"Tá na hora de chamar a Supernanny?": um estudo de recepção sobre os dilemas contemporâneos na educação de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Achcar, Juliana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122813
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.
id UFSC_052beb83a21a1ad45a2e8fcdead0330e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/122813
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling "Tá na hora de chamar a Supernanny?": um estudo de recepção sobre os dilemas contemporâneos na educação de criançasTá na hora de chamar a Supernanny?EducaçãoCriançasEducaçãoFlorianópolis (SC)FamiliaPais e filhosTelevisao e familiaReality shows (Programas de televisão)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.O trabalho tem como horizonte temático a ideia de que educar crianças pequenas, dentro da família, mostra-se como uma questão complexa nos dias de hoje, o que pode ser verificado pelo crescimento de manuais e outros produtos culturais que abordam o tema: livros, revistas, artigos, sites, blogs, seriados, reality shows. O programa de televisão SuperNanny é um exemplo destes materiais que têm o objetivo de "ensinar" os pais a educar seus filhos. A presente pesquisa pretende contribuir para caracterizar o cenário social e educativo em que tal Programa alcança elevados índices de audiência, e principalmente compreender como as famílias - especificamente um grupo de mães da cidade de Florianópolis - no quadro de contextos socioculturais distintos, recebem o Programa e usam as estratégias nele ensinadas no cotidiano da educação de suas crianças. Para isso, foram realizadas e analisadas entrevistas semiestruturadas com mães que fazem ou fizeram parte da audiência do Programa SuperNanny. A pesquisa se fundamenta teórica-metodologicamente nos estudos latino-americanos de recepção, especialmente em Martín-Barbero, e em autores como Arendt, Foucault, Buckingham, e Fischer. Nessa pesquisa evidenciou-se que, frente às mudanças das instituições que se ocupavam das crianças, dentre elas a família, há uma produção discursiva sobre a crise da autoridade familiar e a crescente busca pelo mercado de especialistas. O Programa SuperNanny, ao transformar os dilemas familiares em espetáculo também através das técnicas apresentadas no Programa, serviu como uma das referências para as mães aprenderem a educar seus filhos, sugerindo que parte da audiência do Programa deve-se também à falta de interlocução no cotidiano sobre a temática da educação dos filhos e às incertezas que permeiam o cotidiano das famílias na vida contemporânea. <br>Abstract : Educating young children, within the family, appears to be a complex issue today, which can be verified by the proliferation of manuals and other cultural products that address the theme: books, magazines, articles, websites, blogs, series, reality shows. The TV show SuperNanny is an example of these materials that are intended to "teach" parents how to educate their children. This research aims at contributing to characterize the social and educational scenario in which such TV show reaches high audience ratings, and especially to understand how families - specifically a group of mothers from the city of Florianópolis - within different sociocultural contexts, produce meanings from the TV show and use the strategies taught on it in the daily education of their children. Semi-structured interviews were conducted with mothers who are or have been part of the SuperNanny audience. The research is based on theoretical and methodological Latin American studies of reception, especially in MARTÍN-BARBERO, and on other authors like ARENDT, FOUCAULT, BUCKINGHAM and FISCHER . In this resear ch it became clear that, in the face of changes of the institutions that the children were engaged, among them the family, there is a discursive production on the crisis of family authority and the growing quest for experts. The Tv program SuperNanny, by turning the familiar dilemmas into a entertainment show also through the techniques presented in the program, served as one reference to the mothers learn how to educate their children, suggesting that part of the audience of the Tv Show it should also be due the lack of daily interlocution about the education of children and uncertainties that surround the daily life of contemporary families.Girardello, GilkaUniversidade Federal de Santa CatarinaAchcar, Juliana2014-08-06T17:24:39Z2014-08-06T17:24:39Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis176 p.| il.application/pdf323939https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122813porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-25T14:27:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122813Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-25T14:27:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv "Tá na hora de chamar a Supernanny?": um estudo de recepção sobre os dilemas contemporâneos na educação de crianças
Tá na hora de chamar a Supernanny?
title "Tá na hora de chamar a Supernanny?": um estudo de recepção sobre os dilemas contemporâneos na educação de crianças
spellingShingle "Tá na hora de chamar a Supernanny?": um estudo de recepção sobre os dilemas contemporâneos na educação de crianças
Achcar, Juliana
Educação
Crianças
Educação
Florianópolis (SC)
Familia
Pais e filhos
Televisao e familia
Reality shows (Programas de televisão)
title_short "Tá na hora de chamar a Supernanny?": um estudo de recepção sobre os dilemas contemporâneos na educação de crianças
title_full "Tá na hora de chamar a Supernanny?": um estudo de recepção sobre os dilemas contemporâneos na educação de crianças
title_fullStr "Tá na hora de chamar a Supernanny?": um estudo de recepção sobre os dilemas contemporâneos na educação de crianças
title_full_unstemmed "Tá na hora de chamar a Supernanny?": um estudo de recepção sobre os dilemas contemporâneos na educação de crianças
title_sort "Tá na hora de chamar a Supernanny?": um estudo de recepção sobre os dilemas contemporâneos na educação de crianças
author Achcar, Juliana
author_facet Achcar, Juliana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Girardello, Gilka
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Achcar, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Crianças
Educação
Florianópolis (SC)
Familia
Pais e filhos
Televisao e familia
Reality shows (Programas de televisão)
topic Educação
Crianças
Educação
Florianópolis (SC)
Familia
Pais e filhos
Televisao e familia
Reality shows (Programas de televisão)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-08-06T17:24:39Z
2014-08-06T17:24:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 323939
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122813
identifier_str_mv 323939
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 176 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652365599866880