Relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo arquitetônico sob a ótica piagetiana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271742 |
Resumo: | A formação em Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) requer que os profissionais consigam planejar, representar e interpretar informações representadas de forma gráfica e/ou textual em projetos de arquitetura e, portanto, de sua habilidade de raciocinar espacialmente. No entanto, os estudantes têm apresentado dificuldades com este tipo de raciocínio e, aliado a isso, o desenvolvimento do sistema BIM (Building Information Modeling) e sua necessidade de inserção curricular rompe com práticas docentes tradicionais e exige novas formas de ensinar. A ampla pesquisa que Piaget desenvolveu, em especial junto da psicóloga e pedagoga suíça Bärbel Inhelder, traz importantes contribuições para a compreensão do processo de representação do espaço na criança e no adolescente. Assim, este estudo tem como objetivo compreender, sob a ótica piagetiana, as relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo em ambientes BIM. Para tal, propõe-se um diálogo entre obras de diferentes fases do autor. Os resultados fornecem subsídios teóricos que podem auxiliar pesquisadores e docentes no apoio a processos de ensino e aprendizagem, sobretudo os que trabalham na formação de profissionais que atuam diretamente sobre o espaço, tais como arquitetos, engenheiros civis e técnicos em edificações. |
id |
UFRGS-2_00cd0257ab7b7d8603e5e08fb3cf0de7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271742 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha, Luciana SandriniNotare, Márcia Rodrigues2024-02-09T05:06:03Z20231984-1655http://hdl.handle.net/10183/271742001194715A formação em Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) requer que os profissionais consigam planejar, representar e interpretar informações representadas de forma gráfica e/ou textual em projetos de arquitetura e, portanto, de sua habilidade de raciocinar espacialmente. No entanto, os estudantes têm apresentado dificuldades com este tipo de raciocínio e, aliado a isso, o desenvolvimento do sistema BIM (Building Information Modeling) e sua necessidade de inserção curricular rompe com práticas docentes tradicionais e exige novas formas de ensinar. A ampla pesquisa que Piaget desenvolveu, em especial junto da psicóloga e pedagoga suíça Bärbel Inhelder, traz importantes contribuições para a compreensão do processo de representação do espaço na criança e no adolescente. Assim, este estudo tem como objetivo compreender, sob a ótica piagetiana, as relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo em ambientes BIM. Para tal, propõe-se um diálogo entre obras de diferentes fases do autor. Os resultados fornecem subsídios teóricos que podem auxiliar pesquisadores e docentes no apoio a processos de ensino e aprendizagem, sobretudo os que trabalham na formação de profissionais que atuam diretamente sobre o espaço, tais como arquitetos, engenheiros civis e técnicos em edificações.Training in Architecture, Engineering and Construction (AEC) requires professionals to be able to plan, represent and interpret information represented graphically and textually in architectural projects and, therefore, their ability to reason spatially. However, students have had difficulties with this type of reasoning and allied to this, BIM (Building Information Modeling) system development and its need for curricular insertion breaks with traditional teaching practices and demands new ways of teaching. The extensive research that Piaget developed, especially with the Swiss psychologist and pedagogue Bärbel Inhelder, helps to understanding space representation process in children and adolescents. Thus, this study aims to understand, from a Piagetian perspective, the relationship between cognitive development and representative space in BIM environments. To this end, a conversation is suggested between different stages encompassed within the author's body of work. The results provide theoretical support that can support teaching and learning processes, helping researchers and teachers, especially those who work in qualification of professionals who work directly in the space, such as architects, civil engineers and building technicians.application/pdfporSchème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas. Marília, SP. Vol. 15, n. 2 (2023), p. 92-131Raciocínio espacialDesenvolvimento cognitivo : Abordagem piagetianaAbstração reflexionanteSpatial reasoningRepresentative spaceReflective abstractionsBuilding Information Modeling (BIM)Relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo arquitetônico sob a ótica piagetianaRelationships between cognitive development and architectural representative space from the piagetian perspective info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001194715.pdf.txt001194715.pdf.txtExtracted Texttext/plain78773http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271742/2/001194715.pdf.txtbbddff1d70789becee938e7208a1bee2MD52ORIGINAL001194715.pdfTexto completoapplication/pdf831598http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271742/1/001194715.pdfcb57b9a11b17e50f149efc8e032dfc0dMD5110183/2717422024-02-10 06:06:55.562978oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271742Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-10T08:06:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo arquitetônico sob a ótica piagetiana |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Relationships between cognitive development and architectural representative space from the piagetian perspective |
title |
Relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo arquitetônico sob a ótica piagetiana |
spellingShingle |
Relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo arquitetônico sob a ótica piagetiana Rocha, Luciana Sandrini Raciocínio espacial Desenvolvimento cognitivo : Abordagem piagetiana Abstração reflexionante Spatial reasoning Representative space Reflective abstractions Building Information Modeling (BIM) |
title_short |
Relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo arquitetônico sob a ótica piagetiana |
title_full |
Relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo arquitetônico sob a ótica piagetiana |
title_fullStr |
Relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo arquitetônico sob a ótica piagetiana |
title_full_unstemmed |
Relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo arquitetônico sob a ótica piagetiana |
title_sort |
Relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo arquitetônico sob a ótica piagetiana |
author |
Rocha, Luciana Sandrini |
author_facet |
Rocha, Luciana Sandrini Notare, Márcia Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Notare, Márcia Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Luciana Sandrini Notare, Márcia Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Raciocínio espacial Desenvolvimento cognitivo : Abordagem piagetiana Abstração reflexionante |
topic |
Raciocínio espacial Desenvolvimento cognitivo : Abordagem piagetiana Abstração reflexionante Spatial reasoning Representative space Reflective abstractions Building Information Modeling (BIM) |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Spatial reasoning Representative space Reflective abstractions Building Information Modeling (BIM) |
description |
A formação em Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) requer que os profissionais consigam planejar, representar e interpretar informações representadas de forma gráfica e/ou textual em projetos de arquitetura e, portanto, de sua habilidade de raciocinar espacialmente. No entanto, os estudantes têm apresentado dificuldades com este tipo de raciocínio e, aliado a isso, o desenvolvimento do sistema BIM (Building Information Modeling) e sua necessidade de inserção curricular rompe com práticas docentes tradicionais e exige novas formas de ensinar. A ampla pesquisa que Piaget desenvolveu, em especial junto da psicóloga e pedagoga suíça Bärbel Inhelder, traz importantes contribuições para a compreensão do processo de representação do espaço na criança e no adolescente. Assim, este estudo tem como objetivo compreender, sob a ótica piagetiana, as relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo em ambientes BIM. Para tal, propõe-se um diálogo entre obras de diferentes fases do autor. Os resultados fornecem subsídios teóricos que podem auxiliar pesquisadores e docentes no apoio a processos de ensino e aprendizagem, sobretudo os que trabalham na formação de profissionais que atuam diretamente sobre o espaço, tais como arquitetos, engenheiros civis e técnicos em edificações. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-09T05:06:03Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/271742 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1984-1655 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001194715 |
identifier_str_mv |
1984-1655 001194715 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/271742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas. Marília, SP. Vol. 15, n. 2 (2023), p. 92-131 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271742/2/001194715.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271742/1/001194715.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bbddff1d70789becee938e7208a1bee2 cb57b9a11b17e50f149efc8e032dfc0d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447852332089344 |