PIAGET E FREIRE: ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO MORAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9387 |
Resumo: | Neste texto, relatamos as reflexões realizadas na mesa-redonda intitulada “Paulo Freire e Piaget”, que ocorreu no “V Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Educação Democrática e Novas Alternativas”, em 20 de novembro do 2018, na UNESP-Marília/SP. Para dar início ao diálogo, nos foi proposto contribuir com as reflexões sobre a Educação Democrática a partir das teorias de Freire e Piaget. Para tal, apoiados no estudo realizado em nossa pesquisa de doutorado, ressaltamos aspectos morais presentes na teoria de ambos os au-tores, evidenciando as aproximações que existem entre eles e relacionando com a Democracia e a Educação Democrática. Norteamos a discussão a partir dos con-ceitos “Respeito”, “Autonomia” e “Educação”. Com base nessas reflexões iniciais, lançamos questionamentos sobre os fins da educação, educação de qualidade, os procedimentos de educação moral, o contexto social, político e educacional atual, dentre outros. Iniciamos, então, um espaço de diálogo que, para além da referida mesa, precisa ser ampliado para os diversos meios em que a educação é o foco. A educação, em especial na atualidade, necessita de reflexões e ações que objetivem uma formação mais humana e justa para todos, visando a transformação das |
id |
UNESP-35_1e8b9a89f6db6dbde2f23074e14aafd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/9387 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
PIAGET E FREIRE: ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO MORALPiagetFreireMoralEducação DemocráticaNeste texto, relatamos as reflexões realizadas na mesa-redonda intitulada “Paulo Freire e Piaget”, que ocorreu no “V Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Educação Democrática e Novas Alternativas”, em 20 de novembro do 2018, na UNESP-Marília/SP. Para dar início ao diálogo, nos foi proposto contribuir com as reflexões sobre a Educação Democrática a partir das teorias de Freire e Piaget. Para tal, apoiados no estudo realizado em nossa pesquisa de doutorado, ressaltamos aspectos morais presentes na teoria de ambos os au-tores, evidenciando as aproximações que existem entre eles e relacionando com a Democracia e a Educação Democrática. Norteamos a discussão a partir dos con-ceitos “Respeito”, “Autonomia” e “Educação”. Com base nessas reflexões iniciais, lançamos questionamentos sobre os fins da educação, educação de qualidade, os procedimentos de educação moral, o contexto social, político e educacional atual, dentre outros. Iniciamos, então, um espaço de diálogo que, para além da referida mesa, precisa ser ampliado para os diversos meios em que a educação é o foco. A educação, em especial na atualidade, necessita de reflexões e ações que objetivem uma formação mais humana e justa para todos, visando a transformação dasFaculdade de Filosofia e Ciências2019-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/938710.36311/1984-1655.2019.v11esp2.04.p54Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 11 (2019): Edição Especial; 54 - 97Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 (2019): Edição Especial; 54 - 97Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 (2019): Edição Especial; 54 - 971984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9387/5951Copyright (c) 2019 Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Sabrina Sacoman Campos2020-09-25T17:24:35Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/9387Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2020-09-25T17:24:35Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PIAGET E FREIRE: ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO MORAL |
title |
PIAGET E FREIRE: ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO MORAL |
spellingShingle |
PIAGET E FREIRE: ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO MORAL Alves, Sabrina Sacoman Campos Piaget Freire Moral Educação Democrática |
title_short |
PIAGET E FREIRE: ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO MORAL |
title_full |
PIAGET E FREIRE: ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO MORAL |
title_fullStr |
PIAGET E FREIRE: ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO MORAL |
title_full_unstemmed |
PIAGET E FREIRE: ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO MORAL |
title_sort |
PIAGET E FREIRE: ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO MORAL |
author |
Alves, Sabrina Sacoman Campos |
author_facet |
Alves, Sabrina Sacoman Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Sabrina Sacoman Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Piaget Freire Moral Educação Democrática |
topic |
Piaget Freire Moral Educação Democrática |
description |
Neste texto, relatamos as reflexões realizadas na mesa-redonda intitulada “Paulo Freire e Piaget”, que ocorreu no “V Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Educação Democrática e Novas Alternativas”, em 20 de novembro do 2018, na UNESP-Marília/SP. Para dar início ao diálogo, nos foi proposto contribuir com as reflexões sobre a Educação Democrática a partir das teorias de Freire e Piaget. Para tal, apoiados no estudo realizado em nossa pesquisa de doutorado, ressaltamos aspectos morais presentes na teoria de ambos os au-tores, evidenciando as aproximações que existem entre eles e relacionando com a Democracia e a Educação Democrática. Norteamos a discussão a partir dos con-ceitos “Respeito”, “Autonomia” e “Educação”. Com base nessas reflexões iniciais, lançamos questionamentos sobre os fins da educação, educação de qualidade, os procedimentos de educação moral, o contexto social, político e educacional atual, dentre outros. Iniciamos, então, um espaço de diálogo que, para além da referida mesa, precisa ser ampliado para os diversos meios em que a educação é o foco. A educação, em especial na atualidade, necessita de reflexões e ações que objetivem uma formação mais humana e justa para todos, visando a transformação das |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9387 10.36311/1984-1655.2019.v11esp2.04.p54 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9387 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2019.v11esp2.04.p54 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9387/5951 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 11 (2019): Edição Especial; 54 - 97 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 (2019): Edição Especial; 54 - 97 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 (2019): Edição Especial; 54 - 97 1984-1655 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049038579695616 |