COM A PALAVRA, O PROFESSOR: É LEGÍTIMO DISCUTIR SOBRE REGRAS ALIMENTARES EM SALA DE AULA?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/8176 |
Resumo: | In this study, we discuss the legitimacy of addressing the theme of dietary rules in the classroom. Through a semi-structured questionnaire, the opinion of 17 teachers and undergraduates about the issue was known. With Piagetian theory we demonstrate that understanding about development of moral judgment may help in moral education that aimed at autonomy of individuals. It is no-ticed that there is legitimacy in debating about food rules in the classroom on account of moral and food are ordinary; rules are considered necessary and there are benefits derived from them indicated in surveys; they integrate cur-ricular national educational policies. Stands out as a limiter the lack of teacher training to work with this content. Thus, studies on methods that enable a mor-al and food education in the classroom are very useful for teacher practices. |
id |
UNESP-35_9e0a6be54f3768c4e054fa88f4e01602 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/8176 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
COM A PALAVRA, O PROFESSOR: É LEGÍTIMO DISCUTIR SOBRE REGRAS ALIMENTARES EM SALA DE AULA?Desenvolvimento MoralDocênciaRegras AlimentaresIn this study, we discuss the legitimacy of addressing the theme of dietary rules in the classroom. Through a semi-structured questionnaire, the opinion of 17 teachers and undergraduates about the issue was known. With Piagetian theory we demonstrate that understanding about development of moral judgment may help in moral education that aimed at autonomy of individuals. It is no-ticed that there is legitimacy in debating about food rules in the classroom on account of moral and food are ordinary; rules are considered necessary and there are benefits derived from them indicated in surveys; they integrate cur-ricular national educational policies. Stands out as a limiter the lack of teacher training to work with this content. Thus, studies on methods that enable a mor-al and food education in the classroom are very useful for teacher practices.Neste estudo, discute-se a legitimidade de abordar o tema regras alimentares em sala de aula. Mediante um questionário semiestruturado, conheceu-se a opinião de 17 docentes e acadêmicos de licenciatura sobre a questão. Demons-trou-se, com a teoria Piagetiana, que o entendimento sobre o desenvolvimento do juízo moral auxiliaria numa educação moral que visasse a autonomia dos indivíduos. Percebe-se que há legitimidade em debater sobre regras alimentares em sala de aula por conta de a moral e a alimentação serem ordinárias; as regras serem consideradas necessárias e haver benefícios propiciados por essas, con-forme indicado em diversas pesquisas; essas integrarem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, serem temas transversais dos Parâmetros Curriculares Na-cionais e, mais recentemente, fazerem parte da Base Nacional Comum Curricu-lar para o ensino fundamental. Ressalta-se como limitador a falta de capacitação docente para o trabalho com esse conteúdo, referida pelos participantes. Portan-to, entende-se que estudos sobre métodos que viabilizem a educação moral e alimentar em sala de aula seriam muito úteis à prática docente.Faculdade de Filosofia e Ciências2018-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/817610.36311/1984-1655.2018.v10n1.07.p152Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 10 n. 1 (2018); 152-182Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 10 No. 1 (2018); 152-182Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 10 Núm. 1 (2018); 152-1821984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/8176/5239BLANCO, Vanessa JustEICHLER, Marcelo Leandroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:25:27Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/8176Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2020-09-25T17:25:27Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COM A PALAVRA, O PROFESSOR: É LEGÍTIMO DISCUTIR SOBRE REGRAS ALIMENTARES EM SALA DE AULA? |
title |
COM A PALAVRA, O PROFESSOR: É LEGÍTIMO DISCUTIR SOBRE REGRAS ALIMENTARES EM SALA DE AULA? |
spellingShingle |
COM A PALAVRA, O PROFESSOR: É LEGÍTIMO DISCUTIR SOBRE REGRAS ALIMENTARES EM SALA DE AULA? BLANCO, Vanessa Just Desenvolvimento Moral Docência Regras Alimentares |
title_short |
COM A PALAVRA, O PROFESSOR: É LEGÍTIMO DISCUTIR SOBRE REGRAS ALIMENTARES EM SALA DE AULA? |
title_full |
COM A PALAVRA, O PROFESSOR: É LEGÍTIMO DISCUTIR SOBRE REGRAS ALIMENTARES EM SALA DE AULA? |
title_fullStr |
COM A PALAVRA, O PROFESSOR: É LEGÍTIMO DISCUTIR SOBRE REGRAS ALIMENTARES EM SALA DE AULA? |
title_full_unstemmed |
COM A PALAVRA, O PROFESSOR: É LEGÍTIMO DISCUTIR SOBRE REGRAS ALIMENTARES EM SALA DE AULA? |
title_sort |
COM A PALAVRA, O PROFESSOR: É LEGÍTIMO DISCUTIR SOBRE REGRAS ALIMENTARES EM SALA DE AULA? |
author |
BLANCO, Vanessa Just |
author_facet |
BLANCO, Vanessa Just EICHLER, Marcelo Leandro |
author_role |
author |
author2 |
EICHLER, Marcelo Leandro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BLANCO, Vanessa Just EICHLER, Marcelo Leandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento Moral Docência Regras Alimentares |
topic |
Desenvolvimento Moral Docência Regras Alimentares |
description |
In this study, we discuss the legitimacy of addressing the theme of dietary rules in the classroom. Through a semi-structured questionnaire, the opinion of 17 teachers and undergraduates about the issue was known. With Piagetian theory we demonstrate that understanding about development of moral judgment may help in moral education that aimed at autonomy of individuals. It is no-ticed that there is legitimacy in debating about food rules in the classroom on account of moral and food are ordinary; rules are considered necessary and there are benefits derived from them indicated in surveys; they integrate cur-ricular national educational policies. Stands out as a limiter the lack of teacher training to work with this content. Thus, studies on methods that enable a mor-al and food education in the classroom are very useful for teacher practices. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/8176 10.36311/1984-1655.2018.v10n1.07.p152 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/8176 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2018.v10n1.07.p152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/8176/5239 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 10 n. 1 (2018); 152-182 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 10 No. 1 (2018); 152-182 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 10 Núm. 1 (2018); 152-182 1984-1655 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049038321745920 |