O jogo quatrilho como ferramenta de ensino da multiplicação com alunos do 6° e do 7° ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Jhonatan Matheus Ribeiro de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alves, Ingrid Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10880
Resumo: Como atividade do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), na área de Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, foi organizado um Clube de Matemática com alunos de 6° e 7° ano de um Colégio Estadual, localizado na região central de Curitiba. A proposta do clube foi a de trabalhar com conteúdo, assuntos e temas que não constavam, necessariamente, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente ao ano letivo dos alunos. Após algumas aulas, foi notada uma defasagem em conteúdos básicos da Matemática, como a operação de multiplicação e divisão. Procurando um método alternativo de suprir a necessidade dos alunos, foi escolhido o Quatrilho, um jogo de cartas que trabalha a junção de fatores e operações equivalentes. O jogo é uma alternativa de ensino que possibilita ensinar o aluno com materiais lúdicos. Esses materiais de ensino são feitos com o intuito do aluno investigar e procurar uma maneira de solução, criando conjecturas e desenvolver o raciocínio lógico. A atividade foi realizada após uma abordagem teórica sobre o conteúdo de multiplicação e potência, sendo o objetivo principal do jogo reforçar e assimilar os conteúdos, tendo em vista que os alunos possuem dificuldades em operações básicas, estas operações são fundamentais para o processo de aprendizagem matemática durante o tempo de escolaridade e na construção do saber matemático. Durante a intervenção com o jogo, os alunos se engajaram na atividade por conta do caráter competitivo do Quatrilho, sempre que tinham alguma dúvida chamavam o professor ou questionavam os colegas. Apesar deles se engajarem e participarem da atividade, foram percebidos alguns problemas de execução no jogo, por conta de ambiguidades nos resultados e nas cartas que expressam, ora um valor, ora uma operação a respeito às regras por conta da competitividade. Durante o texto, são analisados os problemas enfrentados na execução do Quatrilho e proposta uma solução conceitual.
id UTFPR-13_4050209a56bbd17d451a4c25348208e7
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10880
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling O jogo quatrilho como ferramenta de ensino da multiplicação com alunos do 6° e do 7° ano do ensino fundamentalmatemática. Educação.Jogos; Multiplicação; QuatrilhoComo atividade do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), na área de Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, foi organizado um Clube de Matemática com alunos de 6° e 7° ano de um Colégio Estadual, localizado na região central de Curitiba. A proposta do clube foi a de trabalhar com conteúdo, assuntos e temas que não constavam, necessariamente, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente ao ano letivo dos alunos. Após algumas aulas, foi notada uma defasagem em conteúdos básicos da Matemática, como a operação de multiplicação e divisão. Procurando um método alternativo de suprir a necessidade dos alunos, foi escolhido o Quatrilho, um jogo de cartas que trabalha a junção de fatores e operações equivalentes. O jogo é uma alternativa de ensino que possibilita ensinar o aluno com materiais lúdicos. Esses materiais de ensino são feitos com o intuito do aluno investigar e procurar uma maneira de solução, criando conjecturas e desenvolver o raciocínio lógico. A atividade foi realizada após uma abordagem teórica sobre o conteúdo de multiplicação e potência, sendo o objetivo principal do jogo reforçar e assimilar os conteúdos, tendo em vista que os alunos possuem dificuldades em operações básicas, estas operações são fundamentais para o processo de aprendizagem matemática durante o tempo de escolaridade e na construção do saber matemático. Durante a intervenção com o jogo, os alunos se engajaram na atividade por conta do caráter competitivo do Quatrilho, sempre que tinham alguma dúvida chamavam o professor ou questionavam os colegas. Apesar deles se engajarem e participarem da atividade, foram percebidos alguns problemas de execução no jogo, por conta de ambiguidades nos resultados e nas cartas que expressam, ora um valor, ora uma operação a respeito às regras por conta da competitividade. Durante o texto, são analisados os problemas enfrentados na execução do Quatrilho e proposta uma solução conceitual.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCamargo, Jhonatan Matheus Ribeiro deAlves, Ingrid Albuquerque2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1088010.3895/actio.v1n1.10880ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação OralACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10880/6998Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:53Zoai:periodicos.utfpr:article/10880Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:53Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo quatrilho como ferramenta de ensino da multiplicação com alunos do 6° e do 7° ano do ensino fundamental
title O jogo quatrilho como ferramenta de ensino da multiplicação com alunos do 6° e do 7° ano do ensino fundamental
spellingShingle O jogo quatrilho como ferramenta de ensino da multiplicação com alunos do 6° e do 7° ano do ensino fundamental
Camargo, Jhonatan Matheus Ribeiro de
matemática. Educação.
Jogos; Multiplicação; Quatrilho
title_short O jogo quatrilho como ferramenta de ensino da multiplicação com alunos do 6° e do 7° ano do ensino fundamental
title_full O jogo quatrilho como ferramenta de ensino da multiplicação com alunos do 6° e do 7° ano do ensino fundamental
title_fullStr O jogo quatrilho como ferramenta de ensino da multiplicação com alunos do 6° e do 7° ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed O jogo quatrilho como ferramenta de ensino da multiplicação com alunos do 6° e do 7° ano do ensino fundamental
title_sort O jogo quatrilho como ferramenta de ensino da multiplicação com alunos do 6° e do 7° ano do ensino fundamental
author Camargo, Jhonatan Matheus Ribeiro de
author_facet Camargo, Jhonatan Matheus Ribeiro de
Alves, Ingrid Albuquerque
author_role author
author2 Alves, Ingrid Albuquerque
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Jhonatan Matheus Ribeiro de
Alves, Ingrid Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv matemática. Educação.
Jogos; Multiplicação; Quatrilho
topic matemática. Educação.
Jogos; Multiplicação; Quatrilho
description Como atividade do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), na área de Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, foi organizado um Clube de Matemática com alunos de 6° e 7° ano de um Colégio Estadual, localizado na região central de Curitiba. A proposta do clube foi a de trabalhar com conteúdo, assuntos e temas que não constavam, necessariamente, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente ao ano letivo dos alunos. Após algumas aulas, foi notada uma defasagem em conteúdos básicos da Matemática, como a operação de multiplicação e divisão. Procurando um método alternativo de suprir a necessidade dos alunos, foi escolhido o Quatrilho, um jogo de cartas que trabalha a junção de fatores e operações equivalentes. O jogo é uma alternativa de ensino que possibilita ensinar o aluno com materiais lúdicos. Esses materiais de ensino são feitos com o intuito do aluno investigar e procurar uma maneira de solução, criando conjecturas e desenvolver o raciocínio lógico. A atividade foi realizada após uma abordagem teórica sobre o conteúdo de multiplicação e potência, sendo o objetivo principal do jogo reforçar e assimilar os conteúdos, tendo em vista que os alunos possuem dificuldades em operações básicas, estas operações são fundamentais para o processo de aprendizagem matemática durante o tempo de escolaridade e na construção do saber matemático. Durante a intervenção com o jogo, os alunos se engajaram na atividade por conta do caráter competitivo do Quatrilho, sempre que tinham alguma dúvida chamavam o professor ou questionavam os colegas. Apesar deles se engajarem e participarem da atividade, foram percebidos alguns problemas de execução no jogo, por conta de ambiguidades nos resultados e nas cartas que expressam, ora um valor, ora uma operação a respeito às regras por conta da competitividade. Durante o texto, são analisados os problemas enfrentados na execução do Quatrilho e proposta uma solução conceitual.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10880
10.3895/actio.v1n1.10880
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10880
identifier_str_mv 10.3895/actio.v1n1.10880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10880/6998
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral
ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral
2525-8923
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984355278848