Jogos dramáticos e teatrais: aproximações com a Psicologia Genética de Jean Piaget e contribuições à Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BASTOS, Clarisse Zan de Assis
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MORAIS, Alessandra, CORDEIRO, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5317
Resumo: A Educação Infantil, considerada como a primeira etapa da Educação Básica, deve garantir a formação integral da criança, e dentre os eixos que compõem esse nível de ensino, são conside-rados os jogos e as atividades lúdicas. Este estudo, de natureza teórica, teve como objetivos analisar e discutir a importância dos jogos dramáticos e teatrais no processo formativo de crian-ças da Educação Infantil, e relacionar tais atividades aos pressupostos da Psicologia Genética de Jean Piaget. O percurso realizado foi o de, inicialmente, abordar o jogo, de forma geral, e sua contextualização na Educação Infantil. Em seguida, foram explicitadas as acepções de Piaget sobre a evolução do jogo, partindo do exercício simples, ao símbolo e à regra. Posteriormente, foi feita uma caracterização dos jogos dramáticos e teatrais, e ressaltadas as principais diferen-ças entre ambos, de forma a se realizar aproximações com as interpretações de Piaget, que situ-am o desenvolvimento dos jogos no pensamento da criança. Por fim, apontou-se para a impor-tância de um trabalho a ser realizado na Educação Infantil, no qual os jogos dramáticos e tea-trais possam ser compreendidos em sua relação com os processos de desenvolvimento e plane-jados intencionalmente, visando uma aprendizagem lúdica e prazerosa para a criança.
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