A CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET E A EXPERIÊNCIA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
DOI: | 10.36311/1984-1655.2018.v10n2.08.p159 |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/8627 |
Resumo: | Este artigo questiona se um professor de educação infantil com anos de prática sabe diferenciar algumas características próprias do pensamento da criança, presentes na obra de Piaget, mesmo que não tenha lido, ouvido ou conhecido qualquer referência à Epistemologia Genética. Assume-se aqui a relevância da teoria piagetiana para a educação infantil, na atualidade. Questiona-se a relação teoria e prática na formação de professores de Educação Infantil. A partir dessa perspectiva, apresenta-se um estudo de caso com uma professora de crianças de 0 a 5 anos, realizado em maio de 2018, como estudo preliminar de uma disserta-ção de mestrado. Os resultados mostram que algumas das observações sobre as crianças, relatadas pela professora, são coerentes com as contribuições de Piaget no estudo da mentalidade infantil. A metodologia utilizada, baseada em entre-vista semiestruturada inspirada no método clínico de Jean Piaget foi considerada adequada aos objetivos da investigação. |
id |
UNESP-35_1fb297bc4d218cc7de7acea269c4c59a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/8627 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
spelling |
A CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET E A EXPERIÊNCIA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTILEpistemologia GenéticaFormação de professores de educação infantilMentalidade infantilEste artigo questiona se um professor de educação infantil com anos de prática sabe diferenciar algumas características próprias do pensamento da criança, presentes na obra de Piaget, mesmo que não tenha lido, ouvido ou conhecido qualquer referência à Epistemologia Genética. Assume-se aqui a relevância da teoria piagetiana para a educação infantil, na atualidade. Questiona-se a relação teoria e prática na formação de professores de Educação Infantil. A partir dessa perspectiva, apresenta-se um estudo de caso com uma professora de crianças de 0 a 5 anos, realizado em maio de 2018, como estudo preliminar de uma disserta-ção de mestrado. Os resultados mostram que algumas das observações sobre as crianças, relatadas pela professora, são coerentes com as contribuições de Piaget no estudo da mentalidade infantil. A metodologia utilizada, baseada em entre-vista semiestruturada inspirada no método clínico de Jean Piaget foi considerada adequada aos objetivos da investigação.Faculdade de Filosofia e Ciências2019-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/862710.36311/1984-1655.2018.v10n2.08.p159Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 10 n. 2 (2018); 159 - 187Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 10 No. 2 (2018); 159 - 187Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 10 Núm. 2 (2018); 159 - 1871984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/8627/5554BECKER, Maria Luiza RheingantzRODRIGUES, Tania Márcia da Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:25:10Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/8627Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2020-09-25T17:25:10Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET E A EXPERIÊNCIA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
A CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET E A EXPERIÊNCIA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
A CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET E A EXPERIÊNCIA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL A CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET E A EXPERIÊNCIA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL BECKER, Maria Luiza Rheingantz Epistemologia Genética Formação de professores de educação infantil Mentalidade infantil BECKER, Maria Luiza Rheingantz Epistemologia Genética Formação de professores de educação infantil Mentalidade infantil |
title_short |
A CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET E A EXPERIÊNCIA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
A CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET E A EXPERIÊNCIA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
A CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET E A EXPERIÊNCIA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL A CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET E A EXPERIÊNCIA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
A CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET E A EXPERIÊNCIA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL A CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET E A EXPERIÊNCIA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
A CONTRIBUIÇÃO DE PIAGET E A EXPERIÊNCIA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
BECKER, Maria Luiza Rheingantz |
author_facet |
BECKER, Maria Luiza Rheingantz BECKER, Maria Luiza Rheingantz RODRIGUES, Tania Márcia da Cunha RODRIGUES, Tania Márcia da Cunha |
author_role |
author |
author2 |
RODRIGUES, Tania Márcia da Cunha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BECKER, Maria Luiza Rheingantz RODRIGUES, Tania Márcia da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epistemologia Genética Formação de professores de educação infantil Mentalidade infantil |
topic |
Epistemologia Genética Formação de professores de educação infantil Mentalidade infantil |
description |
Este artigo questiona se um professor de educação infantil com anos de prática sabe diferenciar algumas características próprias do pensamento da criança, presentes na obra de Piaget, mesmo que não tenha lido, ouvido ou conhecido qualquer referência à Epistemologia Genética. Assume-se aqui a relevância da teoria piagetiana para a educação infantil, na atualidade. Questiona-se a relação teoria e prática na formação de professores de Educação Infantil. A partir dessa perspectiva, apresenta-se um estudo de caso com uma professora de crianças de 0 a 5 anos, realizado em maio de 2018, como estudo preliminar de uma disserta-ção de mestrado. Os resultados mostram que algumas das observações sobre as crianças, relatadas pela professora, são coerentes com as contribuições de Piaget no estudo da mentalidade infantil. A metodologia utilizada, baseada em entre-vista semiestruturada inspirada no método clínico de Jean Piaget foi considerada adequada aos objetivos da investigação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/8627 10.36311/1984-1655.2018.v10n2.08.p159 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/8627 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2018.v10n2.08.p159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/8627/5554 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 10 n. 2 (2018); 159 - 187 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 10 No. 2 (2018); 159 - 187 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 10 Núm. 2 (2018); 159 - 187 1984-1655 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1822182190583119872 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.36311/1984-1655.2018.v10n2.08.p159 |