros meios, impressos ou digitais, para coleta dos dados apresentados e analisados no decorrer da pesquisa. Assim, reconhecemos que a metodologia utilizada no processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos necessita de conhecimentos e ações específicas que requerem do docente a adoção de novas técnicas para possibilitar a esse aluno o uso de uma segunda língua. Deste modo, ainda que as dificuldades apresentadas no processo de aquisição da Língua Portuguesa pelos surdos sejam, muitas vezes, desconcertantes, perceber o quanto é possível obter êxito nesse processo é uma experiência satisfatória e enriquecedora.The present study searches to develop a historical approach about the education of deaf people through a bibliographic research with a qualitative characteristic, verifying its acquired evolution and gains and presenting how the comprehension process of Portuguese learning as second language of the deaf subject happens in written form. The research proposes to explore how the Portuguese language teaching for deaf people happens and what are the best strategies that can be used by the teacher so that the deaf person as a bilingual subject, using the written form of Portuguese language in full measure. The Portuguese as a second language to the deaf students and its importance in their development in society will be discussed in this study. In addition, the work aims to identify what are the places and professionals from inclusive school that achieve activities of Portuguese language teaching for deaf people; to know the strategies that promote the Portuguese language learning; and to verify if, in fact, the used strategies are obtaining satisfactory results in the student’s learning. The interest in theme appeared upon a short experience with an inclusive classroom that help me to reflect what would be the best method to exercise the Portuguese language with the deaf person and it is based on Pereira, Quadros, Salles, Silva, among others. The used methodology in teaching-learning process of Portuguese language for deaf students needs specific knowledge and actions which require the adoption of new techniques from the teacher to enable the use of a second language to that student. Thus, though the presented difficulties in acquisition process of LP by the deaf people are disconcerting in many times, to understand the possibility of success in that process is a satisfactory and enriching experience.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCORRÊA, Adriana Moreira de Souza.CORRÊA, A. M. S.http://lattes.cnpq.br/7748176565683643PEREIRA , Hérica Paiva.LIMA JÚNIOR , Geraldo Venceslau de.ALMEIDA, Aline Pereira.2017-09-132019-08-23T11:45:12Z2019-08-232019-08-23T11:45:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6124ALMEIDA, Aline Pereira. O ensino da língua portuguesa para surdos. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-23T13:56:49Zoai:localhost:riufcg/6124Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-23T13:56:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da língua portuguesa para surdos. The teaching of the Portuguese language to the deaf. |
title |
O ensino da língua portuguesa para surdos. |
spellingShingle |
O ensino da língua portuguesa para surdos. ALMEIDA, Aline Pereira. Educação de surdos Ensino de Língua Portuguesa para surdos Educação inclusiva Surdos - segunda língua Deaf Education Portuguese Language Teaching for the Deaf Inclusive Education Deaf - Second Language Letras - Língua Portuguesa. |
title_short |
O ensino da língua portuguesa para surdos. |
title_full |
O ensino da língua portuguesa para surdos. |
title_fullStr |
O ensino da língua portuguesa para surdos. |
title_full_unstemmed |
O ensino da língua portuguesa para surdos. |
title_sort |
O ensino da língua portuguesa para surdos. |
author |
ALMEIDA, Aline Pereira. |
author_facet |
ALMEIDA, Aline Pereira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CORRÊA, Adriana Moreira de Souza. CORRÊA, A. M. S. http://lattes.cnpq.br/7748176565683643 PEREIRA , Hérica Paiva. LIMA JÚNIOR , Geraldo Venceslau de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALMEIDA, Aline Pereira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de surdos Ensino de Língua Portuguesa para surdos Educação inclusiva Surdos - segunda língua Deaf Education Portuguese Language Teaching for the Deaf Inclusive Education Deaf - Second Language Letras - Língua Portuguesa. |
topic |
Educação de surdos Ensino de Língua Portuguesa para surdos Educação inclusiva Surdos - segunda língua Deaf Education Portuguese Language Teaching for the Deaf Inclusive Education Deaf - Second Language Letras - Língua Portuguesa. |
description |
A discussão sobre o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua, para surdos, é recente, portanto, o presente trabalho busca, através de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, trazer uma abordagem histórica sobre a educação do surdo. Em um segundo momento apresentaremos como ocorre o processo de compreensão da aprendizagem da língua portuguesa na modalidade pelo sujeito surdo, em três trabalhos que são referência na área. Por esta razão, a pesquisa se propõe a investigar como acontece ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos e quais são as melhores estratégias apresentadas na literatura, que podem ser utilizadas pelo professor de Português para que o surdo seja um sujeito bilíngue e, consequentemente, a sua importância para o desenvolvimento desses sujeitos na sociedade. Diante disso, o trabalho tem como objetivo geral identificar, na literatura, as estratégias e as atividades que favorecem o aprendizado da Língua Portuguesa pelo aluno surdo. Para tanto, traçamos como objetivos específicos: discutir as abordagens de ensino da língua portuguesa para surdos; apresentar a legislação que trata do ensino desta língua, na modalidade escrita, para estes alunos e classificar as atividades apresentadas por Salles et. al (2004), Quadros e Schmiedt (2006) e Damázio (2007) no que se refere à ampliação do léxico, interpretação e compreensão do texto e da produção da escrita. Para isso, utilizamos livros, artigos, entre outros meios, impressos ou digitais, para coleta dos dados apresentados e analisados no decorrer da pesquisa. Assim, reconhecemos que a metodologia utilizada no processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos necessita de conhecimentos e ações específicas que requerem do docente a adoção de novas técnicas para possibilitar a esse aluno o uso de uma segunda língua. Deste modo, ainda que as dificuldades apresentadas no processo de aquisição da Língua Portuguesa pelos surdos sejam, muitas vezes, desconcertantes, perceber o quanto é possível obter êxito nesse processo é uma experiência satisfatória e enriquecedora. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-13 2019-08-23T11:45:12Z 2019-08-23 2019-08-23T11:45:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6124 ALMEIDA, Aline Pereira. O ensino da língua portuguesa para surdos. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6124 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Aline Pereira. O ensino da língua portuguesa para surdos. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744388391174144 |