A INFLUÊNCIA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS NAS PESQUISAS SOBRE ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR CRIANÇAS EM PROBLEMAS ADITIVOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7281 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar o estado da arte das pesquisas sobre es-tratégias utilizadas por crianças em problemas aditivos, particularmente nos primeiros anos escolares. Pode-se dizer que a Epistemologia Genética e a Teoria dos Campos Conceituais são referenciais teóricos recorrentes em trabalhos que abordam esta temática, que o processo de construção da operação de subtração é um pouco mais lento que o da adição e que a contagem é uma das primeiras estratégias utilizadas na resolução de problemas aditivos. |
id |
UNESP-35_265e5c2c1e827e5df419255f9ee5eaa9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/7281 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
A INFLUÊNCIA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS NAS PESQUISAS SOBRE ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR CRIANÇAS EM PROBLEMAS ADITIVOSO objetivo deste trabalho é apresentar o estado da arte das pesquisas sobre es-tratégias utilizadas por crianças em problemas aditivos, particularmente nos primeiros anos escolares. Pode-se dizer que a Epistemologia Genética e a Teoria dos Campos Conceituais são referenciais teóricos recorrentes em trabalhos que abordam esta temática, que o processo de construção da operação de subtração é um pouco mais lento que o da adição e que a contagem é uma das primeiras estratégias utilizadas na resolução de problemas aditivos.Faculdade de Filosofia e Ciências2017-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/728110.36311/1984-1655.2017.v9n1.04.p56Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 9 n. 1 (2017); 56-69Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 9 No. 1 (2017); 56-69Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 9 Núm. 1 (2017); 56-691984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7281/4615BECK, Vinicius CarvalhoSILVA, João Alberto dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:26:00Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/7281Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2020-09-25T17:26Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INFLUÊNCIA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS NAS PESQUISAS SOBRE ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR CRIANÇAS EM PROBLEMAS ADITIVOS |
title |
A INFLUÊNCIA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS NAS PESQUISAS SOBRE ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR CRIANÇAS EM PROBLEMAS ADITIVOS |
spellingShingle |
A INFLUÊNCIA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS NAS PESQUISAS SOBRE ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR CRIANÇAS EM PROBLEMAS ADITIVOS BECK, Vinicius Carvalho |
title_short |
A INFLUÊNCIA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS NAS PESQUISAS SOBRE ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR CRIANÇAS EM PROBLEMAS ADITIVOS |
title_full |
A INFLUÊNCIA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS NAS PESQUISAS SOBRE ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR CRIANÇAS EM PROBLEMAS ADITIVOS |
title_fullStr |
A INFLUÊNCIA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS NAS PESQUISAS SOBRE ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR CRIANÇAS EM PROBLEMAS ADITIVOS |
title_full_unstemmed |
A INFLUÊNCIA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS NAS PESQUISAS SOBRE ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR CRIANÇAS EM PROBLEMAS ADITIVOS |
title_sort |
A INFLUÊNCIA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS NAS PESQUISAS SOBRE ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR CRIANÇAS EM PROBLEMAS ADITIVOS |
author |
BECK, Vinicius Carvalho |
author_facet |
BECK, Vinicius Carvalho SILVA, João Alberto da |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, João Alberto da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BECK, Vinicius Carvalho SILVA, João Alberto da |
description |
O objetivo deste trabalho é apresentar o estado da arte das pesquisas sobre es-tratégias utilizadas por crianças em problemas aditivos, particularmente nos primeiros anos escolares. Pode-se dizer que a Epistemologia Genética e a Teoria dos Campos Conceituais são referenciais teóricos recorrentes em trabalhos que abordam esta temática, que o processo de construção da operação de subtração é um pouco mais lento que o da adição e que a contagem é uma das primeiras estratégias utilizadas na resolução de problemas aditivos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7281 10.36311/1984-1655.2017.v9n1.04.p56 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7281 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2017.v9n1.04.p56 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7281/4615 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 9 n. 1 (2017); 56-69 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 9 No. 1 (2017); 56-69 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 9 Núm. 1 (2017); 56-69 1984-1655 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049038286094336 |