O jogo dramático e a educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6839 |
Resumo: | Com este relatório pretende-se demonstrar as vantagens que o jogo dramático têm no processo de ensino-aprendizagem. Uma vez que a presença das expressões artísticas no sistema educativo é ainda escassa, este relatório com caráter dissertativo intenta evidenciar a importância do jogo dramático e das expressões artísticas no desenvolvimento integral da criança, especificamente, a nível biológico, social, afetivo e cognitivo. Pretende-se, igualmente, clarificar todas as vantagens que estes conteúdos podem trazer, nomeadamente o facto de estes funcionarem como uma ferramenta de ensino ao professor. Tenciona-se ainda salientar que o jogo deve ser parte integrante do seio escolar nas diversas áreas do conhecimento, uma vez que promove o desenvolvimento da criatividade, da imaginação, da socialização, da comunicação, do pensamento da criança e etc. Em suma, este estudo ambiciona demonstrar que a utilização do jogo dramático na sala de aula, além de proporcionar a interdisciplinaridade, assegura a presença de regras, assim como assegura um o enriquecimento e a uma coerência das aquisições cognitivas e simbólicas da criança. |
id |
RCAP_f52a17a6e157aab689fdafa52793d66c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/6839 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O jogo dramático e a educaçãoJogoJogos dramáticosExpressão dramáticaEducação artísticaCom este relatório pretende-se demonstrar as vantagens que o jogo dramático têm no processo de ensino-aprendizagem. Uma vez que a presença das expressões artísticas no sistema educativo é ainda escassa, este relatório com caráter dissertativo intenta evidenciar a importância do jogo dramático e das expressões artísticas no desenvolvimento integral da criança, especificamente, a nível biológico, social, afetivo e cognitivo. Pretende-se, igualmente, clarificar todas as vantagens que estes conteúdos podem trazer, nomeadamente o facto de estes funcionarem como uma ferramenta de ensino ao professor. Tenciona-se ainda salientar que o jogo deve ser parte integrante do seio escolar nas diversas áreas do conhecimento, uma vez que promove o desenvolvimento da criatividade, da imaginação, da socialização, da comunicação, do pensamento da criança e etc. Em suma, este estudo ambiciona demonstrar que a utilização do jogo dramático na sala de aula, além de proporcionar a interdisciplinaridade, assegura a presença de regras, assim como assegura um o enriquecimento e a uma coerência das aquisições cognitivas e simbólicas da criança.This report pretends to show the advantages of dramatic play in the teaching-learning process. Once the artistic expressions are still limited in the educative system, this dissertation pretends to stand out the importance of the dramatic play and the artistic expressions in the children’s development, specifically, the biological, social, affective and cognitive level, and to clarify all the benefits that these contents can bring to the teacher as a teaching tool. Is also important to point out that the dramatic play must be an integral part in the school, in the several areas of knowledge, as it promotes the development of creativity, imagination, socialization, communication, and child’s thinking, etc. In brief, this study aims to prove that the use of dramatic play on the class room can provide interdisciplinary, assures the presence of rules, as well the enrichment and the coherence of the cognitive and symbolic acquisitions of the children.2016-11-16T15:25:42Z2016-11-16T00:00:00Z2016-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6839porSilva, Sónia Marisa Botelho dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:52:33Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6839Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:27.925159Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O jogo dramático e a educação |
title |
O jogo dramático e a educação |
spellingShingle |
O jogo dramático e a educação Silva, Sónia Marisa Botelho da Jogo Jogos dramáticos Expressão dramática Educação artística |
title_short |
O jogo dramático e a educação |
title_full |
O jogo dramático e a educação |
title_fullStr |
O jogo dramático e a educação |
title_full_unstemmed |
O jogo dramático e a educação |
title_sort |
O jogo dramático e a educação |
author |
Silva, Sónia Marisa Botelho da |
author_facet |
Silva, Sónia Marisa Botelho da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sónia Marisa Botelho da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo Jogos dramáticos Expressão dramática Educação artística |
topic |
Jogo Jogos dramáticos Expressão dramática Educação artística |
description |
Com este relatório pretende-se demonstrar as vantagens que o jogo dramático têm no processo de ensino-aprendizagem. Uma vez que a presença das expressões artísticas no sistema educativo é ainda escassa, este relatório com caráter dissertativo intenta evidenciar a importância do jogo dramático e das expressões artísticas no desenvolvimento integral da criança, especificamente, a nível biológico, social, afetivo e cognitivo. Pretende-se, igualmente, clarificar todas as vantagens que estes conteúdos podem trazer, nomeadamente o facto de estes funcionarem como uma ferramenta de ensino ao professor. Tenciona-se ainda salientar que o jogo deve ser parte integrante do seio escolar nas diversas áreas do conhecimento, uma vez que promove o desenvolvimento da criatividade, da imaginação, da socialização, da comunicação, do pensamento da criança e etc. Em suma, este estudo ambiciona demonstrar que a utilização do jogo dramático na sala de aula, além de proporcionar a interdisciplinaridade, assegura a presença de regras, assim como assegura um o enriquecimento e a uma coerência das aquisições cognitivas e simbólicas da criança. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-16T15:25:42Z 2016-11-16T00:00:00Z 2016-11-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/6839 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/6839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137141747351552 |