A INTERSECÇÃO DO JOGO PEDAGÓGICO COM JEAN PIAGET
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/12838 |
Resumo: | Considerando a importância de Piaget para a pedagogia brasileira e a inserção cada vez maior dos jogos pedagógicos nos processos de ensino e aprendizagem como uma metodologia ativa, este artigo busca apresentar a ideia de se pensar o jogo pedagógico sob o aporte da Teoria de Jean Piaget. Para isso, inicialmente o artigo apresenta os principais aspectos da teoria de Piaget, culminando a discussão na relação que Piaget estabelece entre o jogo e o desenvolvimento do sujeito. Após a discussão desse assunto os autores seguem apresentando o conceito de jogo pedagógico, considerado por eles como o apropriado para o trabalho em questão, e partem para estabelecer a interface entre o jogo pedagógico e a teoria piagetiana, defendida pelos autores como aquela que deve respaldar o pensamento no momento de se pensar os aspectos pedagógicos do jogo. Por fim, os autores concluem o artigo ressaltando a necessidade de que os jogos pedagógicos, enquanto metodologias ativas, sejam pensados a partir de um referencial teórico consistente que discuta os processos de ensino e aprendizagem e, neste caso específico, que seja Jean Piaget este referencial. |
id |
UNESP-35_4e6a8edd9db39485e65fc8b25e55a4f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/12838 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
A INTERSECÇÃO DO JOGO PEDAGÓGICO COM JEAN PIAGETPiagetJogo PedagógicoEnsinoAprendizagemConsiderando a importância de Piaget para a pedagogia brasileira e a inserção cada vez maior dos jogos pedagógicos nos processos de ensino e aprendizagem como uma metodologia ativa, este artigo busca apresentar a ideia de se pensar o jogo pedagógico sob o aporte da Teoria de Jean Piaget. Para isso, inicialmente o artigo apresenta os principais aspectos da teoria de Piaget, culminando a discussão na relação que Piaget estabelece entre o jogo e o desenvolvimento do sujeito. Após a discussão desse assunto os autores seguem apresentando o conceito de jogo pedagógico, considerado por eles como o apropriado para o trabalho em questão, e partem para estabelecer a interface entre o jogo pedagógico e a teoria piagetiana, defendida pelos autores como aquela que deve respaldar o pensamento no momento de se pensar os aspectos pedagógicos do jogo. Por fim, os autores concluem o artigo ressaltando a necessidade de que os jogos pedagógicos, enquanto metodologias ativas, sejam pensados a partir de um referencial teórico consistente que discuta os processos de ensino e aprendizagem e, neste caso específico, que seja Jean Piaget este referencial.Faculdade de Filosofia e Ciências2021-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1283810.36311/1984-1655.2021.v13n2.p118-153Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 13 n. 2 (2021); 118-153Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 13 No. 2 (2021); 118-153Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 13 Núm. 2 (2021); 118-1531984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/12838/8391Copyright (c) 2021 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Fernando Aparecido de Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa 2022-01-27T17:13:13Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/12838Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-01-27T17:13:13Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INTERSECÇÃO DO JOGO PEDAGÓGICO COM JEAN PIAGET |
title |
A INTERSECÇÃO DO JOGO PEDAGÓGICO COM JEAN PIAGET |
spellingShingle |
A INTERSECÇÃO DO JOGO PEDAGÓGICO COM JEAN PIAGET Moraes, Fernando Aparecido de Piaget Jogo Pedagógico Ensino Aprendizagem |
title_short |
A INTERSECÇÃO DO JOGO PEDAGÓGICO COM JEAN PIAGET |
title_full |
A INTERSECÇÃO DO JOGO PEDAGÓGICO COM JEAN PIAGET |
title_fullStr |
A INTERSECÇÃO DO JOGO PEDAGÓGICO COM JEAN PIAGET |
title_full_unstemmed |
A INTERSECÇÃO DO JOGO PEDAGÓGICO COM JEAN PIAGET |
title_sort |
A INTERSECÇÃO DO JOGO PEDAGÓGICO COM JEAN PIAGET |
author |
Moraes, Fernando Aparecido de |
author_facet |
Moraes, Fernando Aparecido de Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Fernando Aparecido de Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Piaget Jogo Pedagógico Ensino Aprendizagem |
topic |
Piaget Jogo Pedagógico Ensino Aprendizagem |
description |
Considerando a importância de Piaget para a pedagogia brasileira e a inserção cada vez maior dos jogos pedagógicos nos processos de ensino e aprendizagem como uma metodologia ativa, este artigo busca apresentar a ideia de se pensar o jogo pedagógico sob o aporte da Teoria de Jean Piaget. Para isso, inicialmente o artigo apresenta os principais aspectos da teoria de Piaget, culminando a discussão na relação que Piaget estabelece entre o jogo e o desenvolvimento do sujeito. Após a discussão desse assunto os autores seguem apresentando o conceito de jogo pedagógico, considerado por eles como o apropriado para o trabalho em questão, e partem para estabelecer a interface entre o jogo pedagógico e a teoria piagetiana, defendida pelos autores como aquela que deve respaldar o pensamento no momento de se pensar os aspectos pedagógicos do jogo. Por fim, os autores concluem o artigo ressaltando a necessidade de que os jogos pedagógicos, enquanto metodologias ativas, sejam pensados a partir de um referencial teórico consistente que discuta os processos de ensino e aprendizagem e, neste caso específico, que seja Jean Piaget este referencial. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/12838 10.36311/1984-1655.2021.v13n2.p118-153 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/12838 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2021.v13n2.p118-153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/12838/8391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 13 n. 2 (2021); 118-153 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 13 No. 2 (2021); 118-153 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 13 Núm. 2 (2021); 118-153 1984-1655 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049038661484544 |