DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
DOI: | 10.36311/1984-1655.2023.v15.n1.p72-105 |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14905 |
Resumo: | Ressaltamos neste artigo o importante papel da escola como ambiente promotor das relações de cooperação para o desenvolvimento da autonomia moral. Utilizando o referencial teórico piagetiano sobre a moralidade e pesquisas que investigaram como o ambiente cooperativo influencia as relações interpessoais. Objetivou-se realizar uma revisão bibliográfica sobre ambiente escolar considerado cooperativo e a influência do ambiente no desenvolvimento sociomoral de estudantes. Este artigo consiste em apresentar a revisão bibliográfica, em que foram selecionados artigos que se mostraram mais relevantes para o presente estudo, abarcando a descrição da abordagem teórica apresentada (piagetiana), dos procedimentos metodológicos utilizados e as contribuições para a Educação. As análises dos artigos sugerem que a cooperação, por meio de um ambiente e de relações que a promovam, é necessária para o desenvolvimento da autonomia moral, que não é ensinado, mas sim construído a partir das trocas interindividuais no ambiente social. Constatou-se, ainda, que o protagonismo do professor é essencial para possibilitar relações de cooperação, e que faz-se necessário um investimento na formação destes profissionais para que um ambiente cooperativo e democrático seja estabelecido. |
id |
UNESP-35_7267b153f51ffc733e74ac0fba94c869 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/14905 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
spelling |
DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANARelações interpessoaisAmbiente escolarRelações de cooperaçãoDesenvolvimento moral.Ressaltamos neste artigo o importante papel da escola como ambiente promotor das relações de cooperação para o desenvolvimento da autonomia moral. Utilizando o referencial teórico piagetiano sobre a moralidade e pesquisas que investigaram como o ambiente cooperativo influencia as relações interpessoais. Objetivou-se realizar uma revisão bibliográfica sobre ambiente escolar considerado cooperativo e a influência do ambiente no desenvolvimento sociomoral de estudantes. Este artigo consiste em apresentar a revisão bibliográfica, em que foram selecionados artigos que se mostraram mais relevantes para o presente estudo, abarcando a descrição da abordagem teórica apresentada (piagetiana), dos procedimentos metodológicos utilizados e as contribuições para a Educação. As análises dos artigos sugerem que a cooperação, por meio de um ambiente e de relações que a promovam, é necessária para o desenvolvimento da autonomia moral, que não é ensinado, mas sim construído a partir das trocas interindividuais no ambiente social. Constatou-se, ainda, que o protagonismo do professor é essencial para possibilitar relações de cooperação, e que faz-se necessário um investimento na formação destes profissionais para que um ambiente cooperativo e democrático seja estabelecido.Faculdade de Filosofia e Ciências2023-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1490510.36311/1984-1655.2023.v15.n1.p72-105Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 15 n. 1 (2023); 72-105Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 No. 1 (2023); 72-105Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 Núm. 1 (2023); 72-1051984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14905/15019Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessKarepovs, Lívia MitestainesLemos, Carolina dos SantosCruz, Luciana Aparecida Nogueira da2023-10-30T12:53:18Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/14905Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2023-10-30T12:53:18Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA |
title |
DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA |
spellingShingle |
DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA Karepovs, Lívia Mitestaines Relações interpessoais Ambiente escolar Relações de cooperação Desenvolvimento moral. Karepovs, Lívia Mitestaines Relações interpessoais Ambiente escolar Relações de cooperação Desenvolvimento moral. |
title_short |
DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA |
title_full |
DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA |
title_fullStr |
DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA |
title_full_unstemmed |
DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA |
title_sort |
DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA |
author |
Karepovs, Lívia Mitestaines |
author_facet |
Karepovs, Lívia Mitestaines Karepovs, Lívia Mitestaines Lemos, Carolina dos Santos Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da Lemos, Carolina dos Santos Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da |
author_role |
author |
author2 |
Lemos, Carolina dos Santos Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Karepovs, Lívia Mitestaines Lemos, Carolina dos Santos Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações interpessoais Ambiente escolar Relações de cooperação Desenvolvimento moral. |
topic |
Relações interpessoais Ambiente escolar Relações de cooperação Desenvolvimento moral. |
description |
Ressaltamos neste artigo o importante papel da escola como ambiente promotor das relações de cooperação para o desenvolvimento da autonomia moral. Utilizando o referencial teórico piagetiano sobre a moralidade e pesquisas que investigaram como o ambiente cooperativo influencia as relações interpessoais. Objetivou-se realizar uma revisão bibliográfica sobre ambiente escolar considerado cooperativo e a influência do ambiente no desenvolvimento sociomoral de estudantes. Este artigo consiste em apresentar a revisão bibliográfica, em que foram selecionados artigos que se mostraram mais relevantes para o presente estudo, abarcando a descrição da abordagem teórica apresentada (piagetiana), dos procedimentos metodológicos utilizados e as contribuições para a Educação. As análises dos artigos sugerem que a cooperação, por meio de um ambiente e de relações que a promovam, é necessária para o desenvolvimento da autonomia moral, que não é ensinado, mas sim construído a partir das trocas interindividuais no ambiente social. Constatou-se, ainda, que o protagonismo do professor é essencial para possibilitar relações de cooperação, e que faz-se necessário um investimento na formação destes profissionais para que um ambiente cooperativo e democrático seja estabelecido. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14905 10.36311/1984-1655.2023.v15.n1.p72-105 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14905 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2023.v15.n1.p72-105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14905/15019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 15 n. 1 (2023); 72-105 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 No. 1 (2023); 72-105 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 Núm. 1 (2023); 72-105 1984-1655 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1822182190396473344 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.36311/1984-1655.2023.v15.n1.p72-105 |