NOTAS EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A INTER-RELAÇÃO FAMÍLIA- ESCOLA NO SÉCULO XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Santana, Wilder Kleber Fernandes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Araújo, Arleide Gomes Siqueira, de Sene, Marcus Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Falange Miúda
Texto Completo: http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/210
Resumo: O presente artigo se propõe a delimitar como objeto de estudo a interrelação família-escola no século XXI. Para nortear tal discussão, são tecidas notas epistemológicas em perspectiva da inclusão. Para subsidiar nossas reflexões, recorremos a autores como Oliveira (2000), Kreppner (2000), Mahoney (2002), dentre outros. Nossa justificativa em trabalhar com esta temática se concretiza na compreensão das dificuldades enfrentadas por profissionais da educação no que se refere à participação ativa das famílias e sua contribuição para o desenvolvimento social e cultural do indivíduo. Ao evidenciarem-se lacunas, uma vez que a família não tem reconhecido seu papel de mediadora nem a função integralizadora da escola, urge tal discussão em âmbito educacional no intuito de repensar esses possíveis diálogos.
id UNESP-33_ae08a699a41c5536757ae01b0d5e0a38
oai_identifier_str oai:ojs2.br536.teste.website:article/210
network_acronym_str UNESP-33
network_name_str Revista Falange Miúda
repository_id_str
spelling NOTAS EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A INTER-RELAÇÃO FAMÍLIA- ESCOLA NO SÉCULO XXIO presente artigo se propõe a delimitar como objeto de estudo a interrelação família-escola no século XXI. Para nortear tal discussão, são tecidas notas epistemológicas em perspectiva da inclusão. Para subsidiar nossas reflexões, recorremos a autores como Oliveira (2000), Kreppner (2000), Mahoney (2002), dentre outros. Nossa justificativa em trabalhar com esta temática se concretiza na compreensão das dificuldades enfrentadas por profissionais da educação no que se refere à participação ativa das famílias e sua contribuição para o desenvolvimento social e cultural do indivíduo. Ao evidenciarem-se lacunas, uma vez que a família não tem reconhecido seu papel de mediadora nem a função integralizadora da escola, urge tal discussão em âmbito educacional no intuito de repensar esses possíveis diálogos.Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem2019-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfapplication/epub+ziptext/htmlhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/210Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem; v. 4 n. 1 (2019): Saberes discentes: renovações; 122 - 1342525-5169reponame:Revista Falange Miúdainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/210/335http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/210/336http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/210/337http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/210/338Copyright (c) 2019 Falange Miúdahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Santana, Wilder Kleber FernandesAraújo, Arleide Gomes Siqueirade Sene, Marcus Garcia2019-07-03T15:17:23Zoai:ojs2.br536.teste.website:article/210Revistahttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refamiPUBhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/oaicaobenassi@hotmail.com contato@falangemiuda.com.br2525-51692525-5169opendoar:2019-07-03T15:17:23Revista Falange Miúda - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv NOTAS EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A INTER-RELAÇÃO FAMÍLIA- ESCOLA NO SÉCULO XXI
title NOTAS EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A INTER-RELAÇÃO FAMÍLIA- ESCOLA NO SÉCULO XXI
spellingShingle NOTAS EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A INTER-RELAÇÃO FAMÍLIA- ESCOLA NO SÉCULO XXI
de Santana, Wilder Kleber Fernandes
title_short NOTAS EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A INTER-RELAÇÃO FAMÍLIA- ESCOLA NO SÉCULO XXI
title_full NOTAS EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A INTER-RELAÇÃO FAMÍLIA- ESCOLA NO SÉCULO XXI
title_fullStr NOTAS EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A INTER-RELAÇÃO FAMÍLIA- ESCOLA NO SÉCULO XXI
title_full_unstemmed NOTAS EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A INTER-RELAÇÃO FAMÍLIA- ESCOLA NO SÉCULO XXI
title_sort NOTAS EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A INTER-RELAÇÃO FAMÍLIA- ESCOLA NO SÉCULO XXI
author de Santana, Wilder Kleber Fernandes
author_facet de Santana, Wilder Kleber Fernandes
Araújo, Arleide Gomes Siqueira
de Sene, Marcus Garcia
author_role author
author2 Araújo, Arleide Gomes Siqueira
de Sene, Marcus Garcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Santana, Wilder Kleber Fernandes
Araújo, Arleide Gomes Siqueira
de Sene, Marcus Garcia
description O presente artigo se propõe a delimitar como objeto de estudo a interrelação família-escola no século XXI. Para nortear tal discussão, são tecidas notas epistemológicas em perspectiva da inclusão. Para subsidiar nossas reflexões, recorremos a autores como Oliveira (2000), Kreppner (2000), Mahoney (2002), dentre outros. Nossa justificativa em trabalhar com esta temática se concretiza na compreensão das dificuldades enfrentadas por profissionais da educação no que se refere à participação ativa das famílias e sua contribuição para o desenvolvimento social e cultural do indivíduo. Ao evidenciarem-se lacunas, uma vez que a família não tem reconhecido seu papel de mediadora nem a função integralizadora da escola, urge tal discussão em âmbito educacional no intuito de repensar esses possíveis diálogos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/210
url http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/210/335
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/210/336
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/210/337
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/210/338
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Falange Miúda
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Falange Miúda
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/epub+zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem
publisher.none.fl_str_mv Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem
dc.source.none.fl_str_mv Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem; v. 4 n. 1 (2019): Saberes discentes: renovações; 122 - 134
2525-5169
reponame:Revista Falange Miúda
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Falange Miúda
collection Revista Falange Miúda
repository.name.fl_str_mv Revista Falange Miúda - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv caobenassi@hotmail.com contato@falangemiuda.com.br
_version_ 1782102751511052288