Pedagogia da Cooperação na Perspectiva da Epistemologia Genética em Educação a Distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1985 |
Resumo: | Este artigo apresenta reflexão teórica sobre as possibilidades de uma pedagogia da cooperação em educação a distância (EAD), resultado de uma pesquisa2 que investigou ações docentes que, organizadas na modalidade a distância, presumidamente promovem cooperação. Aborda o conceito de cooperação a partir dos estudos de Epistemologia Genética, de Jean Piaget. Observou-se que a cooperação, nesta concepção, relaciona-se com as perspectivas em EAD, significando a educação com vistas à aprendizagem ativa e participativa. Evocam-se os aspectos mais relevantes para a ocorrência ou não da cooperação na aprendizagem, dentre elas a solidariedade interna e a solidariedade externa. Para compreender melhor a ação docente em EAD e o uso de ambientes virtuais, contextualizam-se ainda os recursos tecnológicos de informação e comunicação. A reflexão teórica procura articular aprendizagem, cooperação e educação a distância. Usa-se a aprendizagem ativa, os métodos de trabalho em grupo e de self-government. Com isto objetiva-se contribuir com o campo teórico da educação a distância, modalidade educativa definitivamente presente no contexto educacional brasileiro. Os resultados indicam que uma pedagogia da cooperação, na perspectiva da Epistemologia Genética, em educação a distância pode ser considerada uma opção promissora para cursos em EAD. |
id |
UNESP-35_dc8b953e490b593cbb873de9b7d81101 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/1985 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia da Cooperação na Perspectiva da Epistemologia Genética em Educação a DistânciaEpistemologia Genética. Aprendizagem. Cooperação. Educação a Distância.Este artigo apresenta reflexão teórica sobre as possibilidades de uma pedagogia da cooperação em educação a distância (EAD), resultado de uma pesquisa2 que investigou ações docentes que, organizadas na modalidade a distância, presumidamente promovem cooperação. Aborda o conceito de cooperação a partir dos estudos de Epistemologia Genética, de Jean Piaget. Observou-se que a cooperação, nesta concepção, relaciona-se com as perspectivas em EAD, significando a educação com vistas à aprendizagem ativa e participativa. Evocam-se os aspectos mais relevantes para a ocorrência ou não da cooperação na aprendizagem, dentre elas a solidariedade interna e a solidariedade externa. Para compreender melhor a ação docente em EAD e o uso de ambientes virtuais, contextualizam-se ainda os recursos tecnológicos de informação e comunicação. A reflexão teórica procura articular aprendizagem, cooperação e educação a distância. Usa-se a aprendizagem ativa, os métodos de trabalho em grupo e de self-government. Com isto objetiva-se contribuir com o campo teórico da educação a distância, modalidade educativa definitivamente presente no contexto educacional brasileiro. Os resultados indicam que uma pedagogia da cooperação, na perspectiva da Epistemologia Genética, em educação a distância pode ser considerada uma opção promissora para cursos em EAD.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/198510.36311/1984-1655.2009.v2n4.1985Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 2 n. 4 (2009)Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 No. 4 (2009)Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 Núm. 4 (2009)1984-165510.5555/repeg.v2i4reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1985/1637Copyright (c) 2009 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessGiacomazzo, Graziela Fátima2022-02-02T17:06:49Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/1985Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-02T17:06:49Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia da Cooperação na Perspectiva da Epistemologia Genética em Educação a Distância |
title |
Pedagogia da Cooperação na Perspectiva da Epistemologia Genética em Educação a Distância |
spellingShingle |
Pedagogia da Cooperação na Perspectiva da Epistemologia Genética em Educação a Distância Giacomazzo, Graziela Fátima Epistemologia Genética. Aprendizagem. Cooperação. Educação a Distância. |
title_short |
Pedagogia da Cooperação na Perspectiva da Epistemologia Genética em Educação a Distância |
title_full |
Pedagogia da Cooperação na Perspectiva da Epistemologia Genética em Educação a Distância |
title_fullStr |
Pedagogia da Cooperação na Perspectiva da Epistemologia Genética em Educação a Distância |
title_full_unstemmed |
Pedagogia da Cooperação na Perspectiva da Epistemologia Genética em Educação a Distância |
title_sort |
Pedagogia da Cooperação na Perspectiva da Epistemologia Genética em Educação a Distância |
author |
Giacomazzo, Graziela Fátima |
author_facet |
Giacomazzo, Graziela Fátima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giacomazzo, Graziela Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epistemologia Genética. Aprendizagem. Cooperação. Educação a Distância. |
topic |
Epistemologia Genética. Aprendizagem. Cooperação. Educação a Distância. |
description |
Este artigo apresenta reflexão teórica sobre as possibilidades de uma pedagogia da cooperação em educação a distância (EAD), resultado de uma pesquisa2 que investigou ações docentes que, organizadas na modalidade a distância, presumidamente promovem cooperação. Aborda o conceito de cooperação a partir dos estudos de Epistemologia Genética, de Jean Piaget. Observou-se que a cooperação, nesta concepção, relaciona-se com as perspectivas em EAD, significando a educação com vistas à aprendizagem ativa e participativa. Evocam-se os aspectos mais relevantes para a ocorrência ou não da cooperação na aprendizagem, dentre elas a solidariedade interna e a solidariedade externa. Para compreender melhor a ação docente em EAD e o uso de ambientes virtuais, contextualizam-se ainda os recursos tecnológicos de informação e comunicação. A reflexão teórica procura articular aprendizagem, cooperação e educação a distância. Usa-se a aprendizagem ativa, os métodos de trabalho em grupo e de self-government. Com isto objetiva-se contribuir com o campo teórico da educação a distância, modalidade educativa definitivamente presente no contexto educacional brasileiro. Os resultados indicam que uma pedagogia da cooperação, na perspectiva da Epistemologia Genética, em educação a distância pode ser considerada uma opção promissora para cursos em EAD. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1985 10.36311/1984-1655.2009.v2n4.1985 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1985 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2009.v2n4.1985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1985/1637 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2009 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2009 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 2 n. 4 (2009) Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 No. 4 (2009) Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 Núm. 4 (2009) 1984-1655 10.5555/repeg.v2i4 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049037763903488 |