O ENSINO DOS JOGOS COOPERATIVOS E A INCLUSÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE JEAN PIAGET

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SIKORA, Giseli
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: PACHECO, Antonio Augusto Venetzi, VAGETTI, Gislaine Cristina, OLIVEIRA, Valdomiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7663
Resumo: A prática dos jogos cooperativos proporciona aos participantes um ambiente de múltiplas possibilidades e constitui-se como um recurso propício à educação inclusiva. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo, de cunho bibliográfico e documental, é refletir acerca do potencial contributivo dos jogos cooperativos, diante da proposta de inclusão escolar, tendo como base a teoria da Epistemologia Genética. Os jogos cooperativos apresentam elementos que são consonantes com a teoria de Jean Piaget e que contribuem para processo de inclusão e socialização de alunos com necessidades educativas especiais, atreladas ou não à deficiência, em âmbito escolar regular. No primeiro momento, são abordados os aspectos relativos à definição e estrutura dos jogos cooperativos; em seguida, discorre-se sobre a visão piagetiana acerca do conceito de cooperação; por último, são elencadas, com base nos pressupostos de Piaget, as possíveis contribuições dos jogos cooperativos para a educação inclusiva. Os resultados do estudo mostram que os princípios dos jogos cooperativos buscam o vivenciar de experiências interativas e favorecem o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, motores, sociais e afetivos dos participantes. Outrossim, a aproximação desses princípios com os contributos teóricos de Piaget, reforça ainda mais a necessidade da utilização de dinâmicas cooperativas como estratégia de práticas inclusivas em âmbito escolar.
id UNESP-35_04a58f6b75297a381ace4a499fa1335e
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/7663
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling O ENSINO DOS JOGOS COOPERATIVOS E A INCLUSÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE JEAN PIAGETA prática dos jogos cooperativos proporciona aos participantes um ambiente de múltiplas possibilidades e constitui-se como um recurso propício à educação inclusiva. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo, de cunho bibliográfico e documental, é refletir acerca do potencial contributivo dos jogos cooperativos, diante da proposta de inclusão escolar, tendo como base a teoria da Epistemologia Genética. Os jogos cooperativos apresentam elementos que são consonantes com a teoria de Jean Piaget e que contribuem para processo de inclusão e socialização de alunos com necessidades educativas especiais, atreladas ou não à deficiência, em âmbito escolar regular. No primeiro momento, são abordados os aspectos relativos à definição e estrutura dos jogos cooperativos; em seguida, discorre-se sobre a visão piagetiana acerca do conceito de cooperação; por último, são elencadas, com base nos pressupostos de Piaget, as possíveis contribuições dos jogos cooperativos para a educação inclusiva. Os resultados do estudo mostram que os princípios dos jogos cooperativos buscam o vivenciar de experiências interativas e favorecem o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, motores, sociais e afetivos dos participantes. Outrossim, a aproximação desses princípios com os contributos teóricos de Piaget, reforça ainda mais a necessidade da utilização de dinâmicas cooperativas como estratégia de práticas inclusivas em âmbito escolar.Faculdade de Filosofia e Ciências2018-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/766310.36311/1984-1655.2017.v9n2.05.p89Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 9 n. 2 (2017); 89-111Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 9 No. 2 (2017); 89-111Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 9 Núm. 2 (2017); 89-1111984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7663/4870SIKORA, GiseliPACHECO, Antonio Augusto VenetziVAGETTI, Gislaine CristinaOLIVEIRA, Valdomiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:25:45Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/7663Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2020-09-25T17:25:45Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DOS JOGOS COOPERATIVOS E A INCLUSÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE JEAN PIAGET
title O ENSINO DOS JOGOS COOPERATIVOS E A INCLUSÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE JEAN PIAGET
spellingShingle O ENSINO DOS JOGOS COOPERATIVOS E A INCLUSÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE JEAN PIAGET
SIKORA, Giseli
title_short O ENSINO DOS JOGOS COOPERATIVOS E A INCLUSÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE JEAN PIAGET
title_full O ENSINO DOS JOGOS COOPERATIVOS E A INCLUSÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE JEAN PIAGET
title_fullStr O ENSINO DOS JOGOS COOPERATIVOS E A INCLUSÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE JEAN PIAGET
title_full_unstemmed O ENSINO DOS JOGOS COOPERATIVOS E A INCLUSÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE JEAN PIAGET
title_sort O ENSINO DOS JOGOS COOPERATIVOS E A INCLUSÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE JEAN PIAGET
author SIKORA, Giseli
author_facet SIKORA, Giseli
PACHECO, Antonio Augusto Venetzi
VAGETTI, Gislaine Cristina
OLIVEIRA, Valdomiro de
author_role author
author2 PACHECO, Antonio Augusto Venetzi
VAGETTI, Gislaine Cristina
OLIVEIRA, Valdomiro de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SIKORA, Giseli
PACHECO, Antonio Augusto Venetzi
VAGETTI, Gislaine Cristina
OLIVEIRA, Valdomiro de
description A prática dos jogos cooperativos proporciona aos participantes um ambiente de múltiplas possibilidades e constitui-se como um recurso propício à educação inclusiva. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo, de cunho bibliográfico e documental, é refletir acerca do potencial contributivo dos jogos cooperativos, diante da proposta de inclusão escolar, tendo como base a teoria da Epistemologia Genética. Os jogos cooperativos apresentam elementos que são consonantes com a teoria de Jean Piaget e que contribuem para processo de inclusão e socialização de alunos com necessidades educativas especiais, atreladas ou não à deficiência, em âmbito escolar regular. No primeiro momento, são abordados os aspectos relativos à definição e estrutura dos jogos cooperativos; em seguida, discorre-se sobre a visão piagetiana acerca do conceito de cooperação; por último, são elencadas, com base nos pressupostos de Piaget, as possíveis contribuições dos jogos cooperativos para a educação inclusiva. Os resultados do estudo mostram que os princípios dos jogos cooperativos buscam o vivenciar de experiências interativas e favorecem o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, motores, sociais e afetivos dos participantes. Outrossim, a aproximação desses princípios com os contributos teóricos de Piaget, reforça ainda mais a necessidade da utilização de dinâmicas cooperativas como estratégia de práticas inclusivas em âmbito escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7663
10.36311/1984-1655.2017.v9n2.05.p89
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7663
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2017.v9n2.05.p89
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7663/4870
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 9 n. 2 (2017); 89-111
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 9 No. 2 (2017); 89-111
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 9 Núm. 2 (2017); 89-111
1984-1655
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049038300774400