Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade à luz da Epistemologia Genética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DOLLE, Jean-Marie
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5349
Resumo: A Psicologia Genética, ou o estudo da gênese dos “mecanismos” do conhecimento permitiu a fundação da epistemologia genética e destacar a existência do sujeito epistêmico ou universal. A Fundação do Centre International d’Epistémologie Génétique, em Genebra, favoreceu as pes-quisas sobre a construção das noções mais gerais observáveis na criança e no cientista, numa perspectiva interdisciplinar que vai além da multidisciplinaridade. O método interdisciplinar foi aquele que Piaget e seus discípulos praticaram durante toda sua carreira. E seus escritos confirmam esta escolha. As analogias entre os procedimentos infantis de constituição de noções tais como o espaço, a causalidade, etc. levaram-no, além disso, a praticar o método histórico-crítico, de comparação entre a história de certas concepções científicas e as invenções das crian-ças. Isto dito, Piaget acreditava que a transdisciplinaridade não era, no estado atual dos conhe-cimentos, mais do que um “sonho”, asserção que o físico Bessarab Nicolescu não aceita inte-gralmente, preferindo tentar a aventura. Segundo ele, a transdisciplinaridade significa ao mesmo tempo “o que está entre”, o que “atravessa”, e o que está “além”. Seu trabalho se concentra, naturalmente nos dois primeiros sentidos da palavra.
id UNESP-35_0517b0908a68fc7e336237afa4478af5
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5349
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade à luz da Epistemologia GenéticaMultidisciplinaridade, interdisciplinaridade; transdisciplinaridadeA Psicologia Genética, ou o estudo da gênese dos “mecanismos” do conhecimento permitiu a fundação da epistemologia genética e destacar a existência do sujeito epistêmico ou universal. A Fundação do Centre International d’Epistémologie Génétique, em Genebra, favoreceu as pes-quisas sobre a construção das noções mais gerais observáveis na criança e no cientista, numa perspectiva interdisciplinar que vai além da multidisciplinaridade. O método interdisciplinar foi aquele que Piaget e seus discípulos praticaram durante toda sua carreira. E seus escritos confirmam esta escolha. As analogias entre os procedimentos infantis de constituição de noções tais como o espaço, a causalidade, etc. levaram-no, além disso, a praticar o método histórico-crítico, de comparação entre a história de certas concepções científicas e as invenções das crian-ças. Isto dito, Piaget acreditava que a transdisciplinaridade não era, no estado atual dos conhe-cimentos, mais do que um “sonho”, asserção que o físico Bessarab Nicolescu não aceita inte-gralmente, preferindo tentar a aventura. Segundo ele, a transdisciplinaridade significa ao mesmo tempo “o que está entre”, o que “atravessa”, e o que está “além”. Seu trabalho se concentra, naturalmente nos dois primeiros sentidos da palavra.Faculdade de Filosofia e Ciências2015-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/534910.36311/1984-1655.2015.v7n1.p4-31Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 7 n. 1 (2015); 4-31Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 7 No. 1 (2015); 4-31Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 7 Núm. 1 (2015); 4-311984-165510.5555/repeg.v7i1reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5349/3739DOLLE, Jean-Marieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:27:21Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5349Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2020-09-25T17:27:21Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade à luz da Epistemologia Genética
title Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade à luz da Epistemologia Genética
spellingShingle Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade à luz da Epistemologia Genética
DOLLE, Jean-Marie
Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade; transdisciplinaridade
title_short Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade à luz da Epistemologia Genética
title_full Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade à luz da Epistemologia Genética
title_fullStr Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade à luz da Epistemologia Genética
title_full_unstemmed Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade à luz da Epistemologia Genética
title_sort Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade à luz da Epistemologia Genética
author DOLLE, Jean-Marie
author_facet DOLLE, Jean-Marie
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DOLLE, Jean-Marie
dc.subject.por.fl_str_mv Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade; transdisciplinaridade
topic Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade; transdisciplinaridade
description A Psicologia Genética, ou o estudo da gênese dos “mecanismos” do conhecimento permitiu a fundação da epistemologia genética e destacar a existência do sujeito epistêmico ou universal. A Fundação do Centre International d’Epistémologie Génétique, em Genebra, favoreceu as pes-quisas sobre a construção das noções mais gerais observáveis na criança e no cientista, numa perspectiva interdisciplinar que vai além da multidisciplinaridade. O método interdisciplinar foi aquele que Piaget e seus discípulos praticaram durante toda sua carreira. E seus escritos confirmam esta escolha. As analogias entre os procedimentos infantis de constituição de noções tais como o espaço, a causalidade, etc. levaram-no, além disso, a praticar o método histórico-crítico, de comparação entre a história de certas concepções científicas e as invenções das crian-ças. Isto dito, Piaget acreditava que a transdisciplinaridade não era, no estado atual dos conhe-cimentos, mais do que um “sonho”, asserção que o físico Bessarab Nicolescu não aceita inte-gralmente, preferindo tentar a aventura. Segundo ele, a transdisciplinaridade significa ao mesmo tempo “o que está entre”, o que “atravessa”, e o que está “além”. Seu trabalho se concentra, naturalmente nos dois primeiros sentidos da palavra.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5349
10.36311/1984-1655.2015.v7n1.p4-31
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5349
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2015.v7n1.p4-31
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5349/3739
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 7 n. 1 (2015); 4-31
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 7 No. 1 (2015); 4-31
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 7 Núm. 1 (2015); 4-31
1984-1655
10.5555/repeg.v7i1
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049038212694016