CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9390 |
Resumo: | A escola existe não apenas para transmitir conhecimentos. Sua finalidade principal é a de promover o desenvolvimento pleno das novas gerações para que se tornem homens livres, moral e intelectualmente autônomos, críticos, íntegros e capazes de contribuírem para a transformação da realidade em que vivem. Para tanto, é responsabilidade da escola propiciar as condições necessárias para que os estudantes sejam protagonistas no processo de construção do conhecimento, e de sua personalidade. Assim sendo, o presente artigo, baseado na conferência do mesmo título, proferida no V Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas, tem por objetivo esclarecer como é possível propiciar a construção do conhecimento na escola e quais as condições necessárias para que isso aconteça, exemplificando o papel do professor quando a educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do aluno. Com vistas a elucidar esse fim, o PROEPRE – Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental, inspirado na teoria de Jean Piaget, apresenta situações concretas por meio das quais num ambi-ente em que se vivencia uma prática pedagógica democrática, os alunos podem ser os protagonistas da construção do seu conhecimento. |
id |
UNESP-35_df01dd267d5a70b6afd31a27ffcee79c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/9390 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTOEscolaConstrução do conhecimentoPrática Pedagógica democráticaA escola existe não apenas para transmitir conhecimentos. Sua finalidade principal é a de promover o desenvolvimento pleno das novas gerações para que se tornem homens livres, moral e intelectualmente autônomos, críticos, íntegros e capazes de contribuírem para a transformação da realidade em que vivem. Para tanto, é responsabilidade da escola propiciar as condições necessárias para que os estudantes sejam protagonistas no processo de construção do conhecimento, e de sua personalidade. Assim sendo, o presente artigo, baseado na conferência do mesmo título, proferida no V Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas, tem por objetivo esclarecer como é possível propiciar a construção do conhecimento na escola e quais as condições necessárias para que isso aconteça, exemplificando o papel do professor quando a educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do aluno. Com vistas a elucidar esse fim, o PROEPRE – Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental, inspirado na teoria de Jean Piaget, apresenta situações concretas por meio das quais num ambi-ente em que se vivencia uma prática pedagógica democrática, os alunos podem ser os protagonistas da construção do seu conhecimento.Faculdade de Filosofia e Ciências2019-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/939010.36311/1984-1655.2019.v11esp2.07.p127Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 11 (2019): Edição Especial; 127 - 159Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 (2019): Edição Especial; 127 - 159Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 (2019): Edição Especial; 127 - 1591984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9390/5954Copyright (c) 2019 Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Orly Zucatto Mantovani deRibeiro, Carolina Pasquini2020-09-25T17:24:30Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/9390Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2020-09-25T17:24:30Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO |
title |
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO |
spellingShingle |
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Assis, Orly Zucatto Mantovani de Escola Construção do conhecimento Prática Pedagógica democrática |
title_short |
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO |
title_full |
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO |
title_fullStr |
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO |
title_full_unstemmed |
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO |
title_sort |
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO |
author |
Assis, Orly Zucatto Mantovani de |
author_facet |
Assis, Orly Zucatto Mantovani de Ribeiro, Carolina Pasquini |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Carolina Pasquini |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Orly Zucatto Mantovani de Ribeiro, Carolina Pasquini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Construção do conhecimento Prática Pedagógica democrática |
topic |
Escola Construção do conhecimento Prática Pedagógica democrática |
description |
A escola existe não apenas para transmitir conhecimentos. Sua finalidade principal é a de promover o desenvolvimento pleno das novas gerações para que se tornem homens livres, moral e intelectualmente autônomos, críticos, íntegros e capazes de contribuírem para a transformação da realidade em que vivem. Para tanto, é responsabilidade da escola propiciar as condições necessárias para que os estudantes sejam protagonistas no processo de construção do conhecimento, e de sua personalidade. Assim sendo, o presente artigo, baseado na conferência do mesmo título, proferida no V Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas, tem por objetivo esclarecer como é possível propiciar a construção do conhecimento na escola e quais as condições necessárias para que isso aconteça, exemplificando o papel do professor quando a educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do aluno. Com vistas a elucidar esse fim, o PROEPRE – Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental, inspirado na teoria de Jean Piaget, apresenta situações concretas por meio das quais num ambi-ente em que se vivencia uma prática pedagógica democrática, os alunos podem ser os protagonistas da construção do seu conhecimento. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9390 10.36311/1984-1655.2019.v11esp2.07.p127 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9390 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2019.v11esp2.07.p127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9390/5954 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 11 (2019): Edição Especial; 127 - 159 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 (2019): Edição Especial; 127 - 159 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 (2019): Edição Especial; 127 - 159 1984-1655 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049038583889920 |