BRINCADEIRAS CANTADAS E CONSTRUÇÃO DA ESTRUTURA RÍTMICA BINÁRIA POR MEIO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA PIAGETIANA
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7280 |
Resumo: | A formação conceitual, técnica e pedagógica dos professores para ensinar música é uma preocupação do contexto educativo atual. Abordamos uma metodologia de trabalho pedagógico com adaptação do método clínico piagetiano. As brincadeiras cantadas são atividades que envolvem o movimento corporal e o ritmo, conteúdos relacionados à música. Investigamos como uma intervenção pedagógica construtivista com uso de brincadeiras cantadas influencia a aprendizagem da estrutura rítmica binária de alunos de 6ª série / 7º ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada no período de aula regular dos alunos, por meio de filmagens e anotações de campo. Cada aula foi denominada de sessão de intervenção pedagógica. Adaptando a postura do investigador do método clínico piagetiano para a docência o professor se coloca em contínua elaboração de hipóteses e de tomadas de decisão sobre sua atuação em relação a aprendizagem dos alunos. Os dados revelaram um movimento progressivo dos alunos em direção à construção da estrutura rítmica binária, que foram divididas em três etapas de análise: Etapa I - Percepção do Tempo Forte (TF) e do tempo fraco (tf); Etapa II – Conservação do padrão métrico binário TF e tf independente da variação da expressão musical e Etapa III – Compreensão do prolongar e subdividir do tempo métrico. A identificação e compreensão do tempo forte/tempo fraco por parte dos alunos foi considerada fundamental para acompanhar o movimento do grupo em direção ao conhecimento da estrutura rítmica binária. Concluímos que as brincadeiras cantadas apoiadas em uma metodologia construtivista são ferramentas de ensino adequadas para a aprendizagem do ritmo binário, demonstrando a fecundidade do método clínico para a organização de metodologias para o ensino da música. |
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