COMO APRENDEM OS ALUNOS ANSIOSOS? A DESCEN-TRAÇÃO E A TOMADA DE CONSCIÊNCIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5782 |
Resumo: | A ansiedade está presente no comportamento humano, desde os tempos mais primitivos, visto que faz parte de sua natureza ter sentimentos de ameaça, perigo, enfim do que não é conhecido. Na contemporaneidade a ansiedade pode ser entendida como fruto da pós-modernidade e con-siderada “normal” para os sujeitos. Reportando-se ao âmbito educacional, estudos na área da psicopedagogia afirmam que a ansiedade em excesso pode influenciar negativamente na aprendizagem. Frente a esses estudos, a presente pesquisa objetivou investigar quais práticas pedagógicas podem auxiliar crianças com ansiedade a descentrar seu pensamento. E como hi-pótese inicial inferiu-se que o recurso cognitivo da descentração e tomada de consciência podem auxiliar na melhoria da aprendizagem de alunos em condições de ansiedade desde que mediado pelos docentes. Os aportes teóricos adotados foram os estudos de Piaget (1978a, 1978b, 1983, 1987, 1994, 2007, 2010), Bauman (2005, 2007, 2008, 2010, 2013) e da Psicanálise. Para con-cretização do estudo, buscou-se nos sítios BDTD e CAPES, durante o período de 2005 a 2014, trabalhos que relacionassem ansiedade e descentração. Os resultados dessa busca indicam que não há pesquisas que tratem simultaneamente das duas temáticas. Os estudos mostram também que os jogos de regras constituem-se instrumentos pedagógicos que podem auxiliar a redução da ansiedade dos indivíduos além de outros objetivos. Conclui-se que a descentração aliada aos jogos de regras podem se constituir ferramentas pedagógicas relevantes para auxiliar a redução da ansiedade dos alunos. Se acompanhados de intervenção adequada do docente favorece a tomada de consciência desses sujeitos sobre seu pensamento e o pensamento do outro. |
id |
UNESP-35_d5969c99850f04a7aef4d99e15c2426a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5782 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
COMO APRENDEM OS ALUNOS ANSIOSOS? A DESCEN-TRAÇÃO E A TOMADA DE CONSCIÊNCIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORESAnsiedade. Descentração. Jogos de regras. Tomada de Consciência.A ansiedade está presente no comportamento humano, desde os tempos mais primitivos, visto que faz parte de sua natureza ter sentimentos de ameaça, perigo, enfim do que não é conhecido. Na contemporaneidade a ansiedade pode ser entendida como fruto da pós-modernidade e con-siderada “normal” para os sujeitos. Reportando-se ao âmbito educacional, estudos na área da psicopedagogia afirmam que a ansiedade em excesso pode influenciar negativamente na aprendizagem. Frente a esses estudos, a presente pesquisa objetivou investigar quais práticas pedagógicas podem auxiliar crianças com ansiedade a descentrar seu pensamento. E como hi-pótese inicial inferiu-se que o recurso cognitivo da descentração e tomada de consciência podem auxiliar na melhoria da aprendizagem de alunos em condições de ansiedade desde que mediado pelos docentes. Os aportes teóricos adotados foram os estudos de Piaget (1978a, 1978b, 1983, 1987, 1994, 2007, 2010), Bauman (2005, 2007, 2008, 2010, 2013) e da Psicanálise. Para con-cretização do estudo, buscou-se nos sítios BDTD e CAPES, durante o período de 2005 a 2014, trabalhos que relacionassem ansiedade e descentração. Os resultados dessa busca indicam que não há pesquisas que tratem simultaneamente das duas temáticas. Os estudos mostram também que os jogos de regras constituem-se instrumentos pedagógicos que podem auxiliar a redução da ansiedade dos indivíduos além de outros objetivos. Conclui-se que a descentração aliada aos jogos de regras podem se constituir ferramentas pedagógicas relevantes para auxiliar a redução da ansiedade dos alunos. Se acompanhados de intervenção adequada do docente favorece a tomada de consciência desses sujeitos sobre seu pensamento e o pensamento do outro.Faculdade de Filosofia e Ciências2016-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/578210.36311/1984-1655.2015.v7n2.p98-120Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 7 n. 2 (2015); 98-120Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 7 No. 2 (2015); 98-120Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 7 Núm. 2 (2015); 98-1201984-165510.5555/repeg.v7i2reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5782/3953NASCIMENTO, Mariana do Nascimento CostaCALSA, Geiva Carolinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:27:10Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5782Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2020-09-25T17:27:10Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMO APRENDEM OS ALUNOS ANSIOSOS? A DESCEN-TRAÇÃO E A TOMADA DE CONSCIÊNCIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES |
title |
COMO APRENDEM OS ALUNOS ANSIOSOS? A DESCEN-TRAÇÃO E A TOMADA DE CONSCIÊNCIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES |
spellingShingle |
COMO APRENDEM OS ALUNOS ANSIOSOS? A DESCEN-TRAÇÃO E A TOMADA DE CONSCIÊNCIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NASCIMENTO, Mariana do Nascimento Costa Ansiedade. Descentração. Jogos de regras. Tomada de Consciência. |
title_short |
COMO APRENDEM OS ALUNOS ANSIOSOS? A DESCEN-TRAÇÃO E A TOMADA DE CONSCIÊNCIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES |
title_full |
COMO APRENDEM OS ALUNOS ANSIOSOS? A DESCEN-TRAÇÃO E A TOMADA DE CONSCIÊNCIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES |
title_fullStr |
COMO APRENDEM OS ALUNOS ANSIOSOS? A DESCEN-TRAÇÃO E A TOMADA DE CONSCIÊNCIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
COMO APRENDEM OS ALUNOS ANSIOSOS? A DESCEN-TRAÇÃO E A TOMADA DE CONSCIÊNCIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES |
title_sort |
COMO APRENDEM OS ALUNOS ANSIOSOS? A DESCEN-TRAÇÃO E A TOMADA DE CONSCIÊNCIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES |
author |
NASCIMENTO, Mariana do Nascimento Costa |
author_facet |
NASCIMENTO, Mariana do Nascimento Costa CALSA, Geiva Carolina |
author_role |
author |
author2 |
CALSA, Geiva Carolina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Mariana do Nascimento Costa CALSA, Geiva Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ansiedade. Descentração. Jogos de regras. Tomada de Consciência. |
topic |
Ansiedade. Descentração. Jogos de regras. Tomada de Consciência. |
description |
A ansiedade está presente no comportamento humano, desde os tempos mais primitivos, visto que faz parte de sua natureza ter sentimentos de ameaça, perigo, enfim do que não é conhecido. Na contemporaneidade a ansiedade pode ser entendida como fruto da pós-modernidade e con-siderada “normal” para os sujeitos. Reportando-se ao âmbito educacional, estudos na área da psicopedagogia afirmam que a ansiedade em excesso pode influenciar negativamente na aprendizagem. Frente a esses estudos, a presente pesquisa objetivou investigar quais práticas pedagógicas podem auxiliar crianças com ansiedade a descentrar seu pensamento. E como hi-pótese inicial inferiu-se que o recurso cognitivo da descentração e tomada de consciência podem auxiliar na melhoria da aprendizagem de alunos em condições de ansiedade desde que mediado pelos docentes. Os aportes teóricos adotados foram os estudos de Piaget (1978a, 1978b, 1983, 1987, 1994, 2007, 2010), Bauman (2005, 2007, 2008, 2010, 2013) e da Psicanálise. Para con-cretização do estudo, buscou-se nos sítios BDTD e CAPES, durante o período de 2005 a 2014, trabalhos que relacionassem ansiedade e descentração. Os resultados dessa busca indicam que não há pesquisas que tratem simultaneamente das duas temáticas. Os estudos mostram também que os jogos de regras constituem-se instrumentos pedagógicos que podem auxiliar a redução da ansiedade dos indivíduos além de outros objetivos. Conclui-se que a descentração aliada aos jogos de regras podem se constituir ferramentas pedagógicas relevantes para auxiliar a redução da ansiedade dos alunos. Se acompanhados de intervenção adequada do docente favorece a tomada de consciência desses sujeitos sobre seu pensamento e o pensamento do outro. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5782 10.36311/1984-1655.2015.v7n2.p98-120 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5782 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2015.v7n2.p98-120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5782/3953 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 7 n. 2 (2015); 98-120 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 7 No. 2 (2015); 98-120 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 7 Núm. 2 (2015); 98-120 1984-1655 10.5555/repeg.v7i2 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049038223179776 |