Dificuldades no desenvolvimento cognitivo frente aos testes Piagetianos em crianças do município de Maceió (AL)
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/323 |
Resumo: | O desenvolvimento cognitivo de uma criança na faixa etária de 7 a 11 anos apresenta, como uma de suas características, a descentração conforme a psicologia genética indica. Neste artigo, apresentam-se alguns dados de uma pesquisa experimental relacionada com testes piagetianos. A coleta de dados baseou-se em testes de massa de modelar e quantidades líquidas. A amostra utilizada foi composta por 34 alunos, tanto de escolas públicas (N= 22) quanto de particulares (N= 12) do município de Maceió (AL), cuja faixa etária variou entre 7 e 9 anos de idade. A análise dos dados firma-se na psicologia do desenvolvimento cognitivo de orientação piagetiana, pela qual se buscou a confirmação das hipóteses sobre a descentração ser um processo de ampliação do conhecimento a partir de experiências psicossociais anteriores. Concluiu-se que, após a observação dos testes aplicados, o resultado não foi comprovado de acordo com o que a teoria cognitiva de Jean Piaget afirma, isto é, o reconhecimento da conservação de quantidades em massas de modelar e de substâncias líquidas, nesta faixa etária, não foi observado na amostra testada. Apesar disto, o resultado desta pesquisa não deve ser generalizado para outras amostras, haja vista as suas intrínsecas particularidades. |
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