MediaÃÃo de conflitos e o julgamento moral de aÃÃes: qual o tipo de parcerias em escolas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Julio Cledson de Oliveira Guedes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10801
Resumo: O conflito à um fenÃmeno natural dentro da sociedade. A busca para soluÃÃes pacÃficas para esses conflitos naturais està na base do sistema judiciÃrio de toda sociedade que busca cultivar determinados valores sociais. A medida que a sociedade cultiva os valores que favorecem a boa convivÃncia do coletivo, os conflitos que surgem passam a serem vistos como uma ameaÃa a esses valores de convivÃncia social. Por isso hà interesse que esses conflitos naturais sejam resolvidos de forma mais ordeira possÃvel para manter os valores sociais e morais que promovem essa boa convivÃncia. O fenÃmeno da violÃncia dentro da escola vem crescendo nos Ãltimos anos, preocupando os gestores escolares dos grandes centros urbanos que procuram saÃdas e formas de lidar com esse fenÃmeno social. Assim surge a mediaÃÃo dos conflitos escolares à uma tÃcnica trazida do sistema judiciÃrio para dentro das escolas com a intenÃÃo de trazer novos ares a escola e com a promessa de amenizar o fenÃmeno da violÃncia dentro da escola e que venha a trazer essa boa convivÃncia para dentro da escola. A mediaÃÃo de conflitos tem como princÃpio os acordos e os diÃlogos entre os professores e alunos e entre alunos que se desentendem dentro do ambiente escolar. Na formaÃÃo dessa equipe de mediadores dentro da escola sÃo escolhidos alunos que sÃo considerados pelos gestores da escola como alunos que causam transtornos ao ambiente de sala de aula. Esses alunos sÃo trazidos para equipe de mediadores para promoverem a resoluÃÃo de conflitos dentro da escola. Uma das estratÃgias para conseguir conter o crescente avanÃo do fenÃmeno da violÃncia na escola. O presente trabalho se interessou em perceber como a tÃcnica de mediaÃÃo de conflitos escolares repercute no desenvolvimento do julgamento moral dos alunos envolvidos na mediaÃÃo de conflitos escolares dentro da perspectiva piagetiana e kohlbergiana. Na metodologia foi utilizado o mÃtodo clÃnico piagetiano utilizando entrevistas com dilemas. Dois grupos de alunos foram utilizados na pesquisa: um grupo de alunos mediadores e em outro grupo de alunos nÃo mediadores da mesma escola que serviu de campo de pesquisa. Fazendo um comparativo das respostas dadas por cada grupo de alunos para podermos analisar dentro da perspectiva de Piaget e de Kohlberg. Os dados da pesquisa mostram uma forte heteronomia ainda presente nos alunos dos dois grupos pesquisados. E assim propiciando uma reflexÃo sobre as tÃcnicas de mediaÃÃes de conflitos escolares e seu papel na construÃÃo de uma autonomia piagetiana e de uma âcomunidade justaâ de Kohlberg.
id UFC_687f8b480f8ba4c3dd05166420202f5d
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7107
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMediaÃÃo de conflitos e o julgamento moral de aÃÃes: qual o tipo de parcerias em escolas?MEDIATION CONFLICT AND MORAL JUDGEMENT OF ACTIONS: WHAT TYPE OF PARTNERSHIP IN SCHOOLS?2013-08-26Jesus Garcia Pascual42523753115http://lattes.cnpq.br/2081755779926370 Ricardo Lincoln Laranjeira Barrocas06135439391http://lattes.cnpq.br/4073270450413062Rita de CÃssia Barbosa Paiva MagalhÃes37086081353http://lattes.cnpq.br/0351736925269307 42114608387http://lattes.cnpq.br/4091541420188058Julio Cledson de Oliveira GuedesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PsicologiaUFCBRMediaÃÃo de conflito Desenvolvimento Moral Psicologia Educacional MÃtodo ClÃnicoConflict Mediation Moral Development Educational Psychology Clinical MethodPSICOLOGIA EDUCACIONALO conflito à um fenÃmeno natural dentro da sociedade. A busca para soluÃÃes pacÃficas para esses conflitos naturais està na base do sistema judiciÃrio de toda sociedade que busca cultivar determinados valores sociais. A medida que a sociedade cultiva os valores que favorecem a boa convivÃncia do coletivo, os conflitos que surgem passam a serem vistos como uma ameaÃa a esses valores de convivÃncia social. Por isso hà interesse que esses conflitos naturais sejam resolvidos de forma mais ordeira possÃvel para manter os valores sociais e morais que promovem essa boa convivÃncia. O fenÃmeno da violÃncia dentro da escola vem crescendo nos Ãltimos anos, preocupando os gestores escolares dos grandes centros urbanos que procuram saÃdas e formas de lidar com esse fenÃmeno social. Assim surge a mediaÃÃo dos conflitos escolares à uma tÃcnica trazida do sistema judiciÃrio para dentro das escolas com a intenÃÃo de trazer novos ares a escola e com a promessa de amenizar o fenÃmeno da violÃncia dentro da escola e que venha a trazer essa boa convivÃncia para dentro da escola. A mediaÃÃo de conflitos tem como princÃpio os acordos e os diÃlogos entre os professores e alunos e entre alunos que se desentendem dentro do ambiente escolar. Na formaÃÃo dessa equipe de mediadores dentro da escola sÃo escolhidos alunos que sÃo considerados pelos gestores da escola como alunos que causam transtornos ao ambiente de sala de aula. Esses alunos sÃo trazidos para equipe de mediadores para promoverem a resoluÃÃo de conflitos dentro da escola. Uma das estratÃgias para conseguir conter o crescente avanÃo do fenÃmeno da violÃncia na escola. O presente trabalho se interessou em perceber como a tÃcnica de mediaÃÃo de conflitos escolares repercute no desenvolvimento do julgamento moral dos alunos envolvidos na mediaÃÃo de conflitos escolares dentro da perspectiva piagetiana e kohlbergiana. Na metodologia foi utilizado o mÃtodo clÃnico piagetiano utilizando entrevistas com dilemas. Dois grupos de alunos foram utilizados na pesquisa: um grupo de alunos mediadores e em outro grupo de alunos nÃo mediadores da mesma escola que serviu de campo de pesquisa. Fazendo um comparativo das respostas dadas por cada grupo de alunos para podermos analisar dentro da perspectiva de Piaget e de Kohlberg. Os dados da pesquisa mostram uma forte heteronomia ainda presente nos alunos dos dois grupos pesquisados. E assim propiciando uma reflexÃo sobre as tÃcnicas de mediaÃÃes de conflitos escolares e seu papel na construÃÃo de uma autonomia piagetiana e de uma âcomunidade justaâ de Kohlberg.Conflict is a natural phenomenon within society. The seeking for peaceful solutions to such conflicts is the natural basis of the legal system of any society that seeks to cultivate certain social values. As society cultivates values that favor the coexistence of collective conflicts that arise are to be seen as a threat to those values of social life. So there is natural interest that these conflicts are resolved in a more orderly as possible to maintain the social and moral values that promote this coexistence. The phenomenon of violence within the school has been growing in recent years, worrying school managers from large urban centers seeking outlets and ways to deal with this social phenomenon. Thus comes the mediation of conflicts school is a technique brought the judiciary into the schools with the intention of bringing new air school and with the promise of mitigating the phenomenon of violence within the school and will bring that good relationships inside school. Conflict Mediation has as principle agreements and dialogues between teachers and students and among students who quarrel within the school environment. In the formation of this team of mediators within the school are chosen students who are considered by the managers of the school as students who cause disturbances to the environment of the classroom. These students are brought to team of mediators to promote conflict resolution within the school. One of the strategies to achieve breakthrough contain the growing phenomenon of school violence. This study was interested in understanding how the technique of conflict mediation school affects the development of moral judgment of the students involved in the mediation of conflicts within the school and Kohlbergian/Piagetian perspective. Methodology was used in the Piagetian clinical method using interviews with dilemmas. Two groups of students were used in the study: a group of students and mediators in another group of students did not mediate the same school that served as a research field. Making a comparison of the responses given by each group of students so we can analyze from the perspective of Piaget and Kohlberg. The survey data show a strong heteronomy still present in the two groups of students surveyed. And thus providing a reflection on the techniques of mediation of school conflicts and their role in building a Piagetian autonomy and a KohlbergÂs "fair community".FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10801application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:57Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv MediaÃÃo de conflitos e o julgamento moral de aÃÃes: qual o tipo de parcerias em escolas?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv MEDIATION CONFLICT AND MORAL JUDGEMENT OF ACTIONS: WHAT TYPE OF PARTNERSHIP IN SCHOOLS?
title MediaÃÃo de conflitos e o julgamento moral de aÃÃes: qual o tipo de parcerias em escolas?
spellingShingle MediaÃÃo de conflitos e o julgamento moral de aÃÃes: qual o tipo de parcerias em escolas?
Julio Cledson de Oliveira Guedes
MediaÃÃo de conflito
Desenvolvimento Moral
Psicologia Educacional
MÃtodo ClÃnico
Conflict Mediation
Moral Development
Educational Psychology
Clinical Method
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short MediaÃÃo de conflitos e o julgamento moral de aÃÃes: qual o tipo de parcerias em escolas?
title_full MediaÃÃo de conflitos e o julgamento moral de aÃÃes: qual o tipo de parcerias em escolas?
title_fullStr MediaÃÃo de conflitos e o julgamento moral de aÃÃes: qual o tipo de parcerias em escolas?
title_full_unstemmed MediaÃÃo de conflitos e o julgamento moral de aÃÃes: qual o tipo de parcerias em escolas?
title_sort MediaÃÃo de conflitos e o julgamento moral de aÃÃes: qual o tipo de parcerias em escolas?
author Julio Cledson de Oliveira Guedes
author_facet Julio Cledson de Oliveira Guedes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jesus Garcia Pascual
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 42523753115
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2081755779926370
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ricardo Lincoln Laranjeira Barrocas
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 06135439391
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4073270450413062
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rita de CÃssia Barbosa Paiva MagalhÃes
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 37086081353
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0351736925269307
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 42114608387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4091541420188058
dc.contributor.author.fl_str_mv Julio Cledson de Oliveira Guedes
contributor_str_mv Jesus Garcia Pascual
Ricardo Lincoln Laranjeira Barrocas
Rita de CÃssia Barbosa Paiva MagalhÃes
dc.subject.por.fl_str_mv MediaÃÃo de conflito
Desenvolvimento Moral
Psicologia Educacional
MÃtodo ClÃnico
topic MediaÃÃo de conflito
Desenvolvimento Moral
Psicologia Educacional
MÃtodo ClÃnico
Conflict Mediation
Moral Development
Educational Psychology
Clinical Method
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Conflict Mediation
Moral Development
Educational Psychology
Clinical Method
dc.subject.cnpq.fl_str_mv PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O conflito à um fenÃmeno natural dentro da sociedade. A busca para soluÃÃes pacÃficas para esses conflitos naturais està na base do sistema judiciÃrio de toda sociedade que busca cultivar determinados valores sociais. A medida que a sociedade cultiva os valores que favorecem a boa convivÃncia do coletivo, os conflitos que surgem passam a serem vistos como uma ameaÃa a esses valores de convivÃncia social. Por isso hà interesse que esses conflitos naturais sejam resolvidos de forma mais ordeira possÃvel para manter os valores sociais e morais que promovem essa boa convivÃncia. O fenÃmeno da violÃncia dentro da escola vem crescendo nos Ãltimos anos, preocupando os gestores escolares dos grandes centros urbanos que procuram saÃdas e formas de lidar com esse fenÃmeno social. Assim surge a mediaÃÃo dos conflitos escolares à uma tÃcnica trazida do sistema judiciÃrio para dentro das escolas com a intenÃÃo de trazer novos ares a escola e com a promessa de amenizar o fenÃmeno da violÃncia dentro da escola e que venha a trazer essa boa convivÃncia para dentro da escola. A mediaÃÃo de conflitos tem como princÃpio os acordos e os diÃlogos entre os professores e alunos e entre alunos que se desentendem dentro do ambiente escolar. Na formaÃÃo dessa equipe de mediadores dentro da escola sÃo escolhidos alunos que sÃo considerados pelos gestores da escola como alunos que causam transtornos ao ambiente de sala de aula. Esses alunos sÃo trazidos para equipe de mediadores para promoverem a resoluÃÃo de conflitos dentro da escola. Uma das estratÃgias para conseguir conter o crescente avanÃo do fenÃmeno da violÃncia na escola. O presente trabalho se interessou em perceber como a tÃcnica de mediaÃÃo de conflitos escolares repercute no desenvolvimento do julgamento moral dos alunos envolvidos na mediaÃÃo de conflitos escolares dentro da perspectiva piagetiana e kohlbergiana. Na metodologia foi utilizado o mÃtodo clÃnico piagetiano utilizando entrevistas com dilemas. Dois grupos de alunos foram utilizados na pesquisa: um grupo de alunos mediadores e em outro grupo de alunos nÃo mediadores da mesma escola que serviu de campo de pesquisa. Fazendo um comparativo das respostas dadas por cada grupo de alunos para podermos analisar dentro da perspectiva de Piaget e de Kohlberg. Os dados da pesquisa mostram uma forte heteronomia ainda presente nos alunos dos dois grupos pesquisados. E assim propiciando uma reflexÃo sobre as tÃcnicas de mediaÃÃes de conflitos escolares e seu papel na construÃÃo de uma autonomia piagetiana e de uma âcomunidade justaâ de Kohlberg.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Conflict is a natural phenomenon within society. The seeking for peaceful solutions to such conflicts is the natural basis of the legal system of any society that seeks to cultivate certain social values. As society cultivates values that favor the coexistence of collective conflicts that arise are to be seen as a threat to those values of social life. So there is natural interest that these conflicts are resolved in a more orderly as possible to maintain the social and moral values that promote this coexistence. The phenomenon of violence within the school has been growing in recent years, worrying school managers from large urban centers seeking outlets and ways to deal with this social phenomenon. Thus comes the mediation of conflicts school is a technique brought the judiciary into the schools with the intention of bringing new air school and with the promise of mitigating the phenomenon of violence within the school and will bring that good relationships inside school. Conflict Mediation has as principle agreements and dialogues between teachers and students and among students who quarrel within the school environment. In the formation of this team of mediators within the school are chosen students who are considered by the managers of the school as students who cause disturbances to the environment of the classroom. These students are brought to team of mediators to promote conflict resolution within the school. One of the strategies to achieve breakthrough contain the growing phenomenon of school violence. This study was interested in understanding how the technique of conflict mediation school affects the development of moral judgment of the students involved in the mediation of conflicts within the school and Kohlbergian/Piagetian perspective. Methodology was used in the Piagetian clinical method using interviews with dilemmas. Two groups of students were used in the study: a group of students and mediators in another group of students did not mediate the same school that served as a research field. Making a comparison of the responses given by each group of students so we can analyze from the perspective of Piaget and Kohlberg. The survey data show a strong heteronomy still present in the two groups of students surveyed. And thus providing a reflection on the techniques of mediation of school conflicts and their role in building a Piagetian autonomy and a KohlbergÂs "fair community".
description O conflito à um fenÃmeno natural dentro da sociedade. A busca para soluÃÃes pacÃficas para esses conflitos naturais està na base do sistema judiciÃrio de toda sociedade que busca cultivar determinados valores sociais. A medida que a sociedade cultiva os valores que favorecem a boa convivÃncia do coletivo, os conflitos que surgem passam a serem vistos como uma ameaÃa a esses valores de convivÃncia social. Por isso hà interesse que esses conflitos naturais sejam resolvidos de forma mais ordeira possÃvel para manter os valores sociais e morais que promovem essa boa convivÃncia. O fenÃmeno da violÃncia dentro da escola vem crescendo nos Ãltimos anos, preocupando os gestores escolares dos grandes centros urbanos que procuram saÃdas e formas de lidar com esse fenÃmeno social. Assim surge a mediaÃÃo dos conflitos escolares à uma tÃcnica trazida do sistema judiciÃrio para dentro das escolas com a intenÃÃo de trazer novos ares a escola e com a promessa de amenizar o fenÃmeno da violÃncia dentro da escola e que venha a trazer essa boa convivÃncia para dentro da escola. A mediaÃÃo de conflitos tem como princÃpio os acordos e os diÃlogos entre os professores e alunos e entre alunos que se desentendem dentro do ambiente escolar. Na formaÃÃo dessa equipe de mediadores dentro da escola sÃo escolhidos alunos que sÃo considerados pelos gestores da escola como alunos que causam transtornos ao ambiente de sala de aula. Esses alunos sÃo trazidos para equipe de mediadores para promoverem a resoluÃÃo de conflitos dentro da escola. Uma das estratÃgias para conseguir conter o crescente avanÃo do fenÃmeno da violÃncia na escola. O presente trabalho se interessou em perceber como a tÃcnica de mediaÃÃo de conflitos escolares repercute no desenvolvimento do julgamento moral dos alunos envolvidos na mediaÃÃo de conflitos escolares dentro da perspectiva piagetiana e kohlbergiana. Na metodologia foi utilizado o mÃtodo clÃnico piagetiano utilizando entrevistas com dilemas. Dois grupos de alunos foram utilizados na pesquisa: um grupo de alunos mediadores e em outro grupo de alunos nÃo mediadores da mesma escola que serviu de campo de pesquisa. Fazendo um comparativo das respostas dadas por cada grupo de alunos para podermos analisar dentro da perspectiva de Piaget e de Kohlberg. Os dados da pesquisa mostram uma forte heteronomia ainda presente nos alunos dos dois grupos pesquisados. E assim propiciando uma reflexÃo sobre as tÃcnicas de mediaÃÃes de conflitos escolares e seu papel na construÃÃo de uma autonomia piagetiana e de uma âcomunidade justaâ de Kohlberg.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10801
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295180188549120