Intervenção pedagógica via jogo de argolas e a construção da noção de multiplicação: um estudo piagetiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Karina Perez
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Brenelli, Rosely Palermo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/577
Resumo: O objetivo do presente estudo consistiu em verificar em que medida uma intervenção pedagógica, via Jogo de Argolas, pode ser favorável à construção da noção de multiplicação em crianças. A fundamentação teórica baseia-se na Epistemologia Genética de Piaget, cujo pressuposto teórico central destaca a construção do conhecimento pelo sujeito a partir das trocas com o meio e a importância do processo de equilibração. Foram estudados 17 sujeitos, que compunham uma classe de 4º ano do Ensino Fundamental, de uma escola cooperativa do interior de São Paulo. Aplicou-se o pré-teste individualmente nos sujeitos, com o objetivo de avaliar o nível de construção da noção de multiplicação e divisão aritméticas. O pós-teste consistiu em verificar a evolução dos sujeitos, após serem submetidos a uma intervenção com Jogo de Argolas, realizada pelo professor e pelo experimentador. Para o pré-teste e o pós-teste foi utilizada a “Prova de Multiplicação e Divisão Aritméticas.” Organizaram-se seis sessões de intervenção com o Jogo de Argolas, o qual, previamente analisado, permitiu destacar situações-problema que envolviam a multiplicação. Durante a intervenção, os sujeitos foram organizados em quatro grupos, escolhidos aleatoriamente. A análise qualitativa dos dados permitiu verificar mudanças expressivas em grande parte dos sujeitos, no que concerne à construção da noção de multiplicação, o que foi favorecido pelo trabalho de intervenção pedagógica, via Jogo de Argolas.
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