UM ENSINO FUNDAMENTADO NA ESTRUTURA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Anna Maria Pessoa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7144
Resumo: Neste texto iremos apresentar, muito sucintamente, os principais referenciais teóricos para um planejamento de atividades investigativas para o Ensino de Ciências. Esses referenciais pertencem a três campos de conhecimento: os traba-lhos de Piaget e colaboradores que mostram como o indivíduo constrói os co-nhecimentos científicos, a teoria de Vygotsky que dão sustentação para o ensino em sala de aula e finalmente os artigos dos pesquisadores na área de ensino de Ciências que apontam as principais características do ensino dessa disciplina. Como exemplos da construção do conhecimento pelos alunos descreveremos duas de atividades investigativas para o nível fundamental I.
id UNESP-35_bf6a7c0f5cd3923171e84dcd780645c6
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/7144
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling UM ENSINO FUNDAMENTADO NA ESTRUTURA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICOEnsino por Investigação, Atividades Investigativas, Pesquisas Piagetianas.Neste texto iremos apresentar, muito sucintamente, os principais referenciais teóricos para um planejamento de atividades investigativas para o Ensino de Ciências. Esses referenciais pertencem a três campos de conhecimento: os traba-lhos de Piaget e colaboradores que mostram como o indivíduo constrói os co-nhecimentos científicos, a teoria de Vygotsky que dão sustentação para o ensino em sala de aula e finalmente os artigos dos pesquisadores na área de ensino de Ciências que apontam as principais características do ensino dessa disciplina. Como exemplos da construção do conhecimento pelos alunos descreveremos duas de atividades investigativas para o nível fundamental I.Faculdade de Filosofia e Ciências2017-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/714410.36311/1984-1655.2017.v9esp.06.p131Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 9 (2017): Edição Especial; 131-158Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 9 (2017): Edição Especial; 131-158Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 9 (2017): Edição Especial; 131-1581984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7144/4591CARVALHO, Anna Maria Pessoainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:26:20Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/7144Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2020-09-25T17:26:20Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv UM ENSINO FUNDAMENTADO NA ESTRUTURA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
title UM ENSINO FUNDAMENTADO NA ESTRUTURA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
spellingShingle UM ENSINO FUNDAMENTADO NA ESTRUTURA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
CARVALHO, Anna Maria Pessoa
Ensino por Investigação, Atividades Investigativas, Pesquisas Piagetianas.
title_short UM ENSINO FUNDAMENTADO NA ESTRUTURA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
title_full UM ENSINO FUNDAMENTADO NA ESTRUTURA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
title_fullStr UM ENSINO FUNDAMENTADO NA ESTRUTURA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
title_full_unstemmed UM ENSINO FUNDAMENTADO NA ESTRUTURA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
title_sort UM ENSINO FUNDAMENTADO NA ESTRUTURA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
author CARVALHO, Anna Maria Pessoa
author_facet CARVALHO, Anna Maria Pessoa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, Anna Maria Pessoa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino por Investigação, Atividades Investigativas, Pesquisas Piagetianas.
topic Ensino por Investigação, Atividades Investigativas, Pesquisas Piagetianas.
description Neste texto iremos apresentar, muito sucintamente, os principais referenciais teóricos para um planejamento de atividades investigativas para o Ensino de Ciências. Esses referenciais pertencem a três campos de conhecimento: os traba-lhos de Piaget e colaboradores que mostram como o indivíduo constrói os co-nhecimentos científicos, a teoria de Vygotsky que dão sustentação para o ensino em sala de aula e finalmente os artigos dos pesquisadores na área de ensino de Ciências que apontam as principais características do ensino dessa disciplina. Como exemplos da construção do conhecimento pelos alunos descreveremos duas de atividades investigativas para o nível fundamental I.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7144
10.36311/1984-1655.2017.v9esp.06.p131
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7144
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2017.v9esp.06.p131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7144/4591
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 9 (2017): Edição Especial; 131-158
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 9 (2017): Edição Especial; 131-158
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 9 (2017): Edição Especial; 131-158
1984-1655
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049038269317120