A INTERSECÇÃO DO JOGO PEDAGÓGICO COM JEAN PIAGET

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Fernando Aparecido de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/12838
Resumo: Considerando a importância de Piaget para a pedagogia brasileira e a inserção cada vez maior dos jogos pedagógicos nos processos de ensino e aprendizagem como uma metodologia ativa, este artigo busca apresentar a ideia de se pensar o jogo pedagógico sob o aporte da Teoria de Jean Piaget. Para isso, inicialmente o artigo apresenta os principais aspectos da teoria de Piaget, culminando a discussão na relação que Piaget estabelece entre o jogo e o desenvolvimento do sujeito. Após a discussão desse assunto os autores seguem apresentando o conceito de jogo pedagógico, considerado por eles como o apropriado para o trabalho em questão, e partem para estabelecer a interface entre o jogo pedagógico e a teoria piagetiana, defendida pelos autores como aquela que deve respaldar o pensamento no momento de se pensar os aspectos pedagógicos do jogo. Por fim, os autores concluem o artigo ressaltando a necessidade de que os jogos pedagógicos, enquanto metodologias ativas, sejam pensados a partir de um referencial teórico consistente que discuta os processos de ensino e aprendizagem e, neste caso específico, que seja Jean Piaget este referencial.
id UNESP-35_4e6a8edd9db39485e65fc8b25e55a4f8
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/12838
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling A INTERSECÇÃO DO JOGO PEDAGÓGICO COM JEAN PIAGETPiagetJogo PedagógicoEnsinoAprendizagemConsiderando a importância de Piaget para a pedagogia brasileira e a inserção cada vez maior dos jogos pedagógicos nos processos de ensino e aprendizagem como uma metodologia ativa, este artigo busca apresentar a ideia de se pensar o jogo pedagógico sob o aporte da Teoria de Jean Piaget. Para isso, inicialmente o artigo apresenta os principais aspectos da teoria de Piaget, culminando a discussão na relação que Piaget estabelece entre o jogo e o desenvolvimento do sujeito. Após a discussão desse assunto os autores seguem apresentando o conceito de jogo pedagógico, considerado por eles como o apropriado para o trabalho em questão, e partem para estabelecer a interface entre o jogo pedagógico e a teoria piagetiana, defendida pelos autores como aquela que deve respaldar o pensamento no momento de se pensar os aspectos pedagógicos do jogo. Por fim, os autores concluem o artigo ressaltando a necessidade de que os jogos pedagógicos, enquanto metodologias ativas, sejam pensados a partir de um referencial teórico consistente que discuta os processos de ensino e aprendizagem e, neste caso específico, que seja Jean Piaget este referencial.Faculdade de Filosofia e Ciências2021-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1283810.36311/1984-1655.2021.v13n2.p118-153Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 13 n. 2 (2021); 118-153Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 13 No. 2 (2021); 118-153Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 13 Núm. 2 (2021); 118-1531984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/12838/8391Copyright (c) 2021 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Fernando Aparecido de Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa 2022-01-27T17:13:13Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/12838Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-01-27T17:13:13Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A INTERSECÇÃO DO JOGO PEDAGÓGICO COM JEAN PIAGET
title A INTERSECÇÃO DO JOGO PEDAGÓGICO COM JEAN PIAGET
spellingShingle A INTERSECÇÃO DO JOGO PEDAGÓGICO COM JEAN PIAGET
Moraes, Fernando Aparecido de
Piaget
Jogo Pedagógico
Ensino
Aprendizagem
title_short A INTERSECÇÃO DO JOGO PEDAGÓGICO COM JEAN PIAGET
title_full A INTERSECÇÃO DO JOGO PEDAGÓGICO COM JEAN PIAGET
title_fullStr A INTERSECÇÃO DO JOGO PEDAGÓGICO COM JEAN PIAGET
title_full_unstemmed A INTERSECÇÃO DO JOGO PEDAGÓGICO COM JEAN PIAGET
title_sort A INTERSECÇÃO DO JOGO PEDAGÓGICO COM JEAN PIAGET
author Moraes, Fernando Aparecido de
author_facet Moraes, Fernando Aparecido de
Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
author_role author
author2 Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Fernando Aparecido de
Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Piaget
Jogo Pedagógico
Ensino
Aprendizagem
topic Piaget
Jogo Pedagógico
Ensino
Aprendizagem
description Considerando a importância de Piaget para a pedagogia brasileira e a inserção cada vez maior dos jogos pedagógicos nos processos de ensino e aprendizagem como uma metodologia ativa, este artigo busca apresentar a ideia de se pensar o jogo pedagógico sob o aporte da Teoria de Jean Piaget. Para isso, inicialmente o artigo apresenta os principais aspectos da teoria de Piaget, culminando a discussão na relação que Piaget estabelece entre o jogo e o desenvolvimento do sujeito. Após a discussão desse assunto os autores seguem apresentando o conceito de jogo pedagógico, considerado por eles como o apropriado para o trabalho em questão, e partem para estabelecer a interface entre o jogo pedagógico e a teoria piagetiana, defendida pelos autores como aquela que deve respaldar o pensamento no momento de se pensar os aspectos pedagógicos do jogo. Por fim, os autores concluem o artigo ressaltando a necessidade de que os jogos pedagógicos, enquanto metodologias ativas, sejam pensados a partir de um referencial teórico consistente que discuta os processos de ensino e aprendizagem e, neste caso específico, que seja Jean Piaget este referencial.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/12838
10.36311/1984-1655.2021.v13n2.p118-153
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/12838
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2021.v13n2.p118-153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/12838/8391
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 13 n. 2 (2021); 118-153
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 13 No. 2 (2021); 118-153
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 13 Núm. 2 (2021); 118-153
1984-1655
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049038661484544