AVANÇOS APÓS O JUÍZO MORAL NA CRIANÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENIN, Maria Suzana de Stefano
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7152
Resumo: Neste texto, apresentamos a conferência proferida no IV Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Teoria e Prática na Construção do conhecimento, dia 24 de novembro de 2016. Nela, fomos desafiados a realizar uma síntese dos avanços em pesquisas e produções após a publicação da obra O Juízo moral na Criança, de Jean Piaget, em 1932. Iniciamos nosso trabalho, retomando alguns dos conceitos centrais dessa obra de Piaget; como as duas grandes tendências morais: heteronomia e autonomia e seus fatores de manu-tenção e desenvolvimento: a coação e egocentrismo, de um lado, e a cooperação e descentração, de outro. Para tornar possível investigar e descrever avanços após o Juízo moral na criança, limitamos nossa busca ao Brasil e demos como ponto de partida a pesquisa de Mario Sergio Vasconcelos sobre A Difusão das ideias de Piaget no Brasil (1996). Seguimos, apresentando uma síntese, com ilustrações, das pesquisas realizadas após os anos de 1996 e que foram sistematizadas em artigos de revisão de estado da arte nesse tema. Finalmente, examinamos, com foco nos últimos dez anos, as produções do Grupo de trabalho (GT) Psicologia e Moralidade, ligado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Psicologia, ANPPEP. Refletimos sobre os temas de pesquisa que mais têm comparecido no GT e em suas publicações e, entre eles, vimos, como mais presentes, as relações entre Psicologia moral e educação, embora ainda faltem pesquisas empíricas sobre as estratégias de educação moral. Em conclusão, colocamos a urgência de investigarmos uma nova área que se refere aos modos como a internet e todas as suas formas de comunicação tem se imposto às crianças e adolescentes. Como, praticamente, todas as formas de interação entre esses sujeitos, são agora mediadas por esses meios e seus instrumentos – celulares, ifones, ipads, computadores, e outros, é imprescindível que passemos a investigar e analisar seus efeitos na construção e educação moral e intelectual dos mesmos.
id UNESP-35_902db52c4b29c4f3d3e054cde83682e2
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/7152
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling AVANÇOS APÓS O JUÍZO MORAL NA CRIANÇAJuízo moral; Educação moral; Psicologia e Moralidade; Internet e Comunicação.Neste texto, apresentamos a conferência proferida no IV Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Teoria e Prática na Construção do conhecimento, dia 24 de novembro de 2016. Nela, fomos desafiados a realizar uma síntese dos avanços em pesquisas e produções após a publicação da obra O Juízo moral na Criança, de Jean Piaget, em 1932. Iniciamos nosso trabalho, retomando alguns dos conceitos centrais dessa obra de Piaget; como as duas grandes tendências morais: heteronomia e autonomia e seus fatores de manu-tenção e desenvolvimento: a coação e egocentrismo, de um lado, e a cooperação e descentração, de outro. Para tornar possível investigar e descrever avanços após o Juízo moral na criança, limitamos nossa busca ao Brasil e demos como ponto de partida a pesquisa de Mario Sergio Vasconcelos sobre A Difusão das ideias de Piaget no Brasil (1996). Seguimos, apresentando uma síntese, com ilustrações, das pesquisas realizadas após os anos de 1996 e que foram sistematizadas em artigos de revisão de estado da arte nesse tema. Finalmente, examinamos, com foco nos últimos dez anos, as produções do Grupo de trabalho (GT) Psicologia e Moralidade, ligado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Psicologia, ANPPEP. Refletimos sobre os temas de pesquisa que mais têm comparecido no GT e em suas publicações e, entre eles, vimos, como mais presentes, as relações entre Psicologia moral e educação, embora ainda faltem pesquisas empíricas sobre as estratégias de educação moral. Em conclusão, colocamos a urgência de investigarmos uma nova área que se refere aos modos como a internet e todas as suas formas de comunicação tem se imposto às crianças e adolescentes. Como, praticamente, todas as formas de interação entre esses sujeitos, são agora mediadas por esses meios e seus instrumentos – celulares, ifones, ipads, computadores, e outros, é imprescindível que passemos a investigar e analisar seus efeitos na construção e educação moral e intelectual dos mesmos.Faculdade de Filosofia e Ciências2017-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/715210.36311/1984-1655.2017.v9esp.13.p350Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 9 (2017): Edição Especial; 350-378Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 9 (2017): Edição Especial; 350-378Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 9 (2017): Edição Especial; 350-3781984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7152/4599MENIN, Maria Suzana de Stefanoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:26:07Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/7152Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2020-09-25T17:26:07Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv AVANÇOS APÓS O JUÍZO MORAL NA CRIANÇA
title AVANÇOS APÓS O JUÍZO MORAL NA CRIANÇA
spellingShingle AVANÇOS APÓS O JUÍZO MORAL NA CRIANÇA
MENIN, Maria Suzana de Stefano
Juízo moral; Educação moral; Psicologia e Moralidade; Internet e Comunicação.
title_short AVANÇOS APÓS O JUÍZO MORAL NA CRIANÇA
title_full AVANÇOS APÓS O JUÍZO MORAL NA CRIANÇA
title_fullStr AVANÇOS APÓS O JUÍZO MORAL NA CRIANÇA
title_full_unstemmed AVANÇOS APÓS O JUÍZO MORAL NA CRIANÇA
title_sort AVANÇOS APÓS O JUÍZO MORAL NA CRIANÇA
author MENIN, Maria Suzana de Stefano
author_facet MENIN, Maria Suzana de Stefano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MENIN, Maria Suzana de Stefano
dc.subject.por.fl_str_mv Juízo moral; Educação moral; Psicologia e Moralidade; Internet e Comunicação.
topic Juízo moral; Educação moral; Psicologia e Moralidade; Internet e Comunicação.
description Neste texto, apresentamos a conferência proferida no IV Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Teoria e Prática na Construção do conhecimento, dia 24 de novembro de 2016. Nela, fomos desafiados a realizar uma síntese dos avanços em pesquisas e produções após a publicação da obra O Juízo moral na Criança, de Jean Piaget, em 1932. Iniciamos nosso trabalho, retomando alguns dos conceitos centrais dessa obra de Piaget; como as duas grandes tendências morais: heteronomia e autonomia e seus fatores de manu-tenção e desenvolvimento: a coação e egocentrismo, de um lado, e a cooperação e descentração, de outro. Para tornar possível investigar e descrever avanços após o Juízo moral na criança, limitamos nossa busca ao Brasil e demos como ponto de partida a pesquisa de Mario Sergio Vasconcelos sobre A Difusão das ideias de Piaget no Brasil (1996). Seguimos, apresentando uma síntese, com ilustrações, das pesquisas realizadas após os anos de 1996 e que foram sistematizadas em artigos de revisão de estado da arte nesse tema. Finalmente, examinamos, com foco nos últimos dez anos, as produções do Grupo de trabalho (GT) Psicologia e Moralidade, ligado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Psicologia, ANPPEP. Refletimos sobre os temas de pesquisa que mais têm comparecido no GT e em suas publicações e, entre eles, vimos, como mais presentes, as relações entre Psicologia moral e educação, embora ainda faltem pesquisas empíricas sobre as estratégias de educação moral. Em conclusão, colocamos a urgência de investigarmos uma nova área que se refere aos modos como a internet e todas as suas formas de comunicação tem se imposto às crianças e adolescentes. Como, praticamente, todas as formas de interação entre esses sujeitos, são agora mediadas por esses meios e seus instrumentos – celulares, ifones, ipads, computadores, e outros, é imprescindível que passemos a investigar e analisar seus efeitos na construção e educação moral e intelectual dos mesmos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7152
10.36311/1984-1655.2017.v9esp.13.p350
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7152
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2017.v9esp.13.p350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7152/4599
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 9 (2017): Edição Especial; 350-378
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 9 (2017): Edição Especial; 350-378
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 9 (2017): Edição Especial; 350-378
1984-1655
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049038280851456