COM A PALAVRA, O PROFESSOR: É LEGÍTIMO DISCUTIR SOBRE REGRAS ALIMENTARES EM SALA DE AULA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BLANCO, Vanessa Just
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: EICHLER, Marcelo Leandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/8176
Resumo: In this study, we discuss the legitimacy of addressing the theme of dietary rules in the classroom. Through a semi-structured questionnaire, the opinion of 17 teachers and undergraduates about the issue was known. With Piagetian theory we demonstrate that understanding about development of moral judgment may help in moral education that aimed at autonomy of individuals. It is no-ticed that there is legitimacy in debating about food rules in the classroom on account of moral and food are ordinary; rules are considered necessary and there are benefits derived from them indicated in surveys; they integrate cur-ricular national educational policies. Stands out as a limiter the lack of teacher training to work with this content. Thus, studies on methods that enable a mor-al and food education in the classroom are very useful for teacher practices.
id UNESP-35_9e0a6be54f3768c4e054fa88f4e01602
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/8176
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling COM A PALAVRA, O PROFESSOR: É LEGÍTIMO DISCUTIR SOBRE REGRAS ALIMENTARES EM SALA DE AULA?Desenvolvimento MoralDocênciaRegras AlimentaresIn this study, we discuss the legitimacy of addressing the theme of dietary rules in the classroom. Through a semi-structured questionnaire, the opinion of 17 teachers and undergraduates about the issue was known. With Piagetian theory we demonstrate that understanding about development of moral judgment may help in moral education that aimed at autonomy of individuals. It is no-ticed that there is legitimacy in debating about food rules in the classroom on account of moral and food are ordinary; rules are considered necessary and there are benefits derived from them indicated in surveys; they integrate cur-ricular national educational policies. Stands out as a limiter the lack of teacher training to work with this content. Thus, studies on methods that enable a mor-al and food education in the classroom are very useful for teacher practices.Neste estudo, discute-se a legitimidade de abordar o tema regras alimentares em sala de aula. Mediante um questionário semiestruturado, conheceu-se a opinião de 17 docentes e acadêmicos de licenciatura sobre a questão. Demons-trou-se, com a teoria Piagetiana, que o entendimento sobre o desenvolvimento do juízo moral auxiliaria numa educação moral que visasse a autonomia dos indivíduos. Percebe-se que há legitimidade em debater sobre regras alimentares em sala de aula por conta de a moral e a alimentação serem ordinárias; as regras serem consideradas necessárias e haver benefícios propiciados por essas, con-forme indicado em diversas pesquisas; essas integrarem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, serem temas transversais dos Parâmetros Curriculares Na-cionais e, mais recentemente, fazerem parte da Base Nacional Comum Curricu-lar para o ensino fundamental. Ressalta-se como limitador a falta de capacitação docente para o trabalho com esse conteúdo, referida pelos participantes. Portan-to, entende-se que estudos sobre métodos que viabilizem a educação moral e alimentar em sala de aula seriam muito úteis à prática docente.Faculdade de Filosofia e Ciências2018-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/817610.36311/1984-1655.2018.v10n1.07.p152Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 10 n. 1 (2018); 152-182Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 10 No. 1 (2018); 152-182Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 10 Núm. 1 (2018); 152-1821984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/8176/5239BLANCO, Vanessa JustEICHLER, Marcelo Leandroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:25:27Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/8176Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2020-09-25T17:25:27Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv COM A PALAVRA, O PROFESSOR: É LEGÍTIMO DISCUTIR SOBRE REGRAS ALIMENTARES EM SALA DE AULA?
title COM A PALAVRA, O PROFESSOR: É LEGÍTIMO DISCUTIR SOBRE REGRAS ALIMENTARES EM SALA DE AULA?
spellingShingle COM A PALAVRA, O PROFESSOR: É LEGÍTIMO DISCUTIR SOBRE REGRAS ALIMENTARES EM SALA DE AULA?
BLANCO, Vanessa Just
Desenvolvimento Moral
Docência
Regras Alimentares
title_short COM A PALAVRA, O PROFESSOR: É LEGÍTIMO DISCUTIR SOBRE REGRAS ALIMENTARES EM SALA DE AULA?
title_full COM A PALAVRA, O PROFESSOR: É LEGÍTIMO DISCUTIR SOBRE REGRAS ALIMENTARES EM SALA DE AULA?
title_fullStr COM A PALAVRA, O PROFESSOR: É LEGÍTIMO DISCUTIR SOBRE REGRAS ALIMENTARES EM SALA DE AULA?
title_full_unstemmed COM A PALAVRA, O PROFESSOR: É LEGÍTIMO DISCUTIR SOBRE REGRAS ALIMENTARES EM SALA DE AULA?
title_sort COM A PALAVRA, O PROFESSOR: É LEGÍTIMO DISCUTIR SOBRE REGRAS ALIMENTARES EM SALA DE AULA?
author BLANCO, Vanessa Just
author_facet BLANCO, Vanessa Just
EICHLER, Marcelo Leandro
author_role author
author2 EICHLER, Marcelo Leandro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BLANCO, Vanessa Just
EICHLER, Marcelo Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Moral
Docência
Regras Alimentares
topic Desenvolvimento Moral
Docência
Regras Alimentares
description In this study, we discuss the legitimacy of addressing the theme of dietary rules in the classroom. Through a semi-structured questionnaire, the opinion of 17 teachers and undergraduates about the issue was known. With Piagetian theory we demonstrate that understanding about development of moral judgment may help in moral education that aimed at autonomy of individuals. It is no-ticed that there is legitimacy in debating about food rules in the classroom on account of moral and food are ordinary; rules are considered necessary and there are benefits derived from them indicated in surveys; they integrate cur-ricular national educational policies. Stands out as a limiter the lack of teacher training to work with this content. Thus, studies on methods that enable a mor-al and food education in the classroom are very useful for teacher practices.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/8176
10.36311/1984-1655.2018.v10n1.07.p152
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/8176
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2018.v10n1.07.p152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/8176/5239
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 10 n. 1 (2018); 152-182
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 10 No. 1 (2018); 152-182
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 10 Núm. 1 (2018); 152-182
1984-1655
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049038321745920