DA AÇÃO À COMPREENSÃO:: UM PASSEIO PELA TEORIA DE PIAGET

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KEBACH, Patrícia Fernanda Carmem
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6641
Resumo: Este artigo visa a trazer reflexões sobre os processos de construção de conheci-mento, partindo-se de uma visão construtivista e interacionista, com bases nas ideias de Piaget. Propõem-se, através deste ensaio teórico, que a ação precede a compreensão, durante os processos de aprendizagem, e se procura explicar a marcha da evolução do pensamento, utilizando-se os conceitos conectados aos tipos de abstração reflexionante explicados pelo autor. Diferencia-se também herança genética de herança cultural, através de uma revisão sobre os livros piagetianos que abordam a temática para tentar compreender qual o papel do meio e também do organismo na construção de conhecimento. Com o texto, procura-se responder a vários questionamentos referentes à dialética necessária entre ação e reflexão, que deve existir no contexto escolar, para que, de fato, os alunos consigam significar os conteúdos em jogo, tomando consciência de suas ações concretas e dos elementos que precisam ser compreendidos sobre dado conhecimento prático para poder explicá-lo, levando esta compreensão ao pla-no formal.
id UNESP-35_00ae0f480bac2a92862801c753baae5e
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/6641
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling DA AÇÃO À COMPREENSÃO:: UM PASSEIO PELA TEORIA DE PIAGETDialética entre ação e reflexão; Epistemologia Genética; Herança Genética X Herança Cultural; Abstração Reflexionante. Tomada de Consciência.Este artigo visa a trazer reflexões sobre os processos de construção de conheci-mento, partindo-se de uma visão construtivista e interacionista, com bases nas ideias de Piaget. Propõem-se, através deste ensaio teórico, que a ação precede a compreensão, durante os processos de aprendizagem, e se procura explicar a marcha da evolução do pensamento, utilizando-se os conceitos conectados aos tipos de abstração reflexionante explicados pelo autor. Diferencia-se também herança genética de herança cultural, através de uma revisão sobre os livros piagetianos que abordam a temática para tentar compreender qual o papel do meio e também do organismo na construção de conhecimento. Com o texto, procura-se responder a vários questionamentos referentes à dialética necessária entre ação e reflexão, que deve existir no contexto escolar, para que, de fato, os alunos consigam significar os conteúdos em jogo, tomando consciência de suas ações concretas e dos elementos que precisam ser compreendidos sobre dado conhecimento prático para poder explicá-lo, levando esta compreensão ao pla-no formal.Faculdade de Filosofia e Ciências2017-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/664110.36311/1984-1655.2016.v8n2.05.p79Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 8 n. 2 (2016); 79-104Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 8 No. 2 (2016); 79-104Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 8 Núm. 2 (2016); 79-1041984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6641/4357KEBACH, Patrícia Fernanda Carmeminfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:26:43Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/6641Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2020-09-25T17:26:43Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv DA AÇÃO À COMPREENSÃO:: UM PASSEIO PELA TEORIA DE PIAGET
title DA AÇÃO À COMPREENSÃO:: UM PASSEIO PELA TEORIA DE PIAGET
spellingShingle DA AÇÃO À COMPREENSÃO:: UM PASSEIO PELA TEORIA DE PIAGET
KEBACH, Patrícia Fernanda Carmem
Dialética entre ação e reflexão; Epistemologia Genética; Herança Genética X Herança Cultural; Abstração Reflexionante. Tomada de Consciência.
title_short DA AÇÃO À COMPREENSÃO:: UM PASSEIO PELA TEORIA DE PIAGET
title_full DA AÇÃO À COMPREENSÃO:: UM PASSEIO PELA TEORIA DE PIAGET
title_fullStr DA AÇÃO À COMPREENSÃO:: UM PASSEIO PELA TEORIA DE PIAGET
title_full_unstemmed DA AÇÃO À COMPREENSÃO:: UM PASSEIO PELA TEORIA DE PIAGET
title_sort DA AÇÃO À COMPREENSÃO:: UM PASSEIO PELA TEORIA DE PIAGET
author KEBACH, Patrícia Fernanda Carmem
author_facet KEBACH, Patrícia Fernanda Carmem
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv KEBACH, Patrícia Fernanda Carmem
dc.subject.por.fl_str_mv Dialética entre ação e reflexão; Epistemologia Genética; Herança Genética X Herança Cultural; Abstração Reflexionante. Tomada de Consciência.
topic Dialética entre ação e reflexão; Epistemologia Genética; Herança Genética X Herança Cultural; Abstração Reflexionante. Tomada de Consciência.
description Este artigo visa a trazer reflexões sobre os processos de construção de conheci-mento, partindo-se de uma visão construtivista e interacionista, com bases nas ideias de Piaget. Propõem-se, através deste ensaio teórico, que a ação precede a compreensão, durante os processos de aprendizagem, e se procura explicar a marcha da evolução do pensamento, utilizando-se os conceitos conectados aos tipos de abstração reflexionante explicados pelo autor. Diferencia-se também herança genética de herança cultural, através de uma revisão sobre os livros piagetianos que abordam a temática para tentar compreender qual o papel do meio e também do organismo na construção de conhecimento. Com o texto, procura-se responder a vários questionamentos referentes à dialética necessária entre ação e reflexão, que deve existir no contexto escolar, para que, de fato, os alunos consigam significar os conteúdos em jogo, tomando consciência de suas ações concretas e dos elementos que precisam ser compreendidos sobre dado conhecimento prático para poder explicá-lo, levando esta compreensão ao pla-no formal.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6641
10.36311/1984-1655.2016.v8n2.05.p79
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6641
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2016.v8n2.05.p79
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6641/4357
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 8 n. 2 (2016); 79-104
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 8 No. 2 (2016); 79-104
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 8 Núm. 2 (2016); 79-104
1984-1655
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049038249394176