DA AÇÃO À COMPREENSÃO:: UM PASSEIO PELA TEORIA DE PIAGET
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6641 |
Resumo: | Este artigo visa a trazer reflexões sobre os processos de construção de conheci-mento, partindo-se de uma visão construtivista e interacionista, com bases nas ideias de Piaget. Propõem-se, através deste ensaio teórico, que a ação precede a compreensão, durante os processos de aprendizagem, e se procura explicar a marcha da evolução do pensamento, utilizando-se os conceitos conectados aos tipos de abstração reflexionante explicados pelo autor. Diferencia-se também herança genética de herança cultural, através de uma revisão sobre os livros piagetianos que abordam a temática para tentar compreender qual o papel do meio e também do organismo na construção de conhecimento. Com o texto, procura-se responder a vários questionamentos referentes à dialética necessária entre ação e reflexão, que deve existir no contexto escolar, para que, de fato, os alunos consigam significar os conteúdos em jogo, tomando consciência de suas ações concretas e dos elementos que precisam ser compreendidos sobre dado conhecimento prático para poder explicá-lo, levando esta compreensão ao pla-no formal. |
id |
UNESP-35_00ae0f480bac2a92862801c753baae5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/6641 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
DA AÇÃO À COMPREENSÃO:: UM PASSEIO PELA TEORIA DE PIAGETDialética entre ação e reflexão; Epistemologia Genética; Herança Genética X Herança Cultural; Abstração Reflexionante. Tomada de Consciência.Este artigo visa a trazer reflexões sobre os processos de construção de conheci-mento, partindo-se de uma visão construtivista e interacionista, com bases nas ideias de Piaget. Propõem-se, através deste ensaio teórico, que a ação precede a compreensão, durante os processos de aprendizagem, e se procura explicar a marcha da evolução do pensamento, utilizando-se os conceitos conectados aos tipos de abstração reflexionante explicados pelo autor. Diferencia-se também herança genética de herança cultural, através de uma revisão sobre os livros piagetianos que abordam a temática para tentar compreender qual o papel do meio e também do organismo na construção de conhecimento. Com o texto, procura-se responder a vários questionamentos referentes à dialética necessária entre ação e reflexão, que deve existir no contexto escolar, para que, de fato, os alunos consigam significar os conteúdos em jogo, tomando consciência de suas ações concretas e dos elementos que precisam ser compreendidos sobre dado conhecimento prático para poder explicá-lo, levando esta compreensão ao pla-no formal.Faculdade de Filosofia e Ciências2017-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/664110.36311/1984-1655.2016.v8n2.05.p79Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 8 n. 2 (2016); 79-104Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 8 No. 2 (2016); 79-104Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 8 Núm. 2 (2016); 79-1041984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6641/4357KEBACH, Patrícia Fernanda Carmeminfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:26:43Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/6641Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2020-09-25T17:26:43Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DA AÇÃO À COMPREENSÃO:: UM PASSEIO PELA TEORIA DE PIAGET |
title |
DA AÇÃO À COMPREENSÃO:: UM PASSEIO PELA TEORIA DE PIAGET |
spellingShingle |
DA AÇÃO À COMPREENSÃO:: UM PASSEIO PELA TEORIA DE PIAGET KEBACH, Patrícia Fernanda Carmem Dialética entre ação e reflexão; Epistemologia Genética; Herança Genética X Herança Cultural; Abstração Reflexionante. Tomada de Consciência. |
title_short |
DA AÇÃO À COMPREENSÃO:: UM PASSEIO PELA TEORIA DE PIAGET |
title_full |
DA AÇÃO À COMPREENSÃO:: UM PASSEIO PELA TEORIA DE PIAGET |
title_fullStr |
DA AÇÃO À COMPREENSÃO:: UM PASSEIO PELA TEORIA DE PIAGET |
title_full_unstemmed |
DA AÇÃO À COMPREENSÃO:: UM PASSEIO PELA TEORIA DE PIAGET |
title_sort |
DA AÇÃO À COMPREENSÃO:: UM PASSEIO PELA TEORIA DE PIAGET |
author |
KEBACH, Patrícia Fernanda Carmem |
author_facet |
KEBACH, Patrícia Fernanda Carmem |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
KEBACH, Patrícia Fernanda Carmem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dialética entre ação e reflexão; Epistemologia Genética; Herança Genética X Herança Cultural; Abstração Reflexionante. Tomada de Consciência. |
topic |
Dialética entre ação e reflexão; Epistemologia Genética; Herança Genética X Herança Cultural; Abstração Reflexionante. Tomada de Consciência. |
description |
Este artigo visa a trazer reflexões sobre os processos de construção de conheci-mento, partindo-se de uma visão construtivista e interacionista, com bases nas ideias de Piaget. Propõem-se, através deste ensaio teórico, que a ação precede a compreensão, durante os processos de aprendizagem, e se procura explicar a marcha da evolução do pensamento, utilizando-se os conceitos conectados aos tipos de abstração reflexionante explicados pelo autor. Diferencia-se também herança genética de herança cultural, através de uma revisão sobre os livros piagetianos que abordam a temática para tentar compreender qual o papel do meio e também do organismo na construção de conhecimento. Com o texto, procura-se responder a vários questionamentos referentes à dialética necessária entre ação e reflexão, que deve existir no contexto escolar, para que, de fato, os alunos consigam significar os conteúdos em jogo, tomando consciência de suas ações concretas e dos elementos que precisam ser compreendidos sobre dado conhecimento prático para poder explicá-lo, levando esta compreensão ao pla-no formal. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6641 10.36311/1984-1655.2016.v8n2.05.p79 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6641 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2016.v8n2.05.p79 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6641/4357 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 8 n. 2 (2016); 79-104 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 8 No. 2 (2016); 79-104 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 8 Núm. 2 (2016); 79-104 1984-1655 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049038249394176 |