Intervenção pedagógica via jogo de argolas e a construção da noção de multiplicação: um estudo piagetiano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/577 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo consistiu em verificar em que medida uma intervenção pedagógica, via Jogo de Argolas, pode ser favorável à construção da noção de multiplicação em crianças. A fundamentação teórica baseia-se na Epistemologia Genética de Piaget, cujo pressuposto teórico central destaca a construção do conhecimento pelo sujeito a partir das trocas com o meio e a importância do processo de equilibração. Foram estudados 17 sujeitos, que compunham uma classe de 4º ano do Ensino Fundamental, de uma escola cooperativa do interior de São Paulo. Aplicou-se o pré-teste individualmente nos sujeitos, com o objetivo de avaliar o nível de construção da noção de multiplicação e divisão aritméticas. O pós-teste consistiu em verificar a evolução dos sujeitos, após serem submetidos a uma intervenção com Jogo de Argolas, realizada pelo professor e pelo experimentador. Para o pré-teste e o pós-teste foi utilizada a “Prova de Multiplicação e Divisão Aritméticas.” Organizaram-se seis sessões de intervenção com o Jogo de Argolas, o qual, previamente analisado, permitiu destacar situações-problema que envolviam a multiplicação. Durante a intervenção, os sujeitos foram organizados em quatro grupos, escolhidos aleatoriamente. A análise qualitativa dos dados permitiu verificar mudanças expressivas em grande parte dos sujeitos, no que concerne à construção da noção de multiplicação, o que foi favorecido pelo trabalho de intervenção pedagógica, via Jogo de Argolas. |
id |
UNESP-35_beea0d2b307536e6e02912c6f49f9b16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/577 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
Intervenção pedagógica via jogo de argolas e a construção da noção de multiplicação: um estudo piagetianoIntervenção pedagógica, Jogo de Argolas, Multiplicação, Construção do conhecimento.O objetivo do presente estudo consistiu em verificar em que medida uma intervenção pedagógica, via Jogo de Argolas, pode ser favorável à construção da noção de multiplicação em crianças. A fundamentação teórica baseia-se na Epistemologia Genética de Piaget, cujo pressuposto teórico central destaca a construção do conhecimento pelo sujeito a partir das trocas com o meio e a importância do processo de equilibração. Foram estudados 17 sujeitos, que compunham uma classe de 4º ano do Ensino Fundamental, de uma escola cooperativa do interior de São Paulo. Aplicou-se o pré-teste individualmente nos sujeitos, com o objetivo de avaliar o nível de construção da noção de multiplicação e divisão aritméticas. O pós-teste consistiu em verificar a evolução dos sujeitos, após serem submetidos a uma intervenção com Jogo de Argolas, realizada pelo professor e pelo experimentador. Para o pré-teste e o pós-teste foi utilizada a “Prova de Multiplicação e Divisão Aritméticas.” Organizaram-se seis sessões de intervenção com o Jogo de Argolas, o qual, previamente analisado, permitiu destacar situações-problema que envolviam a multiplicação. Durante a intervenção, os sujeitos foram organizados em quatro grupos, escolhidos aleatoriamente. A análise qualitativa dos dados permitiu verificar mudanças expressivas em grande parte dos sujeitos, no que concerne à construção da noção de multiplicação, o que foi favorecido pelo trabalho de intervenção pedagógica, via Jogo de Argolas.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/57710.36311/1984-1655.2009.v2n3.577Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 2 n. 3 (2009); 4-98Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 No. 3 (2009); 4-98Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 Núm. 3 (2009); 4-981984-165510.5555/repeg.v2i3reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/577/461Copyright (c) 2009 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Karina PerezBrenelli, Rosely Palermo2022-02-01T17:49:36Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/577Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-01T17:49:36Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção pedagógica via jogo de argolas e a construção da noção de multiplicação: um estudo piagetiano |
title |
Intervenção pedagógica via jogo de argolas e a construção da noção de multiplicação: um estudo piagetiano |
spellingShingle |
Intervenção pedagógica via jogo de argolas e a construção da noção de multiplicação: um estudo piagetiano Guimarães, Karina Perez Intervenção pedagógica, Jogo de Argolas, Multiplicação, Construção do conhecimento. |
title_short |
Intervenção pedagógica via jogo de argolas e a construção da noção de multiplicação: um estudo piagetiano |
title_full |
Intervenção pedagógica via jogo de argolas e a construção da noção de multiplicação: um estudo piagetiano |
title_fullStr |
Intervenção pedagógica via jogo de argolas e a construção da noção de multiplicação: um estudo piagetiano |
title_full_unstemmed |
Intervenção pedagógica via jogo de argolas e a construção da noção de multiplicação: um estudo piagetiano |
title_sort |
Intervenção pedagógica via jogo de argolas e a construção da noção de multiplicação: um estudo piagetiano |
author |
Guimarães, Karina Perez |
author_facet |
Guimarães, Karina Perez Brenelli, Rosely Palermo |
author_role |
author |
author2 |
Brenelli, Rosely Palermo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Karina Perez Brenelli, Rosely Palermo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intervenção pedagógica, Jogo de Argolas, Multiplicação, Construção do conhecimento. |
topic |
Intervenção pedagógica, Jogo de Argolas, Multiplicação, Construção do conhecimento. |
description |
O objetivo do presente estudo consistiu em verificar em que medida uma intervenção pedagógica, via Jogo de Argolas, pode ser favorável à construção da noção de multiplicação em crianças. A fundamentação teórica baseia-se na Epistemologia Genética de Piaget, cujo pressuposto teórico central destaca a construção do conhecimento pelo sujeito a partir das trocas com o meio e a importância do processo de equilibração. Foram estudados 17 sujeitos, que compunham uma classe de 4º ano do Ensino Fundamental, de uma escola cooperativa do interior de São Paulo. Aplicou-se o pré-teste individualmente nos sujeitos, com o objetivo de avaliar o nível de construção da noção de multiplicação e divisão aritméticas. O pós-teste consistiu em verificar a evolução dos sujeitos, após serem submetidos a uma intervenção com Jogo de Argolas, realizada pelo professor e pelo experimentador. Para o pré-teste e o pós-teste foi utilizada a “Prova de Multiplicação e Divisão Aritméticas.” Organizaram-se seis sessões de intervenção com o Jogo de Argolas, o qual, previamente analisado, permitiu destacar situações-problema que envolviam a multiplicação. Durante a intervenção, os sujeitos foram organizados em quatro grupos, escolhidos aleatoriamente. A análise qualitativa dos dados permitiu verificar mudanças expressivas em grande parte dos sujeitos, no que concerne à construção da noção de multiplicação, o que foi favorecido pelo trabalho de intervenção pedagógica, via Jogo de Argolas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/577 10.36311/1984-1655.2009.v2n3.577 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/577 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2009.v2n3.577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/577/461 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2009 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2009 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 2 n. 3 (2009); 4-98 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 No. 3 (2009); 4-98 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 Núm. 3 (2009); 4-98 1984-1655 10.5555/repeg.v2i3 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049037448282112 |