RELAÇÕES ENTRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E O ESPAÇO REPRESENTATIVO ARQUITETÔNICO SOB A ÓTICA PIAGETIANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Luciana Sandrini
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Notare, Márcia Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/15049
Resumo: Training in Architecture, Engineering and Construction (AEC) requires professionals to be able to plan, represent and interpret information represented graphically and textually in architectural projects and, therefore, their ability to reason spatially. However, students have had difficulties with this type of reasoning and, allied to this, the development of the BIM (Building Information Modeling) system and its need for curricular insertion breaks with traditional teaching practices and demands new ways of teaching. The extensive research that Piaget developed, especially with the Swiss psychologist and pedagogue Bärbel Inhelder, helps to understanding the space representation process in children and adolescents. Thus, this study aims to understand, from a Piagetian perspective, the relationship between cognitive development and representative space in BIM environments. To this end, a conversation is suggested between different stages encompassed within the author's body of work. The results provide theoretical support and, based on an application example, point out strategies that can support teaching and learning processes, helping researchers and teachers, especially those who work in the training of professionals who work directly in the space, such as technicians in buildings, architects and civil engineers.
id UNESP-35_614f9e5d4b71d282c93b153fcfb0ad02
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/15049
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling RELAÇÕES ENTRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E O ESPAÇO REPRESENTATIVO ARQUITETÔNICO SOB A ÓTICA PIAGETIANARaciocínio espacialEspaço representativoAbstrações reflexionantesPiagetBIMTraining in Architecture, Engineering and Construction (AEC) requires professionals to be able to plan, represent and interpret information represented graphically and textually in architectural projects and, therefore, their ability to reason spatially. However, students have had difficulties with this type of reasoning and, allied to this, the development of the BIM (Building Information Modeling) system and its need for curricular insertion breaks with traditional teaching practices and demands new ways of teaching. The extensive research that Piaget developed, especially with the Swiss psychologist and pedagogue Bärbel Inhelder, helps to understanding the space representation process in children and adolescents. Thus, this study aims to understand, from a Piagetian perspective, the relationship between cognitive development and representative space in BIM environments. To this end, a conversation is suggested between different stages encompassed within the author's body of work. The results provide theoretical support and, based on an application example, point out strategies that can support teaching and learning processes, helping researchers and teachers, especially those who work in the training of professionals who work directly in the space, such as technicians in buildings, architects and civil engineers.A formação em Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) requer que os pro-fissionais consigam planejar, representar e interpretar informações representadas de forma gráfica e/ou textual em projetos de arquitetura e, portanto, de sua ha-bilidade de raciocinar espacialmente. No entanto, os estudantes têm apresentado dificuldades com este tipo de raciocínio e, aliado a isso, o desenvolvimento do sistema BIM (Building Information Modeling) e sua necessidade de inserção curricular rompe com práticas docentes tradicionais e exige novas formas de ensinar. A ampla pesquisa que Piaget desenvolveu, em especial junto da psicóloga e pe-dagoga suíça Bärbel Inhelder, traz importantes contribuições para a compreensão do processo de representação do espaço na criança e no adolescente. Assim, este estudo tem como objetivo compreender, sob a ótica piagetiana, as relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo em ambientes BIM. Para tal, propõe-se um diálogo entre obras de diferentes fases do autor. Os resultados fornecem subsídios teóricos que podem auxiliar pesquisadores e docentes no apoio a processos de ensino e aprendizagem, sobretudo os que trabalham na formação de profissionais que atuam diretamente sobre o espaço, tais como arqui-tetos, engenheiros civis e técnicos em edificações.Faculdade de Filosofia e Ciências2024-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1504910.36311/1984-1655.2023.v15.n2.p92-131Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 15 n. 2 (2023); 92-131Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 No. 2 (2023); 92-131Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 Núm. 2 (2023); 92-1311984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/15049/15792Copyright (c) 2024 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Luciana SandriniNotare, Márcia Rodrigues2024-01-26T13:22:39Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/15049Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2024-01-26T13:22:39Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÕES ENTRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E O ESPAÇO REPRESENTATIVO ARQUITETÔNICO SOB A ÓTICA PIAGETIANA
title RELAÇÕES ENTRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E O ESPAÇO REPRESENTATIVO ARQUITETÔNICO SOB A ÓTICA PIAGETIANA
spellingShingle RELAÇÕES ENTRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E O ESPAÇO REPRESENTATIVO ARQUITETÔNICO SOB A ÓTICA PIAGETIANA
Rocha, Luciana Sandrini
Raciocínio espacial
Espaço representativo
Abstrações reflexionantes
Piaget
BIM
title_short RELAÇÕES ENTRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E O ESPAÇO REPRESENTATIVO ARQUITETÔNICO SOB A ÓTICA PIAGETIANA
title_full RELAÇÕES ENTRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E O ESPAÇO REPRESENTATIVO ARQUITETÔNICO SOB A ÓTICA PIAGETIANA
title_fullStr RELAÇÕES ENTRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E O ESPAÇO REPRESENTATIVO ARQUITETÔNICO SOB A ÓTICA PIAGETIANA
title_full_unstemmed RELAÇÕES ENTRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E O ESPAÇO REPRESENTATIVO ARQUITETÔNICO SOB A ÓTICA PIAGETIANA
title_sort RELAÇÕES ENTRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E O ESPAÇO REPRESENTATIVO ARQUITETÔNICO SOB A ÓTICA PIAGETIANA
author Rocha, Luciana Sandrini
author_facet Rocha, Luciana Sandrini
Notare, Márcia Rodrigues
author_role author
author2 Notare, Márcia Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Luciana Sandrini
Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Raciocínio espacial
Espaço representativo
Abstrações reflexionantes
Piaget
BIM
topic Raciocínio espacial
Espaço representativo
Abstrações reflexionantes
Piaget
BIM
description Training in Architecture, Engineering and Construction (AEC) requires professionals to be able to plan, represent and interpret information represented graphically and textually in architectural projects and, therefore, their ability to reason spatially. However, students have had difficulties with this type of reasoning and, allied to this, the development of the BIM (Building Information Modeling) system and its need for curricular insertion breaks with traditional teaching practices and demands new ways of teaching. The extensive research that Piaget developed, especially with the Swiss psychologist and pedagogue Bärbel Inhelder, helps to understanding the space representation process in children and adolescents. Thus, this study aims to understand, from a Piagetian perspective, the relationship between cognitive development and representative space in BIM environments. To this end, a conversation is suggested between different stages encompassed within the author's body of work. The results provide theoretical support and, based on an application example, point out strategies that can support teaching and learning processes, helping researchers and teachers, especially those who work in the training of professionals who work directly in the space, such as technicians in buildings, architects and civil engineers.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/15049
10.36311/1984-1655.2023.v15.n2.p92-131
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/15049
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2023.v15.n2.p92-131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/15049/15792
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 15 n. 2 (2023); 92-131
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 No. 2 (2023); 92-131
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 Núm. 2 (2023); 92-131
1984-1655
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037405290496