MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E JULGAMENTO DE DILEMAS MORAIS:: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA GENÉTICA À EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6718 |
Resumo: | O fenômeno da violência dentro das escolas vem crescendo nos últimos anos, preocupando os gestores que procuram formas de lidar com essa realidade social. Assim surge a mediação dos conflitos escolares, que é uma técnica oriunda do sistema judiciário que pretende trazer novos ares às escolas, com promessas de amenizar as situações de violência nas escolas. Essa técnica tem como princípio acordos e diálogos, mediados por um grupo de alunos previamente selecionado, entre professores/alunos ou entre alunos/alunos que se desentendem dentro do ambiente escolar. O trabalho investiga se a mediação de conflitos escolares repercute no desenvolvimento do julgamento moral dos alunos mediadores na perspectiva piagetiano/kohlbergiana. A metodologia empregada foi o método clínico piagetiano utilizando entrevistas com dilemas. Dois grupos de alunos participaram da pesquisa: um grupo de alunos mediadores e outro grupo de alunos não mediadores da mesma escola. Os resultados pontam na direção sociomoral da etapa da heteronomia. A mediação de conflitos escolares não demonstra mudança significativa no desenvolvimento do julgamento sociomoral dos alunos pesquisados, envolvidos diretamente no programa de mediação. Nesse sentido, este artigo propicia uma reflexão sobre as técnicas de mediações de conflitos escolares e seu papel na construção da autonomia piagetiana e do desenvolvimento sociomoral pós-convencional de Kohlberg. |
id |
UNESP-35_007d41c5e0c1e174358e48fce7361269 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/6718 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E JULGAMENTO DE DILEMAS MORAIS:: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA GENÉTICA À EDUCAÇÃOMediação de conflito; Desenvolvimento Moral; Psicologia Educacional; Método Clínico.O fenômeno da violência dentro das escolas vem crescendo nos últimos anos, preocupando os gestores que procuram formas de lidar com essa realidade social. Assim surge a mediação dos conflitos escolares, que é uma técnica oriunda do sistema judiciário que pretende trazer novos ares às escolas, com promessas de amenizar as situações de violência nas escolas. Essa técnica tem como princípio acordos e diálogos, mediados por um grupo de alunos previamente selecionado, entre professores/alunos ou entre alunos/alunos que se desentendem dentro do ambiente escolar. O trabalho investiga se a mediação de conflitos escolares repercute no desenvolvimento do julgamento moral dos alunos mediadores na perspectiva piagetiano/kohlbergiana. A metodologia empregada foi o método clínico piagetiano utilizando entrevistas com dilemas. Dois grupos de alunos participaram da pesquisa: um grupo de alunos mediadores e outro grupo de alunos não mediadores da mesma escola. Os resultados pontam na direção sociomoral da etapa da heteronomia. A mediação de conflitos escolares não demonstra mudança significativa no desenvolvimento do julgamento sociomoral dos alunos pesquisados, envolvidos diretamente no programa de mediação. Nesse sentido, este artigo propicia uma reflexão sobre as técnicas de mediações de conflitos escolares e seu papel na construção da autonomia piagetiana e do desenvolvimento sociomoral pós-convencional de Kohlberg.Faculdade de Filosofia e Ciências2017-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/671810.36311/1984-1655.2016.v8n2.08.p161Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 8 n. 2 (2016); 161-188Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 8 No. 2 (2016); 161-188Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 8 Núm. 2 (2016); 161-1881984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6718/4401GUEDES, Julio Cledson de OliveiraPASCUAL, Jesus Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:26:31Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/6718Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2020-09-25T17:26:31Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E JULGAMENTO DE DILEMAS MORAIS:: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA GENÉTICA À EDUCAÇÃO |
title |
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E JULGAMENTO DE DILEMAS MORAIS:: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA GENÉTICA À EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E JULGAMENTO DE DILEMAS MORAIS:: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA GENÉTICA À EDUCAÇÃO GUEDES, Julio Cledson de Oliveira Mediação de conflito; Desenvolvimento Moral; Psicologia Educacional; Método Clínico. |
title_short |
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E JULGAMENTO DE DILEMAS MORAIS:: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA GENÉTICA À EDUCAÇÃO |
title_full |
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E JULGAMENTO DE DILEMAS MORAIS:: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA GENÉTICA À EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E JULGAMENTO DE DILEMAS MORAIS:: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA GENÉTICA À EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E JULGAMENTO DE DILEMAS MORAIS:: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA GENÉTICA À EDUCAÇÃO |
title_sort |
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E JULGAMENTO DE DILEMAS MORAIS:: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA GENÉTICA À EDUCAÇÃO |
author |
GUEDES, Julio Cledson de Oliveira |
author_facet |
GUEDES, Julio Cledson de Oliveira PASCUAL, Jesus Garcia |
author_role |
author |
author2 |
PASCUAL, Jesus Garcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GUEDES, Julio Cledson de Oliveira PASCUAL, Jesus Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação de conflito; Desenvolvimento Moral; Psicologia Educacional; Método Clínico. |
topic |
Mediação de conflito; Desenvolvimento Moral; Psicologia Educacional; Método Clínico. |
description |
O fenômeno da violência dentro das escolas vem crescendo nos últimos anos, preocupando os gestores que procuram formas de lidar com essa realidade social. Assim surge a mediação dos conflitos escolares, que é uma técnica oriunda do sistema judiciário que pretende trazer novos ares às escolas, com promessas de amenizar as situações de violência nas escolas. Essa técnica tem como princípio acordos e diálogos, mediados por um grupo de alunos previamente selecionado, entre professores/alunos ou entre alunos/alunos que se desentendem dentro do ambiente escolar. O trabalho investiga se a mediação de conflitos escolares repercute no desenvolvimento do julgamento moral dos alunos mediadores na perspectiva piagetiano/kohlbergiana. A metodologia empregada foi o método clínico piagetiano utilizando entrevistas com dilemas. Dois grupos de alunos participaram da pesquisa: um grupo de alunos mediadores e outro grupo de alunos não mediadores da mesma escola. Os resultados pontam na direção sociomoral da etapa da heteronomia. A mediação de conflitos escolares não demonstra mudança significativa no desenvolvimento do julgamento sociomoral dos alunos pesquisados, envolvidos diretamente no programa de mediação. Nesse sentido, este artigo propicia uma reflexão sobre as técnicas de mediações de conflitos escolares e seu papel na construção da autonomia piagetiana e do desenvolvimento sociomoral pós-convencional de Kohlberg. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6718 10.36311/1984-1655.2016.v8n2.08.p161 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6718 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2016.v8n2.08.p161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6718/4401 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 8 n. 2 (2016); 161-188 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 8 No. 2 (2016); 161-188 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 8 Núm. 2 (2016); 161-188 1984-1655 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049038258831360 |