Relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo arquitetônico sob a ótica piagetiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Luciana Sandrini
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Notare, Márcia Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271742
Resumo: A formação em Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) requer que os profissionais consigam planejar, representar e interpretar informações representadas de forma gráfica e/ou textual em projetos de arquitetura e, portanto, de sua habilidade de raciocinar espacialmente. No entanto, os estudantes têm apresentado dificuldades com este tipo de raciocínio e, aliado a isso, o desenvolvimento do sistema BIM (Building Information Modeling) e sua necessidade de inserção curricular rompe com práticas docentes tradicionais e exige novas formas de ensinar. A ampla pesquisa que Piaget desenvolveu, em especial junto da psicóloga e pedagoga suíça Bärbel Inhelder, traz importantes contribuições para a compreensão do processo de representação do espaço na criança e no adolescente. Assim, este estudo tem como objetivo compreender, sob a ótica piagetiana, as relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo em ambientes BIM. Para tal, propõe-se um diálogo entre obras de diferentes fases do autor. Os resultados fornecem subsídios teóricos que podem auxiliar pesquisadores e docentes no apoio a processos de ensino e aprendizagem, sobretudo os que trabalham na formação de profissionais que atuam diretamente sobre o espaço, tais como arquitetos, engenheiros civis e técnicos em edificações.
id UFRGS-2_00cd0257ab7b7d8603e5e08fb3cf0de7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271742
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rocha, Luciana SandriniNotare, Márcia Rodrigues2024-02-09T05:06:03Z20231984-1655http://hdl.handle.net/10183/271742001194715A formação em Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) requer que os profissionais consigam planejar, representar e interpretar informações representadas de forma gráfica e/ou textual em projetos de arquitetura e, portanto, de sua habilidade de raciocinar espacialmente. No entanto, os estudantes têm apresentado dificuldades com este tipo de raciocínio e, aliado a isso, o desenvolvimento do sistema BIM (Building Information Modeling) e sua necessidade de inserção curricular rompe com práticas docentes tradicionais e exige novas formas de ensinar. A ampla pesquisa que Piaget desenvolveu, em especial junto da psicóloga e pedagoga suíça Bärbel Inhelder, traz importantes contribuições para a compreensão do processo de representação do espaço na criança e no adolescente. Assim, este estudo tem como objetivo compreender, sob a ótica piagetiana, as relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo em ambientes BIM. Para tal, propõe-se um diálogo entre obras de diferentes fases do autor. Os resultados fornecem subsídios teóricos que podem auxiliar pesquisadores e docentes no apoio a processos de ensino e aprendizagem, sobretudo os que trabalham na formação de profissionais que atuam diretamente sobre o espaço, tais como arquitetos, engenheiros civis e técnicos em edificações.Training in Architecture, Engineering and Construction (AEC) requires professionals to be able to plan, represent and interpret information represented graphically and textually in architectural projects and, therefore, their ability to reason spatially. However, students have had difficulties with this type of reasoning and allied to this, BIM (Building Information Modeling) system development and its need for curricular insertion breaks with traditional teaching practices and demands new ways of teaching. The extensive research that Piaget developed, especially with the Swiss psychologist and pedagogue Bärbel Inhelder, helps to understanding space representation process in children and adolescents. Thus, this study aims to understand, from a Piagetian perspective, the relationship between cognitive development and representative space in BIM environments. To this end, a conversation is suggested between different stages encompassed within the author's body of work. The results provide theoretical support that can support teaching and learning processes, helping researchers and teachers, especially those who work in qualification of professionals who work directly in the space, such as architects, civil engineers and building technicians.application/pdfporSchème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas. Marília, SP. Vol. 15, n. 2 (2023), p. 92-131Raciocínio espacialDesenvolvimento cognitivo : Abordagem piagetianaAbstração reflexionanteSpatial reasoningRepresentative spaceReflective abstractionsBuilding Information Modeling (BIM)Relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo arquitetônico sob a ótica piagetianaRelationships between cognitive development and architectural representative space from the piagetian perspective info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001194715.pdf.txt001194715.pdf.txtExtracted Texttext/plain78773http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271742/2/001194715.pdf.txtbbddff1d70789becee938e7208a1bee2MD52ORIGINAL001194715.pdfTexto completoapplication/pdf831598http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271742/1/001194715.pdfcb57b9a11b17e50f149efc8e032dfc0dMD5110183/2717422024-02-10 06:06:55.562978oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271742Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-10T08:06:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo arquitetônico sob a ótica piagetiana
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Relationships between cognitive development and architectural representative space from the piagetian perspective
title Relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo arquitetônico sob a ótica piagetiana
spellingShingle Relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo arquitetônico sob a ótica piagetiana
Rocha, Luciana Sandrini
Raciocínio espacial
Desenvolvimento cognitivo : Abordagem piagetiana
Abstração reflexionante
Spatial reasoning
Representative space
Reflective abstractions
Building Information Modeling (BIM)
title_short Relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo arquitetônico sob a ótica piagetiana
title_full Relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo arquitetônico sob a ótica piagetiana
title_fullStr Relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo arquitetônico sob a ótica piagetiana
title_full_unstemmed Relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo arquitetônico sob a ótica piagetiana
title_sort Relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo arquitetônico sob a ótica piagetiana
author Rocha, Luciana Sandrini
author_facet Rocha, Luciana Sandrini
Notare, Márcia Rodrigues
author_role author
author2 Notare, Márcia Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Luciana Sandrini
Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Raciocínio espacial
Desenvolvimento cognitivo : Abordagem piagetiana
Abstração reflexionante
topic Raciocínio espacial
Desenvolvimento cognitivo : Abordagem piagetiana
Abstração reflexionante
Spatial reasoning
Representative space
Reflective abstractions
Building Information Modeling (BIM)
dc.subject.eng.fl_str_mv Spatial reasoning
Representative space
Reflective abstractions
Building Information Modeling (BIM)
description A formação em Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) requer que os profissionais consigam planejar, representar e interpretar informações representadas de forma gráfica e/ou textual em projetos de arquitetura e, portanto, de sua habilidade de raciocinar espacialmente. No entanto, os estudantes têm apresentado dificuldades com este tipo de raciocínio e, aliado a isso, o desenvolvimento do sistema BIM (Building Information Modeling) e sua necessidade de inserção curricular rompe com práticas docentes tradicionais e exige novas formas de ensinar. A ampla pesquisa que Piaget desenvolveu, em especial junto da psicóloga e pedagoga suíça Bärbel Inhelder, traz importantes contribuições para a compreensão do processo de representação do espaço na criança e no adolescente. Assim, este estudo tem como objetivo compreender, sob a ótica piagetiana, as relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo em ambientes BIM. Para tal, propõe-se um diálogo entre obras de diferentes fases do autor. Os resultados fornecem subsídios teóricos que podem auxiliar pesquisadores e docentes no apoio a processos de ensino e aprendizagem, sobretudo os que trabalham na formação de profissionais que atuam diretamente sobre o espaço, tais como arquitetos, engenheiros civis e técnicos em edificações.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-09T05:06:03Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/271742
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1984-1655
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001194715
identifier_str_mv 1984-1655
001194715
url http://hdl.handle.net/10183/271742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas. Marília, SP. Vol. 15, n. 2 (2023), p. 92-131
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271742/2/001194715.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271742/1/001194715.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bbddff1d70789becee938e7208a1bee2
cb57b9a11b17e50f149efc8e032dfc0d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447852332089344