A Interação da Afetividade com a Cognição no Ensino Médio
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/580 |
Resumo: | Este trabalho analisa duas turmas de 2ª série do Ensino Médio, investigando o papel da afetividade nas inter-relações entre aluno, professor e conhecimento. Destaca a interferência da afetividade no aprendizado do aluno. Referenciado em Piaget, defende a unidade afeto e cognição, apresentando situações de afetividade que são determinantes na construção do conhecimento e que podem resultar em sucesso ou fracasso da aprendizagem. A hipótese investigativa destaca a indissociabilidade razãoafeto e sua repercussão na cognição e na aprendizagem. A metodologia é de enfoque fenomenológico com abordagem qualitativa, e a coleta de informações vale-se da observação direta, entrevista, questionário e autoscopia. As categorias de análise são as seguintes: pertencimento/descentração, praxeologia/economia de conduta e valor. As informações levantadas e analisadas confirmam a hipótese, mostrando a relação afetividade e cognição. |
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A Interação da Afetividade com a Cognição no Ensino MédioEnsino-aprendizagem. Afetividade. Cognição. Ensino Médio.Este trabalho analisa duas turmas de 2ª série do Ensino Médio, investigando o papel da afetividade nas inter-relações entre aluno, professor e conhecimento. Destaca a interferência da afetividade no aprendizado do aluno. Referenciado em Piaget, defende a unidade afeto e cognição, apresentando situações de afetividade que são determinantes na construção do conhecimento e que podem resultar em sucesso ou fracasso da aprendizagem. A hipótese investigativa destaca a indissociabilidade razãoafeto e sua repercussão na cognição e na aprendizagem. A metodologia é de enfoque fenomenológico com abordagem qualitativa, e a coleta de informações vale-se da observação direta, entrevista, questionário e autoscopia. As categorias de análise são as seguintes: pertencimento/descentração, praxeologia/economia de conduta e valor. As informações levantadas e analisadas confirmam a hipótese, mostrando a relação afetividade e cognição.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/58010.36311/1984-1655.2009.v2n3.580Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 2 n. 3 (2009); 195-220Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 No. 3 (2009); 195-220Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 Núm. 3 (2009); 195-2201984-165510.5555/repeg.v2i3reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/580/464Copyright (c) 2009 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessUller, WaldirRosso, Ademir José2022-02-01T17:57:21Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/580Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-01T17:57:21Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
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