Realidade, Conhecimento Físico e Conhecimento Social: Processos e Mecanismos Comuns de Construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montoya, Adrián Oscar Dongo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3221
Resumo: Através da análise do desenvolvimento do conhecimento físico e social, podemos evi-denciar os processos que permitem ao sujeito construir a realidade. Em função disso, pretendemos neste trabalho mostrar a importância do desenvolvimento do conheci-mento físico na teoria de Piaget e evidenciar a existência de processos e mecanismos comuns entre essa forma de conhecimento e o conhecimento social. Após observar a importância do estudo da construção do conhecimento físico, mostraremos as caracte-rísticas específicas da construção desse conhecimento em relação ao conhecimento ló-gico-matemático. Logo a seguir, indagaremos se os processos e mecanismos básicos na construção do conhecimento físico são susceptíveis de serem estendidos para a cons-trução dos objetos sociais e culturais. Na parte conclusiva, analisaremos se as relações estabelecidas entre as diferentes formas de conhecimento podem contribuir para a di-vulgação da teoria de Piaget e para a solução de questões relacionadas à ação pedagó-gica.
id UNESP-35_98c167f92e77a4d5db7f1c6f562cc04d
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3221
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling Realidade, Conhecimento Físico e Conhecimento Social: Processos e Mecanismos Comuns de ConstruçãoConhecimento Social, Conhecimento Físico, Construção do Real, Mecanismos Comuns.Através da análise do desenvolvimento do conhecimento físico e social, podemos evi-denciar os processos que permitem ao sujeito construir a realidade. Em função disso, pretendemos neste trabalho mostrar a importância do desenvolvimento do conheci-mento físico na teoria de Piaget e evidenciar a existência de processos e mecanismos comuns entre essa forma de conhecimento e o conhecimento social. Após observar a importância do estudo da construção do conhecimento físico, mostraremos as caracte-rísticas específicas da construção desse conhecimento em relação ao conhecimento ló-gico-matemático. Logo a seguir, indagaremos se os processos e mecanismos básicos na construção do conhecimento físico são susceptíveis de serem estendidos para a cons-trução dos objetos sociais e culturais. Na parte conclusiva, analisaremos se as relações estabelecidas entre as diferentes formas de conhecimento podem contribuir para a di-vulgação da teoria de Piaget e para a solução de questões relacionadas à ação pedagó-gica.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/322110.36311/1984-1655.2013.v5n0.p40-64Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 5 (2013): Edição Especial; 40-64Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 (2013): Edição Especial; 40-64Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 (2013): Edição Especial; 40-641984-165510.5555/repeg.v5i0reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3221/2516Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessMontoya, Adrián Oscar Dongo2022-02-07T16:32:26Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3221Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-07T16:32:26Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Realidade, Conhecimento Físico e Conhecimento Social: Processos e Mecanismos Comuns de Construção
title Realidade, Conhecimento Físico e Conhecimento Social: Processos e Mecanismos Comuns de Construção
spellingShingle Realidade, Conhecimento Físico e Conhecimento Social: Processos e Mecanismos Comuns de Construção
Montoya, Adrián Oscar Dongo
Conhecimento Social, Conhecimento Físico, Construção do Real, Mecanismos Comuns.
title_short Realidade, Conhecimento Físico e Conhecimento Social: Processos e Mecanismos Comuns de Construção
title_full Realidade, Conhecimento Físico e Conhecimento Social: Processos e Mecanismos Comuns de Construção
title_fullStr Realidade, Conhecimento Físico e Conhecimento Social: Processos e Mecanismos Comuns de Construção
title_full_unstemmed Realidade, Conhecimento Físico e Conhecimento Social: Processos e Mecanismos Comuns de Construção
title_sort Realidade, Conhecimento Físico e Conhecimento Social: Processos e Mecanismos Comuns de Construção
author Montoya, Adrián Oscar Dongo
author_facet Montoya, Adrián Oscar Dongo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montoya, Adrián Oscar Dongo
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento Social, Conhecimento Físico, Construção do Real, Mecanismos Comuns.
topic Conhecimento Social, Conhecimento Físico, Construção do Real, Mecanismos Comuns.
description Através da análise do desenvolvimento do conhecimento físico e social, podemos evi-denciar os processos que permitem ao sujeito construir a realidade. Em função disso, pretendemos neste trabalho mostrar a importância do desenvolvimento do conheci-mento físico na teoria de Piaget e evidenciar a existência de processos e mecanismos comuns entre essa forma de conhecimento e o conhecimento social. Após observar a importância do estudo da construção do conhecimento físico, mostraremos as caracte-rísticas específicas da construção desse conhecimento em relação ao conhecimento ló-gico-matemático. Logo a seguir, indagaremos se os processos e mecanismos básicos na construção do conhecimento físico são susceptíveis de serem estendidos para a cons-trução dos objetos sociais e culturais. Na parte conclusiva, analisaremos se as relações estabelecidas entre as diferentes formas de conhecimento podem contribuir para a di-vulgação da teoria de Piaget e para a solução de questões relacionadas à ação pedagó-gica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3221
10.36311/1984-1655.2013.v5n0.p40-64
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3221
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2013.v5n0.p40-64
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3221/2516
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 5 (2013): Edição Especial; 40-64
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 (2013): Edição Especial; 40-64
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 (2013): Edição Especial; 40-64
1984-1655
10.5555/repeg.v5i0
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037835206656