Elementos Contextuais Atuais a Considerar para a Compreensão do Desenvolvimento Moral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menin, Maria Suzana De Stefano
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3225
Resumo: Pretendemos neste texto trazer para discussão elementos contextuais relacionados às pertenças específicas de sujeitos na construção do julgamento moral e de outras formas de conhecimento produzidas, seja numa forma lógica operatória, seja relativa a repre-sentações sociais. Utilizaremos dois referenciais teóricos: a Epistemologia Genética, de Jean Piaget e a Teoria das Representações Sociais, de Moscovici. Considerando esses referenciais e utilizando-nos de ilustrações obtidas em estudos e pesquisas, faremos reflexões sobre como interpretar a construção do pensamento moral levando em conta elementos do contexto social. Discutiremos três fatores contextuais: as influências no meio social para o desenvolvimento de estágios morais ou de tipologias de pensamen-to; a marcação social dos objetos sobre os quais se pensa e que interfere no tipo de pen-samento solicitado; e as características da cultura pós-moderna e globalizada como espaço para o desenvolvimento moral. Nesta última parte, discutiremos como outros elementos da cultura pós-moderna podem estar ocupando o lugar da dupla de variá-veis - coação adulta e solidariedade entre crianças – colocadas por Jean Piaget como centrais para a construção da moralidade. Como conclusão, apontamos que a constru-ção moral na criança não pode mais ser compreendida apenas dentro do par de variá-veis – coerção adulta e cooperação entre crianças – já que, na atualidade, outros ele-mentos tornam essas variáveis menos definidas e mais complexas.
id UNESP-35_5c001c90878f9ed9978cdff5e01a0ee5
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3225
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling Elementos Contextuais Atuais a Considerar para a Compreensão do Desenvolvimento MoralDesenvolvimento Moral, Representações Sociais; Influências do Contexto; Sujeito Social.Pretendemos neste texto trazer para discussão elementos contextuais relacionados às pertenças específicas de sujeitos na construção do julgamento moral e de outras formas de conhecimento produzidas, seja numa forma lógica operatória, seja relativa a repre-sentações sociais. Utilizaremos dois referenciais teóricos: a Epistemologia Genética, de Jean Piaget e a Teoria das Representações Sociais, de Moscovici. Considerando esses referenciais e utilizando-nos de ilustrações obtidas em estudos e pesquisas, faremos reflexões sobre como interpretar a construção do pensamento moral levando em conta elementos do contexto social. Discutiremos três fatores contextuais: as influências no meio social para o desenvolvimento de estágios morais ou de tipologias de pensamen-to; a marcação social dos objetos sobre os quais se pensa e que interfere no tipo de pen-samento solicitado; e as características da cultura pós-moderna e globalizada como espaço para o desenvolvimento moral. Nesta última parte, discutiremos como outros elementos da cultura pós-moderna podem estar ocupando o lugar da dupla de variá-veis - coação adulta e solidariedade entre crianças – colocadas por Jean Piaget como centrais para a construção da moralidade. Como conclusão, apontamos que a constru-ção moral na criança não pode mais ser compreendida apenas dentro do par de variá-veis – coerção adulta e cooperação entre crianças – já que, na atualidade, outros ele-mentos tornam essas variáveis menos definidas e mais complexas.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/322510.36311/1984-1655.2013.v5n0.p136-159Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 5 (2013): Edição Especial; 136-159Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 (2013): Edição Especial; 136-159Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 (2013): Edição Especial; 136-1591984-165510.5555/repeg.v5i0reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3225/2520Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenin, Maria Suzana De Stefano2022-02-07T16:48:34Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3225Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-07T16:48:34Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Elementos Contextuais Atuais a Considerar para a Compreensão do Desenvolvimento Moral
title Elementos Contextuais Atuais a Considerar para a Compreensão do Desenvolvimento Moral
spellingShingle Elementos Contextuais Atuais a Considerar para a Compreensão do Desenvolvimento Moral
Menin, Maria Suzana De Stefano
Desenvolvimento Moral, Representações Sociais; Influências do Contexto; Sujeito Social.
title_short Elementos Contextuais Atuais a Considerar para a Compreensão do Desenvolvimento Moral
title_full Elementos Contextuais Atuais a Considerar para a Compreensão do Desenvolvimento Moral
title_fullStr Elementos Contextuais Atuais a Considerar para a Compreensão do Desenvolvimento Moral
title_full_unstemmed Elementos Contextuais Atuais a Considerar para a Compreensão do Desenvolvimento Moral
title_sort Elementos Contextuais Atuais a Considerar para a Compreensão do Desenvolvimento Moral
author Menin, Maria Suzana De Stefano
author_facet Menin, Maria Suzana De Stefano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menin, Maria Suzana De Stefano
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Moral, Representações Sociais; Influências do Contexto; Sujeito Social.
topic Desenvolvimento Moral, Representações Sociais; Influências do Contexto; Sujeito Social.
description Pretendemos neste texto trazer para discussão elementos contextuais relacionados às pertenças específicas de sujeitos na construção do julgamento moral e de outras formas de conhecimento produzidas, seja numa forma lógica operatória, seja relativa a repre-sentações sociais. Utilizaremos dois referenciais teóricos: a Epistemologia Genética, de Jean Piaget e a Teoria das Representações Sociais, de Moscovici. Considerando esses referenciais e utilizando-nos de ilustrações obtidas em estudos e pesquisas, faremos reflexões sobre como interpretar a construção do pensamento moral levando em conta elementos do contexto social. Discutiremos três fatores contextuais: as influências no meio social para o desenvolvimento de estágios morais ou de tipologias de pensamen-to; a marcação social dos objetos sobre os quais se pensa e que interfere no tipo de pen-samento solicitado; e as características da cultura pós-moderna e globalizada como espaço para o desenvolvimento moral. Nesta última parte, discutiremos como outros elementos da cultura pós-moderna podem estar ocupando o lugar da dupla de variá-veis - coação adulta e solidariedade entre crianças – colocadas por Jean Piaget como centrais para a construção da moralidade. Como conclusão, apontamos que a constru-ção moral na criança não pode mais ser compreendida apenas dentro do par de variá-veis – coerção adulta e cooperação entre crianças – já que, na atualidade, outros ele-mentos tornam essas variáveis menos definidas e mais complexas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3225
10.36311/1984-1655.2013.v5n0.p136-159
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3225
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2013.v5n0.p136-159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3225/2520
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 5 (2013): Edição Especial; 136-159
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 (2013): Edição Especial; 136-159
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 (2013): Edição Especial; 136-159
1984-1655
10.5555/repeg.v5i0
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037841498112