O jogo dramático e a educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sónia Marisa Botelho da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6839
Resumo: Com este relatório pretende-se demonstrar as vantagens que o jogo dramático têm no processo de ensino-aprendizagem. Uma vez que a presença das expressões artísticas no sistema educativo é ainda escassa, este relatório com caráter dissertativo intenta evidenciar a importância do jogo dramático e das expressões artísticas no desenvolvimento integral da criança, especificamente, a nível biológico, social, afetivo e cognitivo. Pretende-se, igualmente, clarificar todas as vantagens que estes conteúdos podem trazer, nomeadamente o facto de estes funcionarem como uma ferramenta de ensino ao professor. Tenciona-se ainda salientar que o jogo deve ser parte integrante do seio escolar nas diversas áreas do conhecimento, uma vez que promove o desenvolvimento da criatividade, da imaginação, da socialização, da comunicação, do pensamento da criança e etc. Em suma, este estudo ambiciona demonstrar que a utilização do jogo dramático na sala de aula, além de proporcionar a interdisciplinaridade, assegura a presença de regras, assim como assegura um o enriquecimento e a uma coerência das aquisições cognitivas e simbólicas da criança.
id RCAP_f52a17a6e157aab689fdafa52793d66c
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6839
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O jogo dramático e a educaçãoJogoJogos dramáticosExpressão dramáticaEducação artísticaCom este relatório pretende-se demonstrar as vantagens que o jogo dramático têm no processo de ensino-aprendizagem. Uma vez que a presença das expressões artísticas no sistema educativo é ainda escassa, este relatório com caráter dissertativo intenta evidenciar a importância do jogo dramático e das expressões artísticas no desenvolvimento integral da criança, especificamente, a nível biológico, social, afetivo e cognitivo. Pretende-se, igualmente, clarificar todas as vantagens que estes conteúdos podem trazer, nomeadamente o facto de estes funcionarem como uma ferramenta de ensino ao professor. Tenciona-se ainda salientar que o jogo deve ser parte integrante do seio escolar nas diversas áreas do conhecimento, uma vez que promove o desenvolvimento da criatividade, da imaginação, da socialização, da comunicação, do pensamento da criança e etc. Em suma, este estudo ambiciona demonstrar que a utilização do jogo dramático na sala de aula, além de proporcionar a interdisciplinaridade, assegura a presença de regras, assim como assegura um o enriquecimento e a uma coerência das aquisições cognitivas e simbólicas da criança.This report pretends to show the advantages of dramatic play in the teaching-learning process. Once the artistic expressions are still limited in the educative system, this dissertation pretends to stand out the importance of the dramatic play and the artistic expressions in the children’s development, specifically, the biological, social, affective and cognitive level, and to clarify all the benefits that these contents can bring to the teacher as a teaching tool. Is also important to point out that the dramatic play must be an integral part in the school, in the several areas of knowledge, as it promotes the development of creativity, imagination, socialization, communication, and child’s thinking, etc. In brief, this study aims to prove that the use of dramatic play on the class room can provide interdisciplinary, assures the presence of rules, as well the enrichment and the coherence of the cognitive and symbolic acquisitions of the children.2016-11-16T15:25:42Z2016-11-16T00:00:00Z2016-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6839porSilva, Sónia Marisa Botelho dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:52:33Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6839Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:27.925159Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O jogo dramático e a educação
title O jogo dramático e a educação
spellingShingle O jogo dramático e a educação
Silva, Sónia Marisa Botelho da
Jogo
Jogos dramáticos
Expressão dramática
Educação artística
title_short O jogo dramático e a educação
title_full O jogo dramático e a educação
title_fullStr O jogo dramático e a educação
title_full_unstemmed O jogo dramático e a educação
title_sort O jogo dramático e a educação
author Silva, Sónia Marisa Botelho da
author_facet Silva, Sónia Marisa Botelho da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sónia Marisa Botelho da
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo
Jogos dramáticos
Expressão dramática
Educação artística
topic Jogo
Jogos dramáticos
Expressão dramática
Educação artística
description Com este relatório pretende-se demonstrar as vantagens que o jogo dramático têm no processo de ensino-aprendizagem. Uma vez que a presença das expressões artísticas no sistema educativo é ainda escassa, este relatório com caráter dissertativo intenta evidenciar a importância do jogo dramático e das expressões artísticas no desenvolvimento integral da criança, especificamente, a nível biológico, social, afetivo e cognitivo. Pretende-se, igualmente, clarificar todas as vantagens que estes conteúdos podem trazer, nomeadamente o facto de estes funcionarem como uma ferramenta de ensino ao professor. Tenciona-se ainda salientar que o jogo deve ser parte integrante do seio escolar nas diversas áreas do conhecimento, uma vez que promove o desenvolvimento da criatividade, da imaginação, da socialização, da comunicação, do pensamento da criança e etc. Em suma, este estudo ambiciona demonstrar que a utilização do jogo dramático na sala de aula, além de proporcionar a interdisciplinaridade, assegura a presença de regras, assim como assegura um o enriquecimento e a uma coerência das aquisições cognitivas e simbólicas da criança.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-16T15:25:42Z
2016-11-16T00:00:00Z
2016-11-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6839
url http://hdl.handle.net/10348/6839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137141747351552