PIAGET E FREIRE: ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO MORAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Sabrina Sacoman Campos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9387
Resumo: Neste texto, relatamos as reflexões realizadas na mesa-redonda intitulada “Paulo Freire e Piaget”, que ocorreu no “V Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Educação Democrática e Novas Alternativas”, em 20 de novembro do 2018, na UNESP-Marília/SP. Para dar início ao diálogo, nos foi proposto contribuir com as reflexões sobre a Educação Democrática a partir das teorias de Freire e Piaget. Para tal, apoiados no estudo realizado em nossa pesquisa de doutorado, ressaltamos aspectos morais presentes na teoria de ambos os au-tores, evidenciando as aproximações que existem entre eles e relacionando com a Democracia e a Educação Democrática. Norteamos a discussão a partir dos con-ceitos “Respeito”, “Autonomia” e “Educação”. Com base nessas reflexões iniciais, lançamos questionamentos sobre os fins da educação, educação de qualidade, os procedimentos de educação moral, o contexto social, político e educacional atual, dentre outros. Iniciamos, então, um espaço de diálogo que, para além da referida mesa, precisa ser ampliado para os diversos meios em que a educação é o foco. A educação, em especial na atualidade, necessita de reflexões e ações que objetivem uma formação mais humana e justa para todos, visando a transformação das
id UNESP-35_1e8b9a89f6db6dbde2f23074e14aafd7
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/9387
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling PIAGET E FREIRE: ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO MORALPiagetFreireMoralEducação DemocráticaNeste texto, relatamos as reflexões realizadas na mesa-redonda intitulada “Paulo Freire e Piaget”, que ocorreu no “V Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Educação Democrática e Novas Alternativas”, em 20 de novembro do 2018, na UNESP-Marília/SP. Para dar início ao diálogo, nos foi proposto contribuir com as reflexões sobre a Educação Democrática a partir das teorias de Freire e Piaget. Para tal, apoiados no estudo realizado em nossa pesquisa de doutorado, ressaltamos aspectos morais presentes na teoria de ambos os au-tores, evidenciando as aproximações que existem entre eles e relacionando com a Democracia e a Educação Democrática. Norteamos a discussão a partir dos con-ceitos “Respeito”, “Autonomia” e “Educação”. Com base nessas reflexões iniciais, lançamos questionamentos sobre os fins da educação, educação de qualidade, os procedimentos de educação moral, o contexto social, político e educacional atual, dentre outros. Iniciamos, então, um espaço de diálogo que, para além da referida mesa, precisa ser ampliado para os diversos meios em que a educação é o foco. A educação, em especial na atualidade, necessita de reflexões e ações que objetivem uma formação mais humana e justa para todos, visando a transformação dasFaculdade de Filosofia e Ciências2019-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/938710.36311/1984-1655.2019.v11esp2.04.p54Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 11 (2019): Edição Especial; 54 - 97Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 (2019): Edição Especial; 54 - 97Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 (2019): Edição Especial; 54 - 971984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9387/5951Copyright (c) 2019 Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Sabrina Sacoman Campos2020-09-25T17:24:35Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/9387Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2020-09-25T17:24:35Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv PIAGET E FREIRE: ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO MORAL
title PIAGET E FREIRE: ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO MORAL
spellingShingle PIAGET E FREIRE: ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO MORAL
Alves, Sabrina Sacoman Campos
Piaget
Freire
Moral
Educação Democrática
title_short PIAGET E FREIRE: ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO MORAL
title_full PIAGET E FREIRE: ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO MORAL
title_fullStr PIAGET E FREIRE: ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO MORAL
title_full_unstemmed PIAGET E FREIRE: ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO MORAL
title_sort PIAGET E FREIRE: ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO MORAL
author Alves, Sabrina Sacoman Campos
author_facet Alves, Sabrina Sacoman Campos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Sabrina Sacoman Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Piaget
Freire
Moral
Educação Democrática
topic Piaget
Freire
Moral
Educação Democrática
description Neste texto, relatamos as reflexões realizadas na mesa-redonda intitulada “Paulo Freire e Piaget”, que ocorreu no “V Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Educação Democrática e Novas Alternativas”, em 20 de novembro do 2018, na UNESP-Marília/SP. Para dar início ao diálogo, nos foi proposto contribuir com as reflexões sobre a Educação Democrática a partir das teorias de Freire e Piaget. Para tal, apoiados no estudo realizado em nossa pesquisa de doutorado, ressaltamos aspectos morais presentes na teoria de ambos os au-tores, evidenciando as aproximações que existem entre eles e relacionando com a Democracia e a Educação Democrática. Norteamos a discussão a partir dos con-ceitos “Respeito”, “Autonomia” e “Educação”. Com base nessas reflexões iniciais, lançamos questionamentos sobre os fins da educação, educação de qualidade, os procedimentos de educação moral, o contexto social, político e educacional atual, dentre outros. Iniciamos, então, um espaço de diálogo que, para além da referida mesa, precisa ser ampliado para os diversos meios em que a educação é o foco. A educação, em especial na atualidade, necessita de reflexões e ações que objetivem uma formação mais humana e justa para todos, visando a transformação das
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9387
10.36311/1984-1655.2019.v11esp2.04.p54
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9387
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2019.v11esp2.04.p54
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9387/5951
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 11 (2019): Edição Especial; 54 - 97
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 (2019): Edição Especial; 54 - 97
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 (2019): Edição Especial; 54 - 97
1984-1655
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049038579695616