Questões Postas entre a Empiria das Pesquisas Brasileiras sobre Professores Iniciantes e Sindicatos Docentes: uma Revisão Bibliográfica no IBICT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHA, Deise Ramos da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SILVA, Katia Augusta Pinheiro Cordeiro Curado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Org & Demo (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/5160
Resumo: A investigação se pauta na emergência de estudos e proposições da sindicalização do professor em início de carreira, a partir do entendimento dos sindicatos como espaços de formação de intelectuais autores de uma ação pedagógica contra hegemônica e ciente do significado de seu trabalho. Desta forma, este trabalho justifica a necessidade em realizar pesquisas empíricas, no campo das ações sindicais, em acolher o professor em início de carreira, a partir dos dados encontrados em uma revisão bibliográfica realizada no banco de dados de teses e dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), onde se percebe a ausência de teses e dissertações que tratem do objeto em pesquisa, no último período de 2000-2014, no Brasil. Os dados analisados apontam que é precisoreconhecer e relatar a perspectiva de transformação da realidade que os sindicatos trazem, impactando as perspectivas de ações sindicais, na medida em que a militância proporciona ao docente, condições em dinamizar o ensino-aprendizado na prática comunitária e democrática, fundamentada em ações que dialogam com a realidade, além de consolidar uma identidade docente-militante.
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