OS PROCESSOS DE REVERSIBILIDADE LÓGICA E SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM DE CONTABILIDADE
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/12168 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo discutir acerca dos elementos que concorrem na construção do conhecimento dos sujeitos graduandos de contabilidade e a relação dos processos de reversibilidades lógicas inerentes a natureza contábil com a lógica do pensamento operatório formal. Caracteriza-se como um estudo teórico do tipo bibliográfico. O estudo demonstra que a formalização contábil, em especial a escrituração contábil, implica em processos lógicos os quais foram explicados por Piaget através do grupo INRC (Identidade; Negação; Recíproca; Correlativa). O grupo INRC é um modelo teórico destinado a dar conta da complexidade própria ao estado final do desenvolvimento lógico. As evidências teóricas levantadas pelo presente estudo, reforçam a importância de uma pesquisa empírica que busque evidências concretas da relação das incompreensões dos estudantes com as reversibilidades lógicas do pensamento operatório formal |
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