A Formação de Professores que Ensinam Matemática e os Conteúdos Escolares: Uma Reflexão Sustentada na Epistemologia Genética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3230 |
Resumo: | Tradicionalmente, quando um professor de Física, de Química, de Biologia ou de Matemática, entra em sala de aula, ele faz, metodologicamen-te falando, a exposição desses campos de conhecimento da mesma forma: as aulas fundamentam-se, predominantemente, na comunicação do professor ao aluno, mediada quase sempre pelo livro e, algumas vezes, por outros recursos didáticos. Dito de outra forma, o ensino é feito apenas do ponto de vista da nar-rativa de fatos e dados, para quaisquer conhecimentos, como se estes fossem da mesma natureza epistemológica. |
id |
UNESP-35_f5bfb8742925e884538f3b1e5d18f461 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3230 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
A Formação de Professores que Ensinam Matemática e os Conteúdos Escolares: Uma Reflexão Sustentada na Epistemologia GenéticaFormação de professoresmatemática; conteúdos escolares; epistemologia genéticaTradicionalmente, quando um professor de Física, de Química, de Biologia ou de Matemática, entra em sala de aula, ele faz, metodologicamen-te falando, a exposição desses campos de conhecimento da mesma forma: as aulas fundamentam-se, predominantemente, na comunicação do professor ao aluno, mediada quase sempre pelo livro e, algumas vezes, por outros recursos didáticos. Dito de outra forma, o ensino é feito apenas do ponto de vista da nar-rativa de fatos e dados, para quaisquer conhecimentos, como se estes fossem da mesma natureza epistemológica.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/323010.36311/1984-1655.2013.v5n0.p284-312Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 5 (2013): Edição Especial; 284-312Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 (2013): Edição Especial; 284-312Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 (2013): Edição Especial; 284-3121984-165510.5555/repeg.v5i0reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3230/2525Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Clélia Maria Ignatius2022-02-07T17:00:20Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3230Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-07T17:00:20Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Formação de Professores que Ensinam Matemática e os Conteúdos Escolares: Uma Reflexão Sustentada na Epistemologia Genética |
title |
A Formação de Professores que Ensinam Matemática e os Conteúdos Escolares: Uma Reflexão Sustentada na Epistemologia Genética |
spellingShingle |
A Formação de Professores que Ensinam Matemática e os Conteúdos Escolares: Uma Reflexão Sustentada na Epistemologia Genética Nogueira, Clélia Maria Ignatius Formação de professores matemática; conteúdos escolares; epistemologia genética |
title_short |
A Formação de Professores que Ensinam Matemática e os Conteúdos Escolares: Uma Reflexão Sustentada na Epistemologia Genética |
title_full |
A Formação de Professores que Ensinam Matemática e os Conteúdos Escolares: Uma Reflexão Sustentada na Epistemologia Genética |
title_fullStr |
A Formação de Professores que Ensinam Matemática e os Conteúdos Escolares: Uma Reflexão Sustentada na Epistemologia Genética |
title_full_unstemmed |
A Formação de Professores que Ensinam Matemática e os Conteúdos Escolares: Uma Reflexão Sustentada na Epistemologia Genética |
title_sort |
A Formação de Professores que Ensinam Matemática e os Conteúdos Escolares: Uma Reflexão Sustentada na Epistemologia Genética |
author |
Nogueira, Clélia Maria Ignatius |
author_facet |
Nogueira, Clélia Maria Ignatius |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Clélia Maria Ignatius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores matemática; conteúdos escolares; epistemologia genética |
topic |
Formação de professores matemática; conteúdos escolares; epistemologia genética |
description |
Tradicionalmente, quando um professor de Física, de Química, de Biologia ou de Matemática, entra em sala de aula, ele faz, metodologicamen-te falando, a exposição desses campos de conhecimento da mesma forma: as aulas fundamentam-se, predominantemente, na comunicação do professor ao aluno, mediada quase sempre pelo livro e, algumas vezes, por outros recursos didáticos. Dito de outra forma, o ensino é feito apenas do ponto de vista da nar-rativa de fatos e dados, para quaisquer conhecimentos, como se estes fossem da mesma natureza epistemológica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3230 10.36311/1984-1655.2013.v5n0.p284-312 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3230 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2013.v5n0.p284-312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3230/2525 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 5 (2013): Edição Especial; 284-312 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 (2013): Edição Especial; 284-312 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 (2013): Edição Especial; 284-312 1984-1655 10.5555/repeg.v5i0 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049037849886720 |