Supernanny e S.O.S. Babá:: Um Olhar Construtivista sobre os Procedimento Empregados
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/579 |
Resumo: | Essa pesquisa teve como objetivos investigar os procedimentos mais utilizados nos programas SuperNanny e S.O.S. Babá para conseguir a bediência e a melhoria das relações entre pais e filhos, assim como, analisar as prováveis consequências destes para o desenvolvimento moral das Crianças, de acordo com a perspectiva construtivista piagetiana. Para coletar os dados, foram gravados seis episódios de cada programa, analisando-os qualitativa e quantitativamente. Nesses episódios, os principais procedimentos utilizados são: colocação de regras, elaboração da rotina, estratégias para expressão de sentimentos, emprego de sanções e de recompensas. Tais procedimentos melhoram as relações na família, todavia a obediência das crianças às regras parece ser decorrente mais das relações de respeito unilateral, do medo das punições e de querer a recompensa, do que por compreender a necessidade das mesmas, o que colabora para a manutenção da “heteronomia”. |
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Supernanny e S.O.S. Babá:: Um Olhar Construtivista sobre os Procedimento EmpregadosDesenvolvimento Moral; Pais e Filhos: Relações; Construtivismo: Educação; Televisão; Conflitos InterpessoaisEssa pesquisa teve como objetivos investigar os procedimentos mais utilizados nos programas SuperNanny e S.O.S. Babá para conseguir a bediência e a melhoria das relações entre pais e filhos, assim como, analisar as prováveis consequências destes para o desenvolvimento moral das Crianças, de acordo com a perspectiva construtivista piagetiana. Para coletar os dados, foram gravados seis episódios de cada programa, analisando-os qualitativa e quantitativamente. Nesses episódios, os principais procedimentos utilizados são: colocação de regras, elaboração da rotina, estratégias para expressão de sentimentos, emprego de sanções e de recompensas. Tais procedimentos melhoram as relações na família, todavia a obediência das crianças às regras parece ser decorrente mais das relações de respeito unilateral, do medo das punições e de querer a recompensa, do que por compreender a necessidade das mesmas, o que colabora para a manutenção da “heteronomia”.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/57910.36311/1984-1655.2009.v2n3.579Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 2 n. 3 (2009); 160-194Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 No. 3 (2009); 160-194Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 Núm. 3 (2009); 160-1941984-165510.5555/repeg.v2i3reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/579/463Copyright (c) 2009 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessVinha, Telma PileggiBasseto, Cintia Regina de CamargoVicentin, Marcia ReginaFerrari, Maria Teresa Baptistella2022-02-01T17:55:56Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/579Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-01T17:55:56Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
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