Jogos dramáticos e teatrais: aproximações com a Psicologia Genética de Jean Piaget e contribuições à Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5317 |
Resumo: | A Educação Infantil, considerada como a primeira etapa da Educação Básica, deve garantir a formação integral da criança, e dentre os eixos que compõem esse nível de ensino, são conside-rados os jogos e as atividades lúdicas. Este estudo, de natureza teórica, teve como objetivos analisar e discutir a importância dos jogos dramáticos e teatrais no processo formativo de crian-ças da Educação Infantil, e relacionar tais atividades aos pressupostos da Psicologia Genética de Jean Piaget. O percurso realizado foi o de, inicialmente, abordar o jogo, de forma geral, e sua contextualização na Educação Infantil. Em seguida, foram explicitadas as acepções de Piaget sobre a evolução do jogo, partindo do exercício simples, ao símbolo e à regra. Posteriormente, foi feita uma caracterização dos jogos dramáticos e teatrais, e ressaltadas as principais diferen-ças entre ambos, de forma a se realizar aproximações com as interpretações de Piaget, que situ-am o desenvolvimento dos jogos no pensamento da criança. Por fim, apontou-se para a impor-tância de um trabalho a ser realizado na Educação Infantil, no qual os jogos dramáticos e tea-trais possam ser compreendidos em sua relação com os processos de desenvolvimento e plane-jados intencionalmente, visando uma aprendizagem lúdica e prazerosa para a criança. |
id |
UNESP-35_c4183651e917cef788e017158ad4e138 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5317 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogos dramáticos e teatrais: aproximações com a Psicologia Genética de Jean Piaget e contribuições à Educação InfantilJogos dramáticos e teatrais; Psicologia Genética; Educação Infantil.A Educação Infantil, considerada como a primeira etapa da Educação Básica, deve garantir a formação integral da criança, e dentre os eixos que compõem esse nível de ensino, são conside-rados os jogos e as atividades lúdicas. Este estudo, de natureza teórica, teve como objetivos analisar e discutir a importância dos jogos dramáticos e teatrais no processo formativo de crian-ças da Educação Infantil, e relacionar tais atividades aos pressupostos da Psicologia Genética de Jean Piaget. O percurso realizado foi o de, inicialmente, abordar o jogo, de forma geral, e sua contextualização na Educação Infantil. Em seguida, foram explicitadas as acepções de Piaget sobre a evolução do jogo, partindo do exercício simples, ao símbolo e à regra. Posteriormente, foi feita uma caracterização dos jogos dramáticos e teatrais, e ressaltadas as principais diferen-ças entre ambos, de forma a se realizar aproximações com as interpretações de Piaget, que situ-am o desenvolvimento dos jogos no pensamento da criança. Por fim, apontou-se para a impor-tância de um trabalho a ser realizado na Educação Infantil, no qual os jogos dramáticos e tea-trais possam ser compreendidos em sua relação com os processos de desenvolvimento e plane-jados intencionalmente, visando uma aprendizagem lúdica e prazerosa para a criança.Faculdade de Filosofia e Ciências2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/531710.36311/1984-1655.2015.v7n1.p66-90Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 7 n. 1 (2015); 66-90Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 7 No. 1 (2015); 66-90Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 7 Núm. 1 (2015); 66-901984-165510.5555/repeg.v7i1reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5317/3727BASTOS, Clarisse Zan de AssisMORAIS, AlessandraCORDEIRO, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:27:28Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5317Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2020-09-25T17:27:28Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos dramáticos e teatrais: aproximações com a Psicologia Genética de Jean Piaget e contribuições à Educação Infantil |
title |
Jogos dramáticos e teatrais: aproximações com a Psicologia Genética de Jean Piaget e contribuições à Educação Infantil |
spellingShingle |
Jogos dramáticos e teatrais: aproximações com a Psicologia Genética de Jean Piaget e contribuições à Educação Infantil BASTOS, Clarisse Zan de Assis Jogos dramáticos e teatrais; Psicologia Genética; Educação Infantil. |
title_short |
Jogos dramáticos e teatrais: aproximações com a Psicologia Genética de Jean Piaget e contribuições à Educação Infantil |
title_full |
Jogos dramáticos e teatrais: aproximações com a Psicologia Genética de Jean Piaget e contribuições à Educação Infantil |
title_fullStr |
Jogos dramáticos e teatrais: aproximações com a Psicologia Genética de Jean Piaget e contribuições à Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Jogos dramáticos e teatrais: aproximações com a Psicologia Genética de Jean Piaget e contribuições à Educação Infantil |
title_sort |
Jogos dramáticos e teatrais: aproximações com a Psicologia Genética de Jean Piaget e contribuições à Educação Infantil |
author |
BASTOS, Clarisse Zan de Assis |
author_facet |
BASTOS, Clarisse Zan de Assis MORAIS, Alessandra CORDEIRO, Ana Paula |
author_role |
author |
author2 |
MORAIS, Alessandra CORDEIRO, Ana Paula |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BASTOS, Clarisse Zan de Assis MORAIS, Alessandra CORDEIRO, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos dramáticos e teatrais; Psicologia Genética; Educação Infantil. |
topic |
Jogos dramáticos e teatrais; Psicologia Genética; Educação Infantil. |
description |
A Educação Infantil, considerada como a primeira etapa da Educação Básica, deve garantir a formação integral da criança, e dentre os eixos que compõem esse nível de ensino, são conside-rados os jogos e as atividades lúdicas. Este estudo, de natureza teórica, teve como objetivos analisar e discutir a importância dos jogos dramáticos e teatrais no processo formativo de crian-ças da Educação Infantil, e relacionar tais atividades aos pressupostos da Psicologia Genética de Jean Piaget. O percurso realizado foi o de, inicialmente, abordar o jogo, de forma geral, e sua contextualização na Educação Infantil. Em seguida, foram explicitadas as acepções de Piaget sobre a evolução do jogo, partindo do exercício simples, ao símbolo e à regra. Posteriormente, foi feita uma caracterização dos jogos dramáticos e teatrais, e ressaltadas as principais diferen-ças entre ambos, de forma a se realizar aproximações com as interpretações de Piaget, que situ-am o desenvolvimento dos jogos no pensamento da criança. Por fim, apontou-se para a impor-tância de um trabalho a ser realizado na Educação Infantil, no qual os jogos dramáticos e tea-trais possam ser compreendidos em sua relação com os processos de desenvolvimento e plane-jados intencionalmente, visando uma aprendizagem lúdica e prazerosa para a criança. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5317 10.36311/1984-1655.2015.v7n1.p66-90 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5317 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2015.v7n1.p66-90 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5317/3727 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 7 n. 1 (2015); 66-90 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 7 No. 1 (2015); 66-90 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 7 Núm. 1 (2015); 66-90 1984-1655 10.5555/repeg.v7i1 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049038204305408 |