UM ENSINO FUNDAMENTADO NA ESTRUTURA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7144 |
Resumo: | Neste texto iremos apresentar, muito sucintamente, os principais referenciais teóricos para um planejamento de atividades investigativas para o Ensino de Ciências. Esses referenciais pertencem a três campos de conhecimento: os traba-lhos de Piaget e colaboradores que mostram como o indivíduo constrói os co-nhecimentos científicos, a teoria de Vygotsky que dão sustentação para o ensino em sala de aula e finalmente os artigos dos pesquisadores na área de ensino de Ciências que apontam as principais características do ensino dessa disciplina. Como exemplos da construção do conhecimento pelos alunos descreveremos duas de atividades investigativas para o nível fundamental I. |
id |
UNESP-35_bf6a7c0f5cd3923171e84dcd780645c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/7144 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
UM ENSINO FUNDAMENTADO NA ESTRUTURA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICOEnsino por Investigação, Atividades Investigativas, Pesquisas Piagetianas.Neste texto iremos apresentar, muito sucintamente, os principais referenciais teóricos para um planejamento de atividades investigativas para o Ensino de Ciências. Esses referenciais pertencem a três campos de conhecimento: os traba-lhos de Piaget e colaboradores que mostram como o indivíduo constrói os co-nhecimentos científicos, a teoria de Vygotsky que dão sustentação para o ensino em sala de aula e finalmente os artigos dos pesquisadores na área de ensino de Ciências que apontam as principais características do ensino dessa disciplina. Como exemplos da construção do conhecimento pelos alunos descreveremos duas de atividades investigativas para o nível fundamental I.Faculdade de Filosofia e Ciências2017-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/714410.36311/1984-1655.2017.v9esp.06.p131Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 9 (2017): Edição Especial; 131-158Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 9 (2017): Edição Especial; 131-158Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 9 (2017): Edição Especial; 131-1581984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7144/4591CARVALHO, Anna Maria Pessoainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:26:20Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/7144Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2020-09-25T17:26:20Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM ENSINO FUNDAMENTADO NA ESTRUTURA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO |
title |
UM ENSINO FUNDAMENTADO NA ESTRUTURA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO |
spellingShingle |
UM ENSINO FUNDAMENTADO NA ESTRUTURA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO CARVALHO, Anna Maria Pessoa Ensino por Investigação, Atividades Investigativas, Pesquisas Piagetianas. |
title_short |
UM ENSINO FUNDAMENTADO NA ESTRUTURA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO |
title_full |
UM ENSINO FUNDAMENTADO NA ESTRUTURA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO |
title_fullStr |
UM ENSINO FUNDAMENTADO NA ESTRUTURA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO |
title_full_unstemmed |
UM ENSINO FUNDAMENTADO NA ESTRUTURA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO |
title_sort |
UM ENSINO FUNDAMENTADO NA ESTRUTURA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO |
author |
CARVALHO, Anna Maria Pessoa |
author_facet |
CARVALHO, Anna Maria Pessoa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARVALHO, Anna Maria Pessoa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino por Investigação, Atividades Investigativas, Pesquisas Piagetianas. |
topic |
Ensino por Investigação, Atividades Investigativas, Pesquisas Piagetianas. |
description |
Neste texto iremos apresentar, muito sucintamente, os principais referenciais teóricos para um planejamento de atividades investigativas para o Ensino de Ciências. Esses referenciais pertencem a três campos de conhecimento: os traba-lhos de Piaget e colaboradores que mostram como o indivíduo constrói os co-nhecimentos científicos, a teoria de Vygotsky que dão sustentação para o ensino em sala de aula e finalmente os artigos dos pesquisadores na área de ensino de Ciências que apontam as principais características do ensino dessa disciplina. Como exemplos da construção do conhecimento pelos alunos descreveremos duas de atividades investigativas para o nível fundamental I. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7144 10.36311/1984-1655.2017.v9esp.06.p131 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7144 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2017.v9esp.06.p131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7144/4591 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 9 (2017): Edição Especial; 131-158 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 9 (2017): Edição Especial; 131-158 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 9 (2017): Edição Especial; 131-158 1984-1655 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049038269317120 |