A NOÇÃO DE JUSTIÇA NO TRÂNSITO NA PERSPECTIVA DE UMA ADOLESCENTE DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE PORTO ALEGRE: UM ESTUDO PRELIMINAR COM BASE NA TEORIA PIAGETIANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Taciana Brito de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Becker, Maria Luiza Rheingantz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9746
Resumo: Este artigo apresenta um estudo de caso que investiga a noção de justiça no trânsito presente nas respostas de uma adolescente do ensino médio da rede pública de Porto Alegre à uma entrevista realizada como estudo piloto para uma pesquisa de mestrado. O estudo é realizado com base na teoria piagetiana por sua relevância para as pesquisas sobre desenvolvimento moral na atualidade. A metodologia utilizada foi um roteiro de entrevista inspirado no Método Clínico de Jean Piaget. Destaca-se o processo de elaboração deste instrumento, que conta, dentre outros recursos, com dilemas elaborados a partir de histórias fictícias sobre o tema investigado. Após a realização de estudos pilotos, os resultados mostram que o roteiro de entrevista está adequado para ser aplicado aos casos múltiplos da referida pesquisa de mestrado. Quanto à noção de justiça presente nos argumentos apresentados neste estudo de caso, verifica-se que transitam entre as noções de justiça retributiva e distributiva, com maior incidência na justiça distributiva. Dessa forma, infere-se que as respostas apresentam descentração e reflexão compatíveis com a transição da heteronomia para a autonomia e da transição entre a ênfase na igualdade para a busca de equidade no juízo moral. Os dados analisados são esclarecedores para a compreensão da trajetória do pensamento da adolescente investigada, abrindo possibilidades de análise para os casos múltiplos e pesquisas futuras. Espera-se que esses resultados contribuam para o debate sobre a temática abordada e sobre as possibilidades de aprendizado e utilização das contribuições do Método Clínico na pesquisa qualitativa com entrevistas.
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