Realidade, Conhecimento Físico e Conhecimento Social: Processos e Mecanismos Comuns de Construção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3221 |
Resumo: | Através da análise do desenvolvimento do conhecimento físico e social, podemos evi-denciar os processos que permitem ao sujeito construir a realidade. Em função disso, pretendemos neste trabalho mostrar a importância do desenvolvimento do conheci-mento físico na teoria de Piaget e evidenciar a existência de processos e mecanismos comuns entre essa forma de conhecimento e o conhecimento social. Após observar a importância do estudo da construção do conhecimento físico, mostraremos as caracte-rísticas específicas da construção desse conhecimento em relação ao conhecimento ló-gico-matemático. Logo a seguir, indagaremos se os processos e mecanismos básicos na construção do conhecimento físico são susceptíveis de serem estendidos para a cons-trução dos objetos sociais e culturais. Na parte conclusiva, analisaremos se as relações estabelecidas entre as diferentes formas de conhecimento podem contribuir para a di-vulgação da teoria de Piaget e para a solução de questões relacionadas à ação pedagó-gica. |
id |
UNESP-35_98c167f92e77a4d5db7f1c6f562cc04d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3221 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
Realidade, Conhecimento Físico e Conhecimento Social: Processos e Mecanismos Comuns de ConstruçãoConhecimento Social, Conhecimento Físico, Construção do Real, Mecanismos Comuns.Através da análise do desenvolvimento do conhecimento físico e social, podemos evi-denciar os processos que permitem ao sujeito construir a realidade. Em função disso, pretendemos neste trabalho mostrar a importância do desenvolvimento do conheci-mento físico na teoria de Piaget e evidenciar a existência de processos e mecanismos comuns entre essa forma de conhecimento e o conhecimento social. Após observar a importância do estudo da construção do conhecimento físico, mostraremos as caracte-rísticas específicas da construção desse conhecimento em relação ao conhecimento ló-gico-matemático. Logo a seguir, indagaremos se os processos e mecanismos básicos na construção do conhecimento físico são susceptíveis de serem estendidos para a cons-trução dos objetos sociais e culturais. Na parte conclusiva, analisaremos se as relações estabelecidas entre as diferentes formas de conhecimento podem contribuir para a di-vulgação da teoria de Piaget e para a solução de questões relacionadas à ação pedagó-gica.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/322110.36311/1984-1655.2013.v5n0.p40-64Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 5 (2013): Edição Especial; 40-64Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 (2013): Edição Especial; 40-64Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 (2013): Edição Especial; 40-641984-165510.5555/repeg.v5i0reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3221/2516Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessMontoya, Adrián Oscar Dongo2022-02-07T16:32:26Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3221Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-07T16:32:26Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Realidade, Conhecimento Físico e Conhecimento Social: Processos e Mecanismos Comuns de Construção |
title |
Realidade, Conhecimento Físico e Conhecimento Social: Processos e Mecanismos Comuns de Construção |
spellingShingle |
Realidade, Conhecimento Físico e Conhecimento Social: Processos e Mecanismos Comuns de Construção Montoya, Adrián Oscar Dongo Conhecimento Social, Conhecimento Físico, Construção do Real, Mecanismos Comuns. |
title_short |
Realidade, Conhecimento Físico e Conhecimento Social: Processos e Mecanismos Comuns de Construção |
title_full |
Realidade, Conhecimento Físico e Conhecimento Social: Processos e Mecanismos Comuns de Construção |
title_fullStr |
Realidade, Conhecimento Físico e Conhecimento Social: Processos e Mecanismos Comuns de Construção |
title_full_unstemmed |
Realidade, Conhecimento Físico e Conhecimento Social: Processos e Mecanismos Comuns de Construção |
title_sort |
Realidade, Conhecimento Físico e Conhecimento Social: Processos e Mecanismos Comuns de Construção |
author |
Montoya, Adrián Oscar Dongo |
author_facet |
Montoya, Adrián Oscar Dongo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montoya, Adrián Oscar Dongo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento Social, Conhecimento Físico, Construção do Real, Mecanismos Comuns. |
topic |
Conhecimento Social, Conhecimento Físico, Construção do Real, Mecanismos Comuns. |
description |
Através da análise do desenvolvimento do conhecimento físico e social, podemos evi-denciar os processos que permitem ao sujeito construir a realidade. Em função disso, pretendemos neste trabalho mostrar a importância do desenvolvimento do conheci-mento físico na teoria de Piaget e evidenciar a existência de processos e mecanismos comuns entre essa forma de conhecimento e o conhecimento social. Após observar a importância do estudo da construção do conhecimento físico, mostraremos as caracte-rísticas específicas da construção desse conhecimento em relação ao conhecimento ló-gico-matemático. Logo a seguir, indagaremos se os processos e mecanismos básicos na construção do conhecimento físico são susceptíveis de serem estendidos para a cons-trução dos objetos sociais e culturais. Na parte conclusiva, analisaremos se as relações estabelecidas entre as diferentes formas de conhecimento podem contribuir para a di-vulgação da teoria de Piaget e para a solução de questões relacionadas à ação pedagó-gica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3221 10.36311/1984-1655.2013.v5n0.p40-64 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3221 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2013.v5n0.p40-64 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3221/2516 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 5 (2013): Edição Especial; 40-64 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 (2013): Edição Especial; 40-64 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 (2013): Edição Especial; 40-64 1984-1655 10.5555/repeg.v5i0 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049037835206656 |