NOTAS EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A INTER-RELAÇÃO FAMÍLIA- ESCOLA NO SÉCULO XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Falange Miúda |
Texto Completo: | http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/210 |
Resumo: | O presente artigo se propõe a delimitar como objeto de estudo a interrelação família-escola no século XXI. Para nortear tal discussão, são tecidas notas epistemológicas em perspectiva da inclusão. Para subsidiar nossas reflexões, recorremos a autores como Oliveira (2000), Kreppner (2000), Mahoney (2002), dentre outros. Nossa justificativa em trabalhar com esta temática se concretiza na compreensão das dificuldades enfrentadas por profissionais da educação no que se refere à participação ativa das famílias e sua contribuição para o desenvolvimento social e cultural do indivíduo. Ao evidenciarem-se lacunas, uma vez que a família não tem reconhecido seu papel de mediadora nem a função integralizadora da escola, urge tal discussão em âmbito educacional no intuito de repensar esses possíveis diálogos. |
id |
UNESP-33_ae08a699a41c5536757ae01b0d5e0a38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.br536.teste.website:article/210 |
network_acronym_str |
UNESP-33 |
network_name_str |
Revista Falange Miúda |
repository_id_str |
|
spelling |
NOTAS EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A INTER-RELAÇÃO FAMÍLIA- ESCOLA NO SÉCULO XXIO presente artigo se propõe a delimitar como objeto de estudo a interrelação família-escola no século XXI. Para nortear tal discussão, são tecidas notas epistemológicas em perspectiva da inclusão. Para subsidiar nossas reflexões, recorremos a autores como Oliveira (2000), Kreppner (2000), Mahoney (2002), dentre outros. Nossa justificativa em trabalhar com esta temática se concretiza na compreensão das dificuldades enfrentadas por profissionais da educação no que se refere à participação ativa das famílias e sua contribuição para o desenvolvimento social e cultural do indivíduo. Ao evidenciarem-se lacunas, uma vez que a família não tem reconhecido seu papel de mediadora nem a função integralizadora da escola, urge tal discussão em âmbito educacional no intuito de repensar esses possíveis diálogos.Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem2019-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfapplication/epub+ziptext/htmlhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/210Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem; v. 4 n. 1 (2019): Saberes discentes: renovações; 122 - 1342525-5169reponame:Revista Falange Miúdainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/210/335http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/210/336http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/210/337http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/210/338Copyright (c) 2019 Falange Miúdahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Santana, Wilder Kleber FernandesAraújo, Arleide Gomes Siqueirade Sene, Marcus Garcia2019-07-03T15:17:23Zoai:ojs2.br536.teste.website:article/210Revistahttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refamiPUBhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/oaicaobenassi@hotmail.com contato@falangemiuda.com.br2525-51692525-5169opendoar:2019-07-03T15:17:23Revista Falange Miúda - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NOTAS EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A INTER-RELAÇÃO FAMÍLIA- ESCOLA NO SÉCULO XXI |
title |
NOTAS EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A INTER-RELAÇÃO FAMÍLIA- ESCOLA NO SÉCULO XXI |
spellingShingle |
NOTAS EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A INTER-RELAÇÃO FAMÍLIA- ESCOLA NO SÉCULO XXI de Santana, Wilder Kleber Fernandes |
title_short |
NOTAS EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A INTER-RELAÇÃO FAMÍLIA- ESCOLA NO SÉCULO XXI |
title_full |
NOTAS EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A INTER-RELAÇÃO FAMÍLIA- ESCOLA NO SÉCULO XXI |
title_fullStr |
NOTAS EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A INTER-RELAÇÃO FAMÍLIA- ESCOLA NO SÉCULO XXI |
title_full_unstemmed |
NOTAS EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A INTER-RELAÇÃO FAMÍLIA- ESCOLA NO SÉCULO XXI |
title_sort |
NOTAS EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A INTER-RELAÇÃO FAMÍLIA- ESCOLA NO SÉCULO XXI |
author |
de Santana, Wilder Kleber Fernandes |
author_facet |
de Santana, Wilder Kleber Fernandes Araújo, Arleide Gomes Siqueira de Sene, Marcus Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Arleide Gomes Siqueira de Sene, Marcus Garcia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Santana, Wilder Kleber Fernandes Araújo, Arleide Gomes Siqueira de Sene, Marcus Garcia |
description |
O presente artigo se propõe a delimitar como objeto de estudo a interrelação família-escola no século XXI. Para nortear tal discussão, são tecidas notas epistemológicas em perspectiva da inclusão. Para subsidiar nossas reflexões, recorremos a autores como Oliveira (2000), Kreppner (2000), Mahoney (2002), dentre outros. Nossa justificativa em trabalhar com esta temática se concretiza na compreensão das dificuldades enfrentadas por profissionais da educação no que se refere à participação ativa das famílias e sua contribuição para o desenvolvimento social e cultural do indivíduo. Ao evidenciarem-se lacunas, uma vez que a família não tem reconhecido seu papel de mediadora nem a função integralizadora da escola, urge tal discussão em âmbito educacional no intuito de repensar esses possíveis diálogos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/210 |
url |
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/210/335 http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/210/336 http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/210/337 http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/210/338 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Falange Miúda http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Falange Miúda http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/epub+zip text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem; v. 4 n. 1 (2019): Saberes discentes: renovações; 122 - 134 2525-5169 reponame:Revista Falange Miúda instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Falange Miúda |
collection |
Revista Falange Miúda |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Falange Miúda - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
caobenassi@hotmail.com contato@falangemiuda.com.br |
_version_ |
1782102751511052288 |