Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade à luz da Epistemologia Genética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5349 |
Resumo: | A Psicologia Genética, ou o estudo da gênese dos “mecanismos” do conhecimento permitiu a fundação da epistemologia genética e destacar a existência do sujeito epistêmico ou universal. A Fundação do Centre International d’Epistémologie Génétique, em Genebra, favoreceu as pes-quisas sobre a construção das noções mais gerais observáveis na criança e no cientista, numa perspectiva interdisciplinar que vai além da multidisciplinaridade. O método interdisciplinar foi aquele que Piaget e seus discípulos praticaram durante toda sua carreira. E seus escritos confirmam esta escolha. As analogias entre os procedimentos infantis de constituição de noções tais como o espaço, a causalidade, etc. levaram-no, além disso, a praticar o método histórico-crítico, de comparação entre a história de certas concepções científicas e as invenções das crian-ças. Isto dito, Piaget acreditava que a transdisciplinaridade não era, no estado atual dos conhe-cimentos, mais do que um “sonho”, asserção que o físico Bessarab Nicolescu não aceita inte-gralmente, preferindo tentar a aventura. Segundo ele, a transdisciplinaridade significa ao mesmo tempo “o que está entre”, o que “atravessa”, e o que está “além”. Seu trabalho se concentra, naturalmente nos dois primeiros sentidos da palavra. |
id |
UNESP-35_0517b0908a68fc7e336237afa4478af5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5349 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade à luz da Epistemologia GenéticaMultidisciplinaridade, interdisciplinaridade; transdisciplinaridadeA Psicologia Genética, ou o estudo da gênese dos “mecanismos” do conhecimento permitiu a fundação da epistemologia genética e destacar a existência do sujeito epistêmico ou universal. A Fundação do Centre International d’Epistémologie Génétique, em Genebra, favoreceu as pes-quisas sobre a construção das noções mais gerais observáveis na criança e no cientista, numa perspectiva interdisciplinar que vai além da multidisciplinaridade. O método interdisciplinar foi aquele que Piaget e seus discípulos praticaram durante toda sua carreira. E seus escritos confirmam esta escolha. As analogias entre os procedimentos infantis de constituição de noções tais como o espaço, a causalidade, etc. levaram-no, além disso, a praticar o método histórico-crítico, de comparação entre a história de certas concepções científicas e as invenções das crian-ças. Isto dito, Piaget acreditava que a transdisciplinaridade não era, no estado atual dos conhe-cimentos, mais do que um “sonho”, asserção que o físico Bessarab Nicolescu não aceita inte-gralmente, preferindo tentar a aventura. Segundo ele, a transdisciplinaridade significa ao mesmo tempo “o que está entre”, o que “atravessa”, e o que está “além”. Seu trabalho se concentra, naturalmente nos dois primeiros sentidos da palavra.Faculdade de Filosofia e Ciências2015-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/534910.36311/1984-1655.2015.v7n1.p4-31Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 7 n. 1 (2015); 4-31Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 7 No. 1 (2015); 4-31Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 7 Núm. 1 (2015); 4-311984-165510.5555/repeg.v7i1reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5349/3739DOLLE, Jean-Marieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:27:21Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5349Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2020-09-25T17:27:21Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade à luz da Epistemologia Genética |
title |
Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade à luz da Epistemologia Genética |
spellingShingle |
Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade à luz da Epistemologia Genética DOLLE, Jean-Marie Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade; transdisciplinaridade |
title_short |
Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade à luz da Epistemologia Genética |
title_full |
Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade à luz da Epistemologia Genética |
title_fullStr |
Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade à luz da Epistemologia Genética |
title_full_unstemmed |
Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade à luz da Epistemologia Genética |
title_sort |
Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade à luz da Epistemologia Genética |
author |
DOLLE, Jean-Marie |
author_facet |
DOLLE, Jean-Marie |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DOLLE, Jean-Marie |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade; transdisciplinaridade |
topic |
Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade; transdisciplinaridade |
description |
A Psicologia Genética, ou o estudo da gênese dos “mecanismos” do conhecimento permitiu a fundação da epistemologia genética e destacar a existência do sujeito epistêmico ou universal. A Fundação do Centre International d’Epistémologie Génétique, em Genebra, favoreceu as pes-quisas sobre a construção das noções mais gerais observáveis na criança e no cientista, numa perspectiva interdisciplinar que vai além da multidisciplinaridade. O método interdisciplinar foi aquele que Piaget e seus discípulos praticaram durante toda sua carreira. E seus escritos confirmam esta escolha. As analogias entre os procedimentos infantis de constituição de noções tais como o espaço, a causalidade, etc. levaram-no, além disso, a praticar o método histórico-crítico, de comparação entre a história de certas concepções científicas e as invenções das crian-ças. Isto dito, Piaget acreditava que a transdisciplinaridade não era, no estado atual dos conhe-cimentos, mais do que um “sonho”, asserção que o físico Bessarab Nicolescu não aceita inte-gralmente, preferindo tentar a aventura. Segundo ele, a transdisciplinaridade significa ao mesmo tempo “o que está entre”, o que “atravessa”, e o que está “além”. Seu trabalho se concentra, naturalmente nos dois primeiros sentidos da palavra. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5349 10.36311/1984-1655.2015.v7n1.p4-31 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5349 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2015.v7n1.p4-31 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5349/3739 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 7 n. 1 (2015); 4-31 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 7 No. 1 (2015); 4-31 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 7 Núm. 1 (2015); 4-31 1984-1655 10.5555/repeg.v7i1 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049038212694016 |