Adolescência: Perspectiva de Desconstrução de uma Visão Naturalizada
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2570 |
Resumo: | A adolescência é uma etapa do desenvolvimento humano que há muito tempo é objeto de inúmeros estudos. Contudo, averigua-se que comumente se tem entendido os comportamentos adolescentes a partir de uma visão naturalizada, imbuídos de um discurso ideológico que propicia a desresponsabilização dos sujeitos, o que pode ser uma das justificativas para os altos índices de comportamentos de risco neste grupo etário. Desse modo pretende-se, nesta oportunidade, trazer para a comunidade científica um ponto de discussão: trata-se da tentativa de argumentação de que o adolescente, quando desenvolvida a autonomia de decisões, o exercício da cooperação e recursos resilientes, pode fazer escolhas responsáveis, distanciando-se dos comportamentos de risco. Pretende-se, assim, ir para além da visão naturalizada imbuída na sociedade de que o adolescente está simplesmente passando por uma fase fora do padrão. Para tanto, parte-se da premissa da necessidade do estabelecimento de relações de alteridade e do desenvolvimento de uma afetividade ampliada, isto é, da busca de relações de qualidade desde a mais tenra idade do sujeito, não se perdendo de vista que o meio afeta e é afetado pelo sujeito. |
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Adolescência: Perspectiva de Desconstrução de uma Visão NaturalizadaAdolescência; Comportamentos de Risco; Resiliência.A adolescência é uma etapa do desenvolvimento humano que há muito tempo é objeto de inúmeros estudos. Contudo, averigua-se que comumente se tem entendido os comportamentos adolescentes a partir de uma visão naturalizada, imbuídos de um discurso ideológico que propicia a desresponsabilização dos sujeitos, o que pode ser uma das justificativas para os altos índices de comportamentos de risco neste grupo etário. Desse modo pretende-se, nesta oportunidade, trazer para a comunidade científica um ponto de discussão: trata-se da tentativa de argumentação de que o adolescente, quando desenvolvida a autonomia de decisões, o exercício da cooperação e recursos resilientes, pode fazer escolhas responsáveis, distanciando-se dos comportamentos de risco. Pretende-se, assim, ir para além da visão naturalizada imbuída na sociedade de que o adolescente está simplesmente passando por uma fase fora do padrão. Para tanto, parte-se da premissa da necessidade do estabelecimento de relações de alteridade e do desenvolvimento de uma afetividade ampliada, isto é, da busca de relações de qualidade desde a mais tenra idade do sujeito, não se perdendo de vista que o meio afeta e é afetado pelo sujeito.Faculdade de Filosofia e Ciências2013-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/257010.36311/1984-1655.2012.v4n2.p129-141Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 4 n. 2 (2012); 129-141Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 No. 2 (2012); 129-141Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 Núm. 2 (2012); 129-1411984-165510.5555/repeg.v4i2reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2570/2154Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessDallo, LuanaPaludo, Karina Inês2022-02-03T17:16:59Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/2570Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-03T17:16:59Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
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