MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E JULGAMENTO DE DILEMAS MORAIS:: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA GENÉTICA À EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUEDES, Julio Cledson de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: PASCUAL, Jesus Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6718
Resumo: O fenômeno da violência dentro das escolas vem crescendo nos últimos anos, preocupando os gestores que procuram formas de lidar com essa realidade social. Assim surge a mediação dos conflitos escolares, que é uma técnica oriunda do sistema judiciário que pretende trazer novos ares às escolas, com promessas de amenizar as situações de violência nas escolas. Essa técnica tem como princípio acordos e diálogos, mediados por um grupo de alunos previamente selecionado, entre professores/alunos ou entre alunos/alunos que se desentendem dentro do ambiente escolar. O trabalho investiga se a mediação de conflitos escolares repercute no desenvolvimento do julgamento moral dos alunos mediadores na perspectiva piagetiano/kohlbergiana. A metodologia empregada foi o método clínico piagetiano utilizando entrevistas com dilemas. Dois grupos de alunos participaram da pesquisa: um grupo de alunos mediadores e outro grupo de alunos não mediadores da mesma escola. Os resultados pontam na direção sociomoral da etapa da heteronomia. A mediação de conflitos escolares não demonstra mudança significativa no desenvolvimento do julgamento sociomoral dos alunos pesquisados, envolvidos diretamente no programa de mediação. Nesse sentido, este artigo propicia uma reflexão sobre as técnicas de mediações de conflitos escolares e seu papel na construção da autonomia piagetiana e do desenvolvimento sociomoral pós-convencional de Kohlberg.
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