A SOLIDARIEDADE E IGUALDADE COMO CONDIÇÃO INICIAL E FINAL DA MORAL DO BEM: A GÊNESE DA NOÇÃO DE JUSTIÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dongo-Montoya, Adrian Oscar
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/13820
Resumo: Neste trabalho analisaremos os estudos de Piaget sobre o desenvolvimento da moral tendo como foco a noção de justiça, pois esta noção se constitui como a dimensão reguladora dos intercâmbios sociais. A hipótese de Piaget é a seguinte: a fonte fundamental da evolução da moral se encontra nas ações e interações das crianças que envolvem relações de solidariedade e igualdade, em oposição a explicações que postulam a sua origem na autoridade e nas relações de competição ou concorrência. Nosso estudo levará em conta os trabalhos teóricos iniciais bem como as suas pesquisas empíricas posteriores sobre o desenvolvimento moral na criança. Destacaremos a importância e originalidade da hipótese indicada na sua teoria da moralidade e no conjunto da sua obra.
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