DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14905 |
Resumo: | Ressaltamos neste artigo o importante papel da escola como ambiente promotor das relações de cooperação para o desenvolvimento da autonomia moral. Utilizando o referencial teórico piagetiano sobre a moralidade e pesquisas que investigaram como o ambiente cooperativo influencia as relações interpessoais. Objetivou-se realizar uma revisão bibliográfica sobre ambiente escolar considerado cooperativo e a influência do ambiente no desenvolvimento sociomoral de estudantes. Este artigo consiste em apresentar a revisão bibliográfica, em que foram selecionados artigos que se mostraram mais relevantes para o presente estudo, abarcando a descrição da abordagem teórica apresentada (piagetiana), dos procedimentos metodológicos utilizados e as contribuições para a Educação. As análises dos artigos sugerem que a cooperação, por meio de um ambiente e de relações que a promovam, é necessária para o desenvolvimento da autonomia moral, que não é ensinado, mas sim construído a partir das trocas interindividuais no ambiente social. Constatou-se, ainda, que o protagonismo do professor é essencial para possibilitar relações de cooperação, e que faz-se necessário um investimento na formação destes profissionais para que um ambiente cooperativo e democrático seja estabelecido. |
id |
UNESP-35_7267b153f51ffc733e74ac0fba94c869 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/14905 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANARelações interpessoaisAmbiente escolarRelações de cooperaçãoDesenvolvimento moral.Ressaltamos neste artigo o importante papel da escola como ambiente promotor das relações de cooperação para o desenvolvimento da autonomia moral. Utilizando o referencial teórico piagetiano sobre a moralidade e pesquisas que investigaram como o ambiente cooperativo influencia as relações interpessoais. Objetivou-se realizar uma revisão bibliográfica sobre ambiente escolar considerado cooperativo e a influência do ambiente no desenvolvimento sociomoral de estudantes. Este artigo consiste em apresentar a revisão bibliográfica, em que foram selecionados artigos que se mostraram mais relevantes para o presente estudo, abarcando a descrição da abordagem teórica apresentada (piagetiana), dos procedimentos metodológicos utilizados e as contribuições para a Educação. As análises dos artigos sugerem que a cooperação, por meio de um ambiente e de relações que a promovam, é necessária para o desenvolvimento da autonomia moral, que não é ensinado, mas sim construído a partir das trocas interindividuais no ambiente social. Constatou-se, ainda, que o protagonismo do professor é essencial para possibilitar relações de cooperação, e que faz-se necessário um investimento na formação destes profissionais para que um ambiente cooperativo e democrático seja estabelecido.Faculdade de Filosofia e Ciências2023-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1490510.36311/1984-1655.2023.v15.n1.p72-105Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 15 n. 1 (2023); 72-105Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 No. 1 (2023); 72-105Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 Núm. 1 (2023); 72-1051984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14905/15019Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessKarepovs, Lívia MitestainesLemos, Carolina dos SantosCruz, Luciana Aparecida Nogueira da2023-10-30T12:53:18Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/14905Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2023-10-30T12:53:18Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA |
title |
DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA |
spellingShingle |
DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA Karepovs, Lívia Mitestaines Relações interpessoais Ambiente escolar Relações de cooperação Desenvolvimento moral. |
title_short |
DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA |
title_full |
DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA |
title_fullStr |
DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA |
title_full_unstemmed |
DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA |
title_sort |
DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA |
author |
Karepovs, Lívia Mitestaines |
author_facet |
Karepovs, Lívia Mitestaines Lemos, Carolina dos Santos Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da |
author_role |
author |
author2 |
Lemos, Carolina dos Santos Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Karepovs, Lívia Mitestaines Lemos, Carolina dos Santos Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações interpessoais Ambiente escolar Relações de cooperação Desenvolvimento moral. |
topic |
Relações interpessoais Ambiente escolar Relações de cooperação Desenvolvimento moral. |
description |
Ressaltamos neste artigo o importante papel da escola como ambiente promotor das relações de cooperação para o desenvolvimento da autonomia moral. Utilizando o referencial teórico piagetiano sobre a moralidade e pesquisas que investigaram como o ambiente cooperativo influencia as relações interpessoais. Objetivou-se realizar uma revisão bibliográfica sobre ambiente escolar considerado cooperativo e a influência do ambiente no desenvolvimento sociomoral de estudantes. Este artigo consiste em apresentar a revisão bibliográfica, em que foram selecionados artigos que se mostraram mais relevantes para o presente estudo, abarcando a descrição da abordagem teórica apresentada (piagetiana), dos procedimentos metodológicos utilizados e as contribuições para a Educação. As análises dos artigos sugerem que a cooperação, por meio de um ambiente e de relações que a promovam, é necessária para o desenvolvimento da autonomia moral, que não é ensinado, mas sim construído a partir das trocas interindividuais no ambiente social. Constatou-se, ainda, que o protagonismo do professor é essencial para possibilitar relações de cooperação, e que faz-se necessário um investimento na formação destes profissionais para que um ambiente cooperativo e democrático seja estabelecido. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14905 10.36311/1984-1655.2023.v15.n1.p72-105 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14905 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2023.v15.n1.p72-105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14905/15019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 15 n. 1 (2023); 72-105 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 No. 1 (2023); 72-105 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 Núm. 1 (2023); 72-105 1984-1655 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049037396901888 |