A Formação de Professores que Ensinam Matemática e os Conteúdos Escolares: Uma Reflexão Sustentada na Epistemologia Genética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Clélia Maria Ignatius
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3230
Resumo: Tradicionalmente, quando um professor de Física, de Química, de Biologia ou de Matemática, entra em sala de aula, ele faz, metodologicamen-te falando, a exposição desses campos de conhecimento da mesma forma: as aulas fundamentam-se, predominantemente, na comunicação do professor ao aluno, mediada quase sempre pelo livro e, algumas vezes, por outros recursos didáticos. Dito de outra forma, o ensino é feito apenas do ponto de vista da nar-rativa de fatos e dados, para quaisquer conhecimentos, como se estes fossem da mesma natureza epistemológica.
id UNESP-35_f5bfb8742925e884538f3b1e5d18f461
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3230
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling A Formação de Professores que Ensinam Matemática e os Conteúdos Escolares: Uma Reflexão Sustentada na Epistemologia GenéticaFormação de professoresmatemática; conteúdos escolares; epistemologia genéticaTradicionalmente, quando um professor de Física, de Química, de Biologia ou de Matemática, entra em sala de aula, ele faz, metodologicamen-te falando, a exposição desses campos de conhecimento da mesma forma: as aulas fundamentam-se, predominantemente, na comunicação do professor ao aluno, mediada quase sempre pelo livro e, algumas vezes, por outros recursos didáticos. Dito de outra forma, o ensino é feito apenas do ponto de vista da nar-rativa de fatos e dados, para quaisquer conhecimentos, como se estes fossem da mesma natureza epistemológica.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/323010.36311/1984-1655.2013.v5n0.p284-312Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 5 (2013): Edição Especial; 284-312Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 (2013): Edição Especial; 284-312Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 (2013): Edição Especial; 284-3121984-165510.5555/repeg.v5i0reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3230/2525Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Clélia Maria Ignatius2022-02-07T17:00:20Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3230Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-07T17:00:20Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Formação de Professores que Ensinam Matemática e os Conteúdos Escolares: Uma Reflexão Sustentada na Epistemologia Genética
title A Formação de Professores que Ensinam Matemática e os Conteúdos Escolares: Uma Reflexão Sustentada na Epistemologia Genética
spellingShingle A Formação de Professores que Ensinam Matemática e os Conteúdos Escolares: Uma Reflexão Sustentada na Epistemologia Genética
Nogueira, Clélia Maria Ignatius
Formação de professores
matemática; conteúdos escolares; epistemologia genética
title_short A Formação de Professores que Ensinam Matemática e os Conteúdos Escolares: Uma Reflexão Sustentada na Epistemologia Genética
title_full A Formação de Professores que Ensinam Matemática e os Conteúdos Escolares: Uma Reflexão Sustentada na Epistemologia Genética
title_fullStr A Formação de Professores que Ensinam Matemática e os Conteúdos Escolares: Uma Reflexão Sustentada na Epistemologia Genética
title_full_unstemmed A Formação de Professores que Ensinam Matemática e os Conteúdos Escolares: Uma Reflexão Sustentada na Epistemologia Genética
title_sort A Formação de Professores que Ensinam Matemática e os Conteúdos Escolares: Uma Reflexão Sustentada na Epistemologia Genética
author Nogueira, Clélia Maria Ignatius
author_facet Nogueira, Clélia Maria Ignatius
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Clélia Maria Ignatius
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
matemática; conteúdos escolares; epistemologia genética
topic Formação de professores
matemática; conteúdos escolares; epistemologia genética
description Tradicionalmente, quando um professor de Física, de Química, de Biologia ou de Matemática, entra em sala de aula, ele faz, metodologicamen-te falando, a exposição desses campos de conhecimento da mesma forma: as aulas fundamentam-se, predominantemente, na comunicação do professor ao aluno, mediada quase sempre pelo livro e, algumas vezes, por outros recursos didáticos. Dito de outra forma, o ensino é feito apenas do ponto de vista da nar-rativa de fatos e dados, para quaisquer conhecimentos, como se estes fossem da mesma natureza epistemológica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3230
10.36311/1984-1655.2013.v5n0.p284-312
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3230
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2013.v5n0.p284-312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3230/2525
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 5 (2013): Edição Especial; 284-312
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 (2013): Edição Especial; 284-312
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 (2013): Edição Especial; 284-312
1984-1655
10.5555/repeg.v5i0
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037849886720