Pedagogia da Cooperação na Perspectiva da Epistemologia Genética em Educação a Distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giacomazzo, Graziela Fátima
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1985
Resumo: Este artigo apresenta reflexão teórica sobre as possibilidades de uma pedagogia da cooperação em educação a distância (EAD), resultado de uma pesquisa2 que investigou ações docentes que, organizadas na modalidade a distância, presumidamente promovem cooperação. Aborda o conceito de cooperação a partir dos estudos de Epistemologia Genética, de Jean Piaget. Observou-se que a cooperação, nesta concepção, relaciona-se com as perspectivas em EAD, significando a educação com vistas à aprendizagem ativa e participativa. Evocam-se os aspectos mais relevantes para a ocorrência ou não da cooperação na aprendizagem, dentre elas a solidariedade interna e a solidariedade externa. Para compreender melhor a ação docente em EAD e o uso de ambientes virtuais, contextualizam-se ainda os recursos tecnológicos de informação e comunicação. A reflexão teórica procura articular aprendizagem, cooperação e educação a distância. Usa-se a aprendizagem ativa, os métodos de trabalho em grupo e de self-government. Com isto objetiva-se contribuir com o campo teórico da educação a distância, modalidade educativa definitivamente presente no contexto educacional brasileiro. Os resultados indicam que uma pedagogia da cooperação, na perspectiva da Epistemologia Genética, em educação a distância pode ser considerada uma opção promissora para cursos em EAD.
id UNESP-35_dc8b953e490b593cbb873de9b7d81101
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/1985
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling Pedagogia da Cooperação na Perspectiva da Epistemologia Genética em Educação a DistânciaEpistemologia Genética. Aprendizagem. Cooperação. Educação a Distância.Este artigo apresenta reflexão teórica sobre as possibilidades de uma pedagogia da cooperação em educação a distância (EAD), resultado de uma pesquisa2 que investigou ações docentes que, organizadas na modalidade a distância, presumidamente promovem cooperação. Aborda o conceito de cooperação a partir dos estudos de Epistemologia Genética, de Jean Piaget. Observou-se que a cooperação, nesta concepção, relaciona-se com as perspectivas em EAD, significando a educação com vistas à aprendizagem ativa e participativa. Evocam-se os aspectos mais relevantes para a ocorrência ou não da cooperação na aprendizagem, dentre elas a solidariedade interna e a solidariedade externa. Para compreender melhor a ação docente em EAD e o uso de ambientes virtuais, contextualizam-se ainda os recursos tecnológicos de informação e comunicação. A reflexão teórica procura articular aprendizagem, cooperação e educação a distância. Usa-se a aprendizagem ativa, os métodos de trabalho em grupo e de self-government. Com isto objetiva-se contribuir com o campo teórico da educação a distância, modalidade educativa definitivamente presente no contexto educacional brasileiro. Os resultados indicam que uma pedagogia da cooperação, na perspectiva da Epistemologia Genética, em educação a distância pode ser considerada uma opção promissora para cursos em EAD.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/198510.36311/1984-1655.2009.v2n4.1985Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 2 n. 4 (2009)Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 No. 4 (2009)Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 Núm. 4 (2009)1984-165510.5555/repeg.v2i4reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1985/1637Copyright (c) 2009 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessGiacomazzo, Graziela Fátima2022-02-02T17:06:49Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/1985Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-02T17:06:49Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia da Cooperação na Perspectiva da Epistemologia Genética em Educação a Distância
title Pedagogia da Cooperação na Perspectiva da Epistemologia Genética em Educação a Distância
spellingShingle Pedagogia da Cooperação na Perspectiva da Epistemologia Genética em Educação a Distância
Giacomazzo, Graziela Fátima
Epistemologia Genética. Aprendizagem. Cooperação. Educação a Distância.
title_short Pedagogia da Cooperação na Perspectiva da Epistemologia Genética em Educação a Distância
title_full Pedagogia da Cooperação na Perspectiva da Epistemologia Genética em Educação a Distância
title_fullStr Pedagogia da Cooperação na Perspectiva da Epistemologia Genética em Educação a Distância
title_full_unstemmed Pedagogia da Cooperação na Perspectiva da Epistemologia Genética em Educação a Distância
title_sort Pedagogia da Cooperação na Perspectiva da Epistemologia Genética em Educação a Distância
author Giacomazzo, Graziela Fátima
author_facet Giacomazzo, Graziela Fátima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giacomazzo, Graziela Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia Genética. Aprendizagem. Cooperação. Educação a Distância.
topic Epistemologia Genética. Aprendizagem. Cooperação. Educação a Distância.
description Este artigo apresenta reflexão teórica sobre as possibilidades de uma pedagogia da cooperação em educação a distância (EAD), resultado de uma pesquisa2 que investigou ações docentes que, organizadas na modalidade a distância, presumidamente promovem cooperação. Aborda o conceito de cooperação a partir dos estudos de Epistemologia Genética, de Jean Piaget. Observou-se que a cooperação, nesta concepção, relaciona-se com as perspectivas em EAD, significando a educação com vistas à aprendizagem ativa e participativa. Evocam-se os aspectos mais relevantes para a ocorrência ou não da cooperação na aprendizagem, dentre elas a solidariedade interna e a solidariedade externa. Para compreender melhor a ação docente em EAD e o uso de ambientes virtuais, contextualizam-se ainda os recursos tecnológicos de informação e comunicação. A reflexão teórica procura articular aprendizagem, cooperação e educação a distância. Usa-se a aprendizagem ativa, os métodos de trabalho em grupo e de self-government. Com isto objetiva-se contribuir com o campo teórico da educação a distância, modalidade educativa definitivamente presente no contexto educacional brasileiro. Os resultados indicam que uma pedagogia da cooperação, na perspectiva da Epistemologia Genética, em educação a distância pode ser considerada uma opção promissora para cursos em EAD.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1985
10.36311/1984-1655.2009.v2n4.1985
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1985
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2009.v2n4.1985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1985/1637
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2009 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2009 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 2 n. 4 (2009)
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 No. 4 (2009)
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 Núm. 4 (2009)
1984-1655
10.5555/repeg.v2i4
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037763903488