Adolescência: Perspectiva de Desconstrução de uma Visão Naturalizada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dallo, Luana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Paludo, Karina Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2570
Resumo: A adolescência é uma etapa do desenvolvimento humano que há muito tempo é objeto de inúmeros estudos. Contudo, averigua-se que comumente se tem entendido os comportamentos adolescentes a partir de uma visão naturalizada, imbuídos de um discurso ideológico que propicia a desresponsabilização dos sujeitos, o que pode ser uma das justificativas para os altos índices de comportamentos de risco neste grupo etário. Desse modo pretende-se, nesta oportunidade, trazer para a comunidade científica um ponto de discussão: trata-se da tentativa de argumentação de que o adolescente, quando desenvolvida a autonomia de decisões, o exercício da cooperação e recursos resilientes, pode fazer escolhas responsáveis, distanciando-se dos comportamentos de risco. Pretende-se, assim, ir para além da visão naturalizada imbuída na sociedade de que o adolescente está simplesmente passando por uma fase fora do padrão. Para tanto, parte-se da premissa da necessidade do estabelecimento de relações de alteridade e do desenvolvimento de uma afetividade ampliada, isto é, da busca de relações de qualidade desde a mais tenra idade do sujeito, não se perdendo de vista que o meio afeta e é afetado pelo sujeito.
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