Elementos Contextuais Atuais a Considerar para a Compreensão do Desenvolvimento Moral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3225 |
Resumo: | Pretendemos neste texto trazer para discussão elementos contextuais relacionados às pertenças específicas de sujeitos na construção do julgamento moral e de outras formas de conhecimento produzidas, seja numa forma lógica operatória, seja relativa a repre-sentações sociais. Utilizaremos dois referenciais teóricos: a Epistemologia Genética, de Jean Piaget e a Teoria das Representações Sociais, de Moscovici. Considerando esses referenciais e utilizando-nos de ilustrações obtidas em estudos e pesquisas, faremos reflexões sobre como interpretar a construção do pensamento moral levando em conta elementos do contexto social. Discutiremos três fatores contextuais: as influências no meio social para o desenvolvimento de estágios morais ou de tipologias de pensamen-to; a marcação social dos objetos sobre os quais se pensa e que interfere no tipo de pen-samento solicitado; e as características da cultura pós-moderna e globalizada como espaço para o desenvolvimento moral. Nesta última parte, discutiremos como outros elementos da cultura pós-moderna podem estar ocupando o lugar da dupla de variá-veis - coação adulta e solidariedade entre crianças – colocadas por Jean Piaget como centrais para a construção da moralidade. Como conclusão, apontamos que a constru-ção moral na criança não pode mais ser compreendida apenas dentro do par de variá-veis – coerção adulta e cooperação entre crianças – já que, na atualidade, outros ele-mentos tornam essas variáveis menos definidas e mais complexas. |
id |
UNESP-35_5c001c90878f9ed9978cdff5e01a0ee5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3225 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
Elementos Contextuais Atuais a Considerar para a Compreensão do Desenvolvimento MoralDesenvolvimento Moral, Representações Sociais; Influências do Contexto; Sujeito Social.Pretendemos neste texto trazer para discussão elementos contextuais relacionados às pertenças específicas de sujeitos na construção do julgamento moral e de outras formas de conhecimento produzidas, seja numa forma lógica operatória, seja relativa a repre-sentações sociais. Utilizaremos dois referenciais teóricos: a Epistemologia Genética, de Jean Piaget e a Teoria das Representações Sociais, de Moscovici. Considerando esses referenciais e utilizando-nos de ilustrações obtidas em estudos e pesquisas, faremos reflexões sobre como interpretar a construção do pensamento moral levando em conta elementos do contexto social. Discutiremos três fatores contextuais: as influências no meio social para o desenvolvimento de estágios morais ou de tipologias de pensamen-to; a marcação social dos objetos sobre os quais se pensa e que interfere no tipo de pen-samento solicitado; e as características da cultura pós-moderna e globalizada como espaço para o desenvolvimento moral. Nesta última parte, discutiremos como outros elementos da cultura pós-moderna podem estar ocupando o lugar da dupla de variá-veis - coação adulta e solidariedade entre crianças – colocadas por Jean Piaget como centrais para a construção da moralidade. Como conclusão, apontamos que a constru-ção moral na criança não pode mais ser compreendida apenas dentro do par de variá-veis – coerção adulta e cooperação entre crianças – já que, na atualidade, outros ele-mentos tornam essas variáveis menos definidas e mais complexas.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/322510.36311/1984-1655.2013.v5n0.p136-159Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 5 (2013): Edição Especial; 136-159Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 (2013): Edição Especial; 136-159Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 (2013): Edição Especial; 136-1591984-165510.5555/repeg.v5i0reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3225/2520Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenin, Maria Suzana De Stefano2022-02-07T16:48:34Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3225Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-07T16:48:34Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elementos Contextuais Atuais a Considerar para a Compreensão do Desenvolvimento Moral |
title |
Elementos Contextuais Atuais a Considerar para a Compreensão do Desenvolvimento Moral |
spellingShingle |
Elementos Contextuais Atuais a Considerar para a Compreensão do Desenvolvimento Moral Menin, Maria Suzana De Stefano Desenvolvimento Moral, Representações Sociais; Influências do Contexto; Sujeito Social. |
title_short |
Elementos Contextuais Atuais a Considerar para a Compreensão do Desenvolvimento Moral |
title_full |
Elementos Contextuais Atuais a Considerar para a Compreensão do Desenvolvimento Moral |
title_fullStr |
Elementos Contextuais Atuais a Considerar para a Compreensão do Desenvolvimento Moral |
title_full_unstemmed |
Elementos Contextuais Atuais a Considerar para a Compreensão do Desenvolvimento Moral |
title_sort |
Elementos Contextuais Atuais a Considerar para a Compreensão do Desenvolvimento Moral |
author |
Menin, Maria Suzana De Stefano |
author_facet |
Menin, Maria Suzana De Stefano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menin, Maria Suzana De Stefano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento Moral, Representações Sociais; Influências do Contexto; Sujeito Social. |
topic |
Desenvolvimento Moral, Representações Sociais; Influências do Contexto; Sujeito Social. |
description |
Pretendemos neste texto trazer para discussão elementos contextuais relacionados às pertenças específicas de sujeitos na construção do julgamento moral e de outras formas de conhecimento produzidas, seja numa forma lógica operatória, seja relativa a repre-sentações sociais. Utilizaremos dois referenciais teóricos: a Epistemologia Genética, de Jean Piaget e a Teoria das Representações Sociais, de Moscovici. Considerando esses referenciais e utilizando-nos de ilustrações obtidas em estudos e pesquisas, faremos reflexões sobre como interpretar a construção do pensamento moral levando em conta elementos do contexto social. Discutiremos três fatores contextuais: as influências no meio social para o desenvolvimento de estágios morais ou de tipologias de pensamen-to; a marcação social dos objetos sobre os quais se pensa e que interfere no tipo de pen-samento solicitado; e as características da cultura pós-moderna e globalizada como espaço para o desenvolvimento moral. Nesta última parte, discutiremos como outros elementos da cultura pós-moderna podem estar ocupando o lugar da dupla de variá-veis - coação adulta e solidariedade entre crianças – colocadas por Jean Piaget como centrais para a construção da moralidade. Como conclusão, apontamos que a constru-ção moral na criança não pode mais ser compreendida apenas dentro do par de variá-veis – coerção adulta e cooperação entre crianças – já que, na atualidade, outros ele-mentos tornam essas variáveis menos definidas e mais complexas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3225 10.36311/1984-1655.2013.v5n0.p136-159 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3225 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2013.v5n0.p136-159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3225/2520 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 5 (2013): Edição Especial; 136-159 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 (2013): Edição Especial; 136-159 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 (2013): Edição Especial; 136-159 1984-1655 10.5555/repeg.v5i0 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049037841498112 |