DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karepovs, Lívia Mitestaines
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lemos, Carolina dos Santos, Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
DOI: 10.36311/1984-1655.2023.v15.n1.p72-105
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14905
Resumo: Ressaltamos neste artigo o importante papel da escola como ambiente promotor das relações de cooperação para o desenvolvimento da autonomia moral. Utilizando o referencial teórico piagetiano sobre a moralidade e pesquisas que investigaram como o ambiente cooperativo influencia as relações interpessoais. Objetivou-se realizar uma revisão bibliográfica sobre ambiente escolar considerado cooperativo e a influência do ambiente no desenvolvimento sociomoral de estudantes. Este artigo consiste em apresentar a revisão bibliográfica, em que foram selecionados artigos que se mostraram mais relevantes para o presente estudo, abarcando a descrição da abordagem teórica apresentada (piagetiana), dos procedimentos metodológicos utilizados e as contribuições para a Educação. As análises dos artigos sugerem que a cooperação, por meio de um ambiente e de relações que a promovam, é necessária para o desenvolvimento da autonomia moral, que não é ensinado, mas sim construído a partir das trocas interindividuais no ambiente social. Constatou-se, ainda, que o protagonismo do professor é essencial para possibilitar relações de cooperação, e que faz-se necessário um investimento na formação destes profissionais para que um ambiente cooperativo e democrático seja estabelecido.
id UNESP-35_7267b153f51ffc733e74ac0fba94c869
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/14905
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
spelling DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANARelações interpessoaisAmbiente escolarRelações de cooperaçãoDesenvolvimento moral.Ressaltamos neste artigo o importante papel da escola como ambiente promotor das relações de cooperação para o desenvolvimento da autonomia moral. Utilizando o referencial teórico piagetiano sobre a moralidade e pesquisas que investigaram como o ambiente cooperativo influencia as relações interpessoais. Objetivou-se realizar uma revisão bibliográfica sobre ambiente escolar considerado cooperativo e a influência do ambiente no desenvolvimento sociomoral de estudantes. Este artigo consiste em apresentar a revisão bibliográfica, em que foram selecionados artigos que se mostraram mais relevantes para o presente estudo, abarcando a descrição da abordagem teórica apresentada (piagetiana), dos procedimentos metodológicos utilizados e as contribuições para a Educação. As análises dos artigos sugerem que a cooperação, por meio de um ambiente e de relações que a promovam, é necessária para o desenvolvimento da autonomia moral, que não é ensinado, mas sim construído a partir das trocas interindividuais no ambiente social. Constatou-se, ainda, que o protagonismo do professor é essencial para possibilitar relações de cooperação, e que faz-se necessário um investimento na formação destes profissionais para que um ambiente cooperativo e democrático seja estabelecido.Faculdade de Filosofia e Ciências2023-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1490510.36311/1984-1655.2023.v15.n1.p72-105Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 15 n. 1 (2023); 72-105Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 No. 1 (2023); 72-105Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 Núm. 1 (2023); 72-1051984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14905/15019Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessKarepovs, Lívia MitestainesLemos, Carolina dos SantosCruz, Luciana Aparecida Nogueira da2023-10-30T12:53:18Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/14905Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2023-10-30T12:53:18Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA
title DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA
spellingShingle DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA
DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA
Karepovs, Lívia Mitestaines
Relações interpessoais
Ambiente escolar
Relações de cooperação
Desenvolvimento moral.
Karepovs, Lívia Mitestaines
Relações interpessoais
Ambiente escolar
Relações de cooperação
Desenvolvimento moral.
title_short DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA
title_full DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA
title_fullStr DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA
DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA
DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA
title_sort DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA
author Karepovs, Lívia Mitestaines
author_facet Karepovs, Lívia Mitestaines
Karepovs, Lívia Mitestaines
Lemos, Carolina dos Santos
Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da
Lemos, Carolina dos Santos
Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da
author_role author
author2 Lemos, Carolina dos Santos
Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Karepovs, Lívia Mitestaines
Lemos, Carolina dos Santos
Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da
dc.subject.por.fl_str_mv Relações interpessoais
Ambiente escolar
Relações de cooperação
Desenvolvimento moral.
topic Relações interpessoais
Ambiente escolar
Relações de cooperação
Desenvolvimento moral.
description Ressaltamos neste artigo o importante papel da escola como ambiente promotor das relações de cooperação para o desenvolvimento da autonomia moral. Utilizando o referencial teórico piagetiano sobre a moralidade e pesquisas que investigaram como o ambiente cooperativo influencia as relações interpessoais. Objetivou-se realizar uma revisão bibliográfica sobre ambiente escolar considerado cooperativo e a influência do ambiente no desenvolvimento sociomoral de estudantes. Este artigo consiste em apresentar a revisão bibliográfica, em que foram selecionados artigos que se mostraram mais relevantes para o presente estudo, abarcando a descrição da abordagem teórica apresentada (piagetiana), dos procedimentos metodológicos utilizados e as contribuições para a Educação. As análises dos artigos sugerem que a cooperação, por meio de um ambiente e de relações que a promovam, é necessária para o desenvolvimento da autonomia moral, que não é ensinado, mas sim construído a partir das trocas interindividuais no ambiente social. Constatou-se, ainda, que o protagonismo do professor é essencial para possibilitar relações de cooperação, e que faz-se necessário um investimento na formação destes profissionais para que um ambiente cooperativo e democrático seja estabelecido.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14905
10.36311/1984-1655.2023.v15.n1.p72-105
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14905
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2023.v15.n1.p72-105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14905/15019
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 15 n. 1 (2023); 72-105
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 No. 1 (2023); 72-105
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 Núm. 1 (2023); 72-105
1984-1655
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1822182190396473344
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.36311/1984-1655.2023.v15.n1.p72-105